Salário para o cargo de Professor de jornalismo
CBO 2347-50 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de jornalismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de jornalismo

Um Professor de jornalismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.121,00 e R$ 12.913,48, com a média salarial de R$ 4.887,96 e o salário mediana em R$ 2.593,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jornalismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.887,96 58.655,50 1.221,99 60,63
1º Quartil 2.121,00 25.452,00 530,25 26,31
Salário Mediana 2.593,00 31.116,00 648,25 32,16
3º Quartil 9.848,38 118.180,50 2.462,09 122,15
Teto Salarial 12.913,48 154.961,82 3.228,37 160,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Maria - RS 2.408 - 7.792 3.769,00 2.408,00 2.871,00 6.433,00 7.791,84
Fortaleza - CE 4.537 - 20.937 11.969,20 4.537,00 15.184,00 17.286,00 20.937,32


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 2.287 - 7.970 3.768,33 2.287,00 2.492,00 6.580,00 7.969,89
São Paulo 1.516 - 5.788 2.579,00 1.516,00 2.308,00 4.779,00 5.788,47
Ceará 4.537 - 20.937 11.969,20 4.537,00 15.184,00 17.286,00 20.937,32


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de jornalismo

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • construir projetos político-pedagógicos;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • ministrar aula;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • elaborar plano de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • preparar aulas;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;

  • Atividades

    • identificar perfil dos docentes;
    • orientar formulação do projeto;
    • organizar publicações;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • definir perfil dos docentes;
    • responder perguntas;
    • definir metodologia;
    • acompanhar execução do projeto;
    • montar cronograma;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • rever bibliografia;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • promover debates;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • arguir candidatos à titulação;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • avaliar produção do orientado;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • construir política de estágio;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • definir política de capacitação docente;
    • sugerir bibliografia;
    • rever prática docente;
    • definir perfil dos alunos;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • participar de órgãos colegiados;
    • prever formas de avaliação;
    • manter-se atualizado;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • selecionar recursos didáticos;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • orientar pesquisadores;
    • definir objetivos da disciplina;
    • identificar campos de estágio;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar resultados de avaliações;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • identificar demandas da sociedade;
    • selecionar recursos humanos;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • comentar resultados de avaliações;
    • dar entrevistas;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • elaborar material didático;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • realizar leituras;
    • definir ementas e programas;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • organizar seminários;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar cursos;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • assessorar projetos de instituições;
    • organizar atividades didáticas;
    • pesquisar bibliografia;
    • selecionar bibliografia;
    • definir critérios de avaliação;
    • supervisionar atividades de campo;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir atividades extra-sala;
    • controlar frequência;
    • elaborar relatórios;
    • discutir textos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • provocar reflexões;
    • definir perfil profissional;
    • coordenar programas de estágio;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • construir currículo do curso;
    • orientar formação de acervos;
    • formular questões;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar reuniões de orientação;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • integrar comissões;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • prestar consultoria;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • avaliar provas;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • exercer papéis de cidadania;
    • avaliar ementas e programas;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • elaborar plano de aula;
    • realizar experiências extra-sala;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • executar pesquisas;
    • elaborar textos;
    • examinar produto final;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • indicar bibliografia;
    • examinar relatórios de campo;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • prestar serviços à comunidade;


    Setores que mais contratam Professor de jornalismo no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - pós-graduação e extensão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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