Salário para o cargo de Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-20 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,97 e R$ 8.817,17, com a média salarial de R$ 3.693,38 e o salário mediana em R$ 2.647,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.693,38 44.320,57 923,35 30,37
1º Quartil 1.887,97 22.655,69 471,99 15,53
Salário Mediana 2.647,00 31.764,00 661,75 21,77
3º Quartil 6.724,35 80.692,19 1.681,09 55,30
Teto Salarial 8.817,17 105.806,01 2.204,29 72,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.748 - 14.068 5.224,87 1.748,37 3.571,00 11.614,24 14.067,52
Rio de Janeiro - RJ 1.582 - 8.618 3.567,69 1.582,42 2.498,00 7.114,77 8.617,62
Brasília - DF 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Belo Horizonte - MG 1.575 - 8.848 3.234,55 1.575,17 1.988,00 7.305,31 8.848,41
Goiânia - GO 1.636 - 8.463 3.555,93 1.635,67 2.717,00 6.987,50 8.463,47
Campinas - SP 1.545 - 6.165 2.847,50 1.545,33 2.362,50 5.089,67 6.164,76
São Caetano do Sul - SP 3.446 - 5.203 3.940,04 3.445,60 4.061,00 4.296,00 5.203,44
Manaus - AM 1.457 - 5.818 2.502,34 1.457,40 1.892,00 4.803,20 5.817,78
João Pessoa - PB 1.431 - 9.405 4.259,96 1.430,64 4.000,00 7.765,00 9.405,20
Campo Grande - MS 1.463 - 7.686 3.067,81 1.462,80 2.163,00 6.345,60 7.685,98
Aracaju - SE 1.500 - 5.399 2.671,61 1.499,60 2.486,63 4.457,20 5.398,69
Fortaleza - CE 1.488 - 28.911 6.604,79 1.487,50 2.200,00 23.869,00 28.910,85
Santo André - SP 1.882 - 13.411 5.444,74 1.882,00 3.202,00 11.072,50 13.411,34
Florianópolis - SC 1.483 - 5.308 2.536,13 1.483,25 2.311,55 4.382,08 5.307,70
Guarulhos - SP 1.665 - 5.052 2.757,09 1.665,25 2.738,50 4.170,65 5.051,62
Salvador - BA 1.551 - 9.363 3.480,01 1.550,96 2.599,20 7.730,50 9.363,41
Curitiba - PR 1.485 - 6.443 3.025,11 1.485,25 2.504,50 5.319,00 6.442,53
Natal - RN 1.969 - 28.954 7.657,74 1.969,38 2.994,00 23.904,75 28.954,15
Recife - PE 1.864 - 17.955 7.503,53 1.864,00 8.042,00 14.823,67 17.954,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.431 - 5.032 2.507,92 1.430,67 2.099,00 4.154,33 5.031,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.716 - 10.376 4.233,07 1.715,74 3.275,50 8.566,12 10.375,54
Rio de Janeiro 1.518 - 8.986 3.492,52 1.518,10 2.300,50 7.418,49 8.985,50
Minas Gerais 1.581 - 7.026 2.968,36 1.580,71 2.167,00 5.800,52 7.025,76
Santa Catarina 1.617 - 7.531 3.350,34 1.616,69 2.482,00 6.217,27 7.530,54
Distrito Federal 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Rio Grande do Sul 1.550 - 7.149 3.100,71 1.549,76 2.452,50 5.902,24 7.148,97
Goiás 1.557 - 6.936 3.002,18 1.557,07 2.476,00 5.726,64 6.936,28
Paraná 1.550 - 6.600 3.030,22 1.549,62 2.434,00 5.448,92 6.599,90
Bahia 1.500 - 5.804 2.666,20 1.499,83 2.091,00 4.791,67 5.803,81
Ceará 1.460 - 14.659 4.404,07 1.460,30 2.200,00 12.102,40 14.658,79
Mato Grosso do Sul 1.515 - 6.816 2.977,61 1.515,00 2.297,00 5.627,00 6.815,59
Pará 1.770 - 18.737 5.635,29 1.769,69 2.946,00 15.469,33 18.736,92
Rio Grande do Norte 1.608 - 18.871 5.464,05 1.608,38 2.994,00 15.580,38 18.871,42
Pernambuco 1.729 - 14.987 5.889,46 1.729,29 4.740,00 12.373,43 14.987,07
Maranhão 1.415 - 4.249 2.202,81 1.415,00 2.061,00 3.507,67 4.248,59
Sergipe 1.489 - 5.622 2.606,51 1.488,50 2.043,00 4.641,50 5.621,92
Paraíba 1.438 - 9.080 3.864,89 1.438,03 3.493,00 7.496,67 9.080,19
Amazonas 1.465 - 5.554 2.464,74 1.464,50 1.771,00 4.585,83 5.554,50
Tocantins 1.641 - 6.958 3.091,81 1.641,40 2.058,00 5.744,80 6.958,27
Espírito Santo 1.745 - 7.435 3.314,05 1.745,40 2.425,00 6.138,20 7.434,77
Piauí 1.412 - 4.256 2.296,33 1.412,00 2.147,00 3.514,00 4.256,26
Rondônia 1.582 - 7.334 3.313,21 1.582,00 2.838,50 6.054,67 7.333,59
Mato Grosso 1.433 - 8.401 3.207,98 1.432,67 1.916,00 6.935,67 8.400,69
Acre 1.856 - 5.224 2.968,00 1.856,00 2.730,00 4.313,00 5.224,03
Amapá 1.412 - 5.329 2.364,70 1.412,00 1.905,50 4.400,00 5.329,41
Roraima 2.160 - 3.221 2.376,88 2.160,00 2.354,00 2.659,00 3.220,66
Alagoas 1.412 - 8.570 2.978,17 1.412,00 1.867,00 7.075,20 8.569,69


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • estudar;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;

  • Atividades

    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • aprender novas tecnologias;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • agir eticamente;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • participar das assembleias escolares;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • listar material escolar básico;
    • expressar-se com clareza;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • registrar avaliações e resultados;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • demonstrar solidariedade;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • organizar a bibliografia;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • sistematizar o conhecimento;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • propor atividades culturais;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • consultar legislação;
    • demonstrar liderança;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • preencher diário de classe;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • demonstrar controle emocional;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • selecionar os conteúdos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • ministrar aulas;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;


    Setores que mais contratam Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista