Salário para o cargo de Professor de língua alemã
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua alemã - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua alemã

Um Professor de língua alemã trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.356,44 e R$ 17.756,20, com a média salarial de R$ 7.497,68 e o salário mediana em R$ 5.876,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua alemã

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.497,68 89.972,18 1.874,42 50,77
1º Quartil 3.356,44 40.277,33 839,11 22,73
Salário Mediana 5.876,00 70.512,00 1.469,00 39,79
3º Quartil 13.541,64 162.499,64 3.385,41 91,69
Teto Salarial 17.756,20 213.074,40 4.439,05 120,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo - SP 4.884 - 20.713 9.394,77 4.884,00 8.360,00 17.100,67 20.712,84
Porto Alegre - RS 2.157 - 11.089 4.889,33 2.157,00 3.802,00 9.155,00 11.088,81
Pinhais - PR 4.027 - 14.875 10.422,00 4.027,00 12.149,00 12.281,00 14.875,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo 2.011 - 18.505 7.479,39 2.011,00 6.539,00 15.278,00 18.505,17
Paraná 1.950 - 14.846 6.229,55 1.950,00 4.027,00 12.257,00 14.846,05
Rio Grande do Sul 2.347 - 9.959 4.209,00 2.346,50 3.445,00 8.222,00 9.958,73
Santa Catarina 1.470 - 4.605 3.009,53 1.469,65 3.605,00 3.802,00 4.605,10


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua alemã

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • realizar palestras, conferências, etc;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • participar de colegiados;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • definir conteúdos programáticos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • avaliar grade curricular;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar projetos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • relacionar teoria e prática;
    • organizar concursos literários;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • divulgar a produção discente;
    • elaborar dicionários;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar antologias;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar edições diplomáticas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • traduzir textos;
    • indicar bibliografia;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • publicar traduções de textos;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • realizar autoavaliação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar teses de doutorado;
    • organizar edições críticas;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • publicar trabalhos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • supervisionar estágios;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar atividades de editoração;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • promover o estudo de textos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar críticas literárias;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • programar atividades de pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar glossários;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • discutir propostas curriculares;
    • montar equipe de pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • planejar orçamento;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • programar o uso de equipamentos de apoio;


    Setores que mais contratam Professor de língua alemã no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividades associativas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista