Salário para o cargo de Professor de filologia românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia românica

Um Professor de filologia românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • elaborar tese de doutorado;
    • distribuir disciplinas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • indicar bibliografia;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • organizar antologias;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar glossários;
    • publicar trabalhos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de colegiados;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • planejar orçamento;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • realizar autoavaliação;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • orientar teses de doutorado;
    • elaborar dicionários;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • divulgar a produção discente;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • escrever verbetes;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • participar da correção de exames;
    • programar atividades de pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar edições diplomáticas;
    • promover o estudo de textos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • discutir propostas curriculares;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar projetos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar críticas literárias;
    • relacionar teoria e prática;
    • preparar programas de cursos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • supervisionar estágios;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar edições críticas;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • organizar concursos literários;
    • traduzir textos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • publicar traduções de textos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar atividades de editoração;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • definir conteúdos programáticos;


    Setores que mais contratam Professor de filologia românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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