Salário para o cargo de Professor de literatura francesa
CBO 2346-48 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura francesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura francesa

Um Professor de literatura francesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.806,33 e R$ 7.273,79, com a média salarial de R$ 2.946,80 e o salário mediana em R$ 2.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura francesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.946,80 35.361,60 736,70 22,06
1º Quartil 1.806,33 21.676,00 451,58 13,52
Salário Mediana 2.057,00 24.684,00 514,25 15,40
3º Quartil 5.547,30 66.567,60 1.386,83 41,53
Teto Salarial 7.273,79 87.285,43 1.818,45 54,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura francesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • indicar bibliografia;
    • programar atividades de pesquisa;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • montar equipe de pesquisa;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • publicar trabalhos;
    • distribuir disciplinas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • preparar programas de cursos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar tese de doutorado;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar dicionários;
    • traduzir textos;
    • relacionar teoria e prática;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • avaliar grade curricular;
    • discutir propostas curriculares;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • planejar orçamento;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar teses de doutorado;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • divulgar a produção discente;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar glossários;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • promover o estudo de textos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • organizar concursos literários;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • escrever verbetes;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar antologias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • definir conteúdos programáticos;
    • selecionar textos para estudo;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • realizar autoavaliação;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • organizar atlas linguísticos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • discutir resultados da produção discente;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar da correção de exames;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de colegiados;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar projetos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar críticas literárias;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • supervisionar estágios;


    Setores que mais contratam Professor de literatura francesa no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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