Quanto ganha um Professor de informática (no ensino superior)
Um Professor de informática (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.183,33 e R$ 12.188,47, com a média salarial de R$ 4.892,02 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.892,02 | 58.704,24 | 1.223,00 | 38,51 |
1º Quartil | 2.183,33 | 26.199,91 | 545,83 | 17,19 |
Salário Mediana | 3.500,00 | 42.000,00 | 875,00 | 27,55 |
3º Quartil | 9.295,45 | 111.545,34 | 2.323,86 | 73,18 |
Teto Salarial | 12.188,47 | 146.261,60 | 3.047,12 | 95,95 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de computação (no ensino superior)
- Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
- Professor de matemática (no ensino superior)
- Professor de matemática financeira (no ensino superior)
- Professor de matemática pura (no ensino superior)
- Professor de álgebra linear (no ensino superior)
- Professor de cálculo numérico (no ensino superior)
- Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
- Professor de amostragem estatística (no ensino superior)
- Professor de teoria matemática de sistemas (no ensino superior)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Belo Horizonte - MG | 1.742 - 9.247 | 4.169,88 | 1.742,12 | 3.568,00 | 7.634,31 | 9.246,91 |
São Paulo - SP | 1.626 - 16.416 | 5.536,71 | 1.626,00 | 3.097,00 | 13.553,36 | 16.416,24 |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.482,41 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.665 - 24.549 | 7.022,65 | 1.665,00 | 3.088,00 | 20.268,00 | 24.549,21 |
Guarulhos - SP | 7.165 - 22.774 | 10.698,86 | 7.165,00 | 8.800,00 | 18.802,60 | 22.774,27 |
Maringá - PR | 1.584 - 7.784 | 3.417,98 | 1.584,10 | 3.053,50 | 6.426,71 | 7.784,22 |
Fortaleza - CE | 1.630 - 13.217 | 4.431,61 | 1.630,21 | 2.424,00 | 10.912,00 | 13.216,94 |
Passo Fundo - RS | 1.822 - 3.894 | 2.462,91 | 1.822,00 | 2.730,00 | 3.214,67 | 3.893,70 |
São Luís - MA | 2.409 - 12.199 | 5.467,00 | 2.409,00 | 4.556,00 | 10.071,50 | 12.198,90 |
Campina Grande - PB | 1.545 - 4.825 | 2.633,88 | 1.544,50 | 2.194,00 | 3.983,50 | 4.824,93 |
Feira de Santana - BA | 1.870 - 3.702 | 2.356,38 | 1.869,50 | 2.250,00 | 3.056,00 | 3.701,52 |
Natal - RN | 1.596 - 4.748 | 2.809,00 | 1.596,00 | 2.960,00 | 3.920,00 | 4.748,02 |
Porto Alegre - RS | 2.493 - 12.770 | 5.586,37 | 2.492,98 | 4.589,50 | 10.543,00 | 12.770,00 |
Três de Maio - RS | 5.267 - 6.816 | 5.391,86 | 5.267,00 | 5.373,00 | 5.627,00 | 6.815,59 |
Goiânia - GO | 2.943 - 13.166 | 6.158,43 | 2.943,00 | 6.074,00 | 10.870,00 | 13.166,07 |
Marilia - SP | 1.801 - 7.277 | 3.104,00 | 1.801,00 | 2.704,00 | 6.008,00 | 7.277,07 |
Londrina - PR | 1.532 - 8.351 | 3.187,83 | 1.532,00 | 2.675,00 | 6.895,00 | 8.351,43 |
Brasília - DF | 2.303 - 15.090 | 6.675,83 | 2.303,00 | 5.228,50 | 12.458,00 | 15.089,50 |
Vitoria - ES | 1.588 - 8.133 | 5.605,60 | 1.588,00 | 6.715,00 | 6.715,00 | 8.133,41 |
João Pessoa - PB | 1.412 - 2.524 | 1.916,00 | 1.412,00 | 2.000,00 | 2.084,00 | 2.524,20 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.689 - 15.705 | 5.947,01 | 1.688,68 | 3.860,00 | 12.965,84 | 15.704,61 |
Minas Gerais | 1.595 - 9.600 | 4.152,65 | 1.595,10 | 3.462,00 | 7.925,82 | 9.600,00 |
Rio Grande do Sul | 1.923 - 9.392 | 4.225,15 | 1.923,23 | 3.537,50 | 7.754,14 | 9.392,04 |
Paraná | 1.514 - 7.535 | 3.269,08 | 1.514,20 | 2.617,00 | 6.221,18 | 7.535,28 |
Santa Catarina | 3.049 - 11.703 | 7.625,81 | 3.049,40 | 9.290,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Rio de Janeiro | 1.626 - 22.122 | 6.517,80 | 1.625,50 | 3.345,00 | 18.263,83 | 22.121,70 |
Ceará | 1.457 - 11.513 | 3.844,90 | 1.457,37 | 2.374,00 | 9.505,00 | 11.512,74 |
Bahia | 1.523 - 3.781 | 2.220,38 | 1.522,75 | 2.224,00 | 3.121,25 | 3.780,55 |
Paraíba | 1.500 - 4.809 | 2.357,77 | 1.500,33 | 2.011,00 | 3.970,33 | 4.808,99 |
Maranhão | 2.409 - 12.199 | 5.265,40 | 2.409,00 | 4.038,00 | 10.071,50 | 12.198,90 |
Goiás | 2.178 - 10.262 | 5.565,13 | 2.177,50 | 6.074,00 | 8.472,00 | 10.261,54 |
Rio Grande do Norte | 1.596 - 4.748 | 2.809,00 | 1.596,00 | 2.960,00 | 3.920,00 | 4.748,02 |
Distrito Federal | 2.303 - 15.090 | 6.675,83 | 2.303,00 | 5.228,50 | 12.458,00 | 15.089,50 |
Amazonas | 2.000 - 6.840 | 4.842,00 | 2.000,00 | 5.458,00 | 5.647,00 | 6.839,82 |
Espírito Santo | 1.588 - 8.133 | 5.605,60 | 1.588,00 | 6.715,00 | 6.715,00 | 8.133,41 |
Principais locais de trabalho
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Professor de informática (no ensino superior)
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:
Atividades
- orientar estágios de pós-doutorado;
- elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
- motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
- participar de comissões de organização de eventos;
- coordenar cursos de extensão;
- integrar o corpo editorial de publicações científicas;
- buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
- revisar periodicamente a grade curricular;
- orientar a vida acadêmica dos alunos;
- orientar mestrandos;
- interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
- coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
- participar da administração de associações científicas;
- assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
- demonstrar objetividade;
- dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
- produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
- escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
