Quanto ganha um Professor de educação artística do ensino fundamental
Um Professor de educação artística do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.010,66 e R$ 7.863,07, com a média salarial de R$ 3.538,00 e o salário mediana em R$ 2.848,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.538,00 | 42.456,01 | 884,50 | 26,06 |
1º Quartil | 2.010,66 | 24.127,93 | 502,67 | 14,81 |
Salário Mediana | 2.848,00 | 34.176,00 | 712,00 | 20,98 |
3º Quartil | 5.996,71 | 71.960,58 | 1.499,18 | 44,17 |
Teto Salarial | 7.863,07 | 94.356,87 | 1.965,77 | 57,92 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Cargos relacionados:
- Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
- Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de educação física do ensino fundamental
- Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de matemática do ensino fundamental
- Professor de artes na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série
- Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.767 - 10.899 | 4.288,78 | 1.766,85 | 2.880,00 | 8.998,00 | 10.898,64 |
Limeira - SP | 3.336 - 4.806 | 3.691,39 | 3.335,51 | 3.813,00 | 3.967,96 | 4.806,11 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.538 - 9.675 | 3.808,59 | 1.538,15 | 2.640,00 | 7.987,53 | 9.674,73 |
Porto Alegre - RS | 1.487 - 7.177 | 2.567,09 | 1.487,00 | 1.487,00 | 5.925,21 | 7.176,79 |
Brasília - DF | 1.717 - 9.708 | 4.127,36 | 1.717,00 | 3.621,00 | 8.015,19 | 9.708,24 |
Capixaba - AC | 2.869 - 3.740 | 2.930,30 | 2.869,03 | 2.884,00 | 3.088,02 | 3.740,30 |
Salvador - BA | 1.690 - 5.240 | 2.951,92 | 1.689,68 | 3.099,00 | 4.325,79 | 5.239,53 |
Recife - PE | 1.493 - 19.974 | 6.126,73 | 1.492,58 | 2.569,00 | 16.490,71 | 19.974,04 |
Belo Horizonte - MG | 1.768 - 9.282 | 3.763,27 | 1.768,23 | 2.767,50 | 7.663,64 | 9.282,43 |
Uberlândia - MG | 1.916 - 3.612 | 2.551,08 | 1.916,32 | 2.739,00 | 2.981,90 | 3.611,77 |
Florianópolis - SC | 1.727 - 5.341 | 2.823,95 | 1.727,28 | 2.561,00 | 4.409,63 | 5.341,07 |
Belém - PA | 2.691 - 12.690 | 5.733,06 | 2.690,63 | 4.663,08 | 10.476,69 | 12.689,68 |
Natal - RN | 1.424 - 8.136 | 3.015,33 | 1.423,86 | 2.038,00 | 6.717,00 | 8.135,83 |
Imbituba - SC | 1.965 - 5.267 | 2.814,75 | 1.965,41 | 2.208,00 | 4.348,29 | 5.266,77 |
Curitiba - PR | 1.640 - 7.037 | 3.620,49 | 1.639,80 | 3.626,50 | 5.809,86 | 7.037,07 |
Monte Alto - SP | 3.242 - 4.095 | 3.312,80 | 3.242,33 | 3.314,00 | 3.380,67 | 4.094,76 |
Campo Grande - MS | 1.555 - 3.317 | 2.165,04 | 1.555,00 | 2.037,00 | 2.738,80 | 3.317,32 |
Campinas - SP | 1.556 - 7.402 | 3.042,45 | 1.555,80 | 2.492,50 | 6.111,40 | 7.402,31 |
São José dos Campos - SP | 1.697 - 6.827 | 2.717,77 | 1.697,40 | 1.829,50 | 5.636,80 | 6.827,46 |
Rio Claro - SP | 2.322 - 6.359 | 3.388,50 | 2.322,40 | 2.917,50 | 5.250,20 | 6.359,20 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.844 - 7.573 | 3.637,53 | 1.843,88 | 3.360,00 | 6.252,02 | 7.572,63 |
Rio de Janeiro | 1.496 - 9.283 | 3.607,66 | 1.495,80 | 2.538,50 | 7.664,36 | 9.283,30 |
Santa Catarina | 1.743 - 6.594 | 3.240,27 | 1.743,44 | 2.630,50 | 5.443,97 | 6.593,90 |
Minas Gerais | 1.625 - 8.060 | 3.393,97 | 1.624,85 | 2.739,00 | 6.654,17 | 8.059,73 |
Rio Grande do Sul | 1.480 - 6.047 | 2.562,68 | 1.480,36 | 1.854,50 | 4.992,49 | 6.047,05 |
Paraná | 1.583 - 6.259 | 2.867,70 | 1.583,25 | 2.290,00 | 5.167,08 | 6.258,53 |
Bahia | 1.508 - 5.252 | 2.742,07 | 1.507,53 | 2.700,00 | 4.336,19 | 5.252,12 |
Pernambuco | 1.492 - 16.993 | 5.392,36 | 1.492,40 | 2.545,50 | 14.029,55 | 16.993,01 |
Distrito Federal | 1.717 - 9.708 | 4.127,36 | 1.717,00 | 3.621,00 | 8.015,19 | 9.708,24 |
Goiás | 1.685 - 8.446 | 3.391,52 | 1.685,45 | 2.322,00 | 6.972,72 | 8.445,57 |
Pará | 1.720 - 10.168 | 4.446,69 | 1.719,77 | 3.932,00 | 8.394,46 | 10.167,63 |
Acre | 2.533 - 3.819 | 2.864,66 | 2.532,79 | 2.884,00 | 3.153,40 | 3.819,49 |
Espírito Santo | 1.474 - 9.405 | 3.639,92 | 1.473,58 | 2.455,00 | 7.764,67 | 9.404,80 |
