Salário para o cargo de Professor de filologia românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia românica

Um Professor de filologia românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • discutir propostas curriculares;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • publicar traduções de textos;
    • promover o estudo de textos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar glossários;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • elaborar pareceres para editoras;
    • organizar edições diplomáticas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • participar de colegiados;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • relacionar teoria e prática;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar críticas literárias;
    • discutir resultados da produção discente;
    • supervisionar estágios;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • divulgar a produção discente;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • preparar programas de cursos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • indicar bibliografia;
    • traduzir textos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar da correção de exames;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar concursos literários;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • realizar autoavaliação;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • planejar orçamento;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • distribuir disciplinas;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • organizar antologias;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar tese de doutorado;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar projetos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • montar equipe de pesquisa;


    Setores que mais contratam Professor de filologia românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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