- orientar estudantes para competições acadêmicas;
- desenvolver teorias;
- montar bancos de dados;
- criar lista de discussão;
- coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
- desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
- produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
- detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
- interpretar resultados;
- assessorar pesquisas da comunidade;
- avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
- manter-se atualizado;
- manifestar empatia;
- orientar estágios docentes (ped-capes);
- elaborar cursos de extensão;
- modelar fenômenos, dados e processos;
- dominar sua área de conhecimento;
- chefiar departamentos;
- orientar estágios;
- orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
- assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
- recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
- buscar fontes de financiamento;
- traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
- representar a categoria em órgãos colegiados;
- levantar questões a serem investigadas;
- assessorar profissionais de diversas áreas;
- dar concretude aos conceitos abstratos;
- testar hipóteses;
- participar da organização de processos de seleção;
- elaborar projetos;
- idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
- emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
- realizar diagnósticos sociodemográficos;
- ministrar aulas presencialmente ou à distância;
- indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
- avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
- orientar alunos em atividade de iniciação científica;
- produzir software e hardware;
- construir protótipos de modelos e produtos;
- coordenar a política científica de bibliotecas;
- coordenar eventos científicos;
- elaborar critérios para admissão de alunos;
- diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
- editar livros e revistas;
- orientar doutorandos;
- avaliar o desempenho funcional de seus pares;
- escrever resenhas;
- planejar disciplinas;
- realizar visitas científicas;
- co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
- disseminar resultados de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- participar de eventos científicos;
- exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
- desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
- assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
- assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
- participar de comissões;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
- dirigir unidades acadêmicas;
- avaliar o desempenho do aluno;
- coordenar cursos de graduação;
- divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
- assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;
- organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
- divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
- definir o perfil do corpo docente e discente;
- expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
- projetar laboratórios de ensino;
- averiguar adequação de modelos visando à validação;
- orientar auxiliares de ensino (graduados);
- gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- coletar e analisar dados;
- elaborar projetos pedagógicos;
- produzir textos didáticos;
- assessorar as atividades das empresas-júniores;
- raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
- transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
- assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
- realizar intercâmbios técnico-científicos;
- elaborar cursos de especialização;
- propor novos métodos de ensino;
- escrever artigos técnicos científicos;
- preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
- utilizar correio eletrônico (e-mail);
- disponibilizar material didático ´on line´;
- investigar o estado da arte do tema proposto;
- emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
- elaborar cursos de aperfeiçoamento;
- demonstrar criatividade;
- implantar laboratórios;
- avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
- relacionar teoria à prática;
- assessorar a criação de empresas-júniores;
- proferir palestras;
- empreender projetos em negócios;
- escrever artigos de opinião na imprensa;
- orientar monografias de conclusão de curso;
- coordenar a política científica de laboratórios;
- preparar apresentações, demonstrações e exposições;
- preparar aulas e avaliações;
- coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
- constituir grupos de pesquisa;
- orientar alunos monitores (graduandos);
- assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
- assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
- participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
- participar da administração de órgãos de classe;
- reformular suas ideias;
- atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
- disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
- implementar laboratórios de ensino;
- assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
- coordenar cursos de pós-graduação;
- estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
Setores que mais contratam Professor de informática (no ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Ensino fundamental
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Educação infantil - pré-escola
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br