Mato Grosso do Sul | 1.490 - 4.677 | 2.365,89 | 1.490,18 | 2.027,00 | 3.861,55 | 4.677,22 |
Rio Grande do Norte | 1.415 - 11.902 | 3.866,24 | 1.415,30 | 2.168,00 | 9.826,40 | 11.902,03 |
Ceará | 1.425 - 10.023 | 3.482,09 | 1.424,50 | 2.226,00 | 8.275,38 | 10.023,38 |
Mato Grosso | 1.913 - 4.795 | 2.790,00 | 1.913,33 | 2.730,00 | 3.958,83 | 4.795,06 |
Maranhão | 1.688 - 29.611 | 8.407,54 | 1.687,90 | 3.439,00 | 24.446,75 | 29.610,64 |
Amazonas | 1.651 - 28.217 | 7.004,55 | 1.650,67 | 2.015,60 | 23.296,50 | 28.217,42 |
Tocantins | 1.452 - 4.560 | 2.259,89 | 1.452,00 | 1.767,00 | 3.765,00 | 4.560,28 |
Paraíba | 1.922 - 8.645 | 4.620,93 | 1.922,20 | 3.940,00 | 7.137,50 | 8.645,15 |
Alagoas | 1.806 - 5.177 | 2.870,88 | 1.805,50 | 2.926,00 | 4.274,50 | 5.177,40 |
Piauí | 2.280 - 60.562 | 10.470,86 | 2.280,00 | 4.128,00 | 50.000,00 | 60.561,50 |
Rondônia | 1.500 - 3.634 | 2.175,43 | 1.500,00 | 2.187,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Sergipe | 1.412 - 4.167 | 1.983,86 | 1.412,00 | 1.623,00 | 3.440,00 | 4.166,63 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação artística do ensino fundamental
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- estabelecer as metodologias de ensino;
- consultar legislação;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar liderança;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- analisar o plano de gestão da escola;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- ministrar aulas;
- propor calendário de avaliação escrita;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- expressar-se com clareza;
- sistematizar o conhecimento;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- propor estudos interdisciplinares;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- propor opções para o horário de trabalho;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- prever recursos materiais e didáticos;
- propor atividades culturais;
- elaborar o projeto pedagógico;
- registrar avaliações e resultados;
- propor critérios para a composição das classes;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- avaliar a frequência dos alunos;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- listar material escolar básico;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- definir processos e critérios de avaliação;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- registrar atividades extracurriculares;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- aprender novas tecnologias;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- agir eticamente;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- colocar-se disponível para os alunos;
- construir relações de confiança com os alunos;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- estimular a troca de conhecimento;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- respeitar os limites dos alunos;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- consultar bibliotecas;
- contextualizar os conhecimentos;
- preencher formulários com notas e faltas;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- organizar a bibliografia;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- demonstrar solidariedade;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- demonstrar controle emocional;
- preencher diário de classe;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- selecionar os conteúdos;
- organizar atividades comunitárias;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- participar das assembleias escolares;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- revelar interesses multidisciplinares;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
Setores que mais contratam Professor de educação artística do ensino fundamental no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Atividades associativas
- Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Outras atividades de ensino
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br