Salário para o cargo de Professor de sorobã
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de sorobã - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de sorobã

Um Professor de sorobã trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sorobã

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de sorobã

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • formar profissionais para atuação na Área;

  • Atividades

    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • dominar braile;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • ensinar atividades recreativas;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • ensinar língua portuguesa;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • proceder com ética;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • planejar atividades extraclasse;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • coordenar curso;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • elaborar material visual para alunos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • participar das associações da área;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • definir conteúdos escolares;
    • elaborar relatórios;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • elaborar códigos de interação social;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • orientar estágios dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • participar de conselhos de classe;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • avaliar rendimento escolar;
    • ministrar palestras e cursos;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • demonstrar tolerância;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • dominar língua de sinais;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • participar de associações da categoria;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;


    Setores que mais contratam Professor de sorobã no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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