Salário para o cargo de Professor de língua alemã
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua alemã - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua alemã

Um Professor de língua alemã trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.356,44 e R$ 17.756,20, com a média salarial de R$ 7.497,68 e o salário mediana em R$ 5.876,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua alemã

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.497,68 89.972,18 1.874,42 50,77
1º Quartil 3.356,44 40.277,33 839,11 22,73
Salário Mediana 5.876,00 70.512,00 1.469,00 39,79
3º Quartil 13.541,64 162.499,64 3.385,41 91,69
Teto Salarial 17.756,20 213.074,40 4.439,05 120,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo - SP 4.884 - 20.713 9.394,77 4.884,00 8.360,00 17.100,67 20.712,84
Porto Alegre - RS 2.157 - 11.089 4.889,33 2.157,00 3.802,00 9.155,00 11.088,81
Pinhais - PR 4.027 - 14.875 10.422,00 4.027,00 12.149,00 12.281,00 14.875,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo 2.011 - 18.505 7.479,39 2.011,00 6.539,00 15.278,00 18.505,17
Paraná 1.950 - 14.846 6.229,55 1.950,00 4.027,00 12.257,00 14.846,05
Rio Grande do Sul 2.347 - 9.959 4.209,00 2.346,50 3.445,00 8.222,00 9.958,73
Santa Catarina 1.470 - 4.605 3.009,53 1.469,65 3.605,00 3.802,00 4.605,10


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua alemã

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • preparar instrumentos de avaliação;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • relacionar teoria e prática;
    • promover o estudo de textos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • indicar bibliografia;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • publicar traduções de textos;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar antologias;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • organizar atlas linguísticos;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar projetos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • organizar concursos literários;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • traduzir textos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • escrever verbetes;
    • programar atividades de pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar da correção de exames;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • preparar programas de cursos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • publicar trabalhos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar críticas literárias;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • divulgar a produção discente;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar glossários;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar atividades de editoração;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar edições diplomáticas;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar dicionários;
    • organizar edições críticas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • participar de colegiados;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • realizar autoavaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • planejar orçamento;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • orientar teses de doutorado;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • selecionar textos para estudo;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;


    Setores que mais contratam Professor de língua alemã no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividades associativas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: