Salário para o cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental
CBO 2313-10 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de educação artística do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação artística do ensino fundamental

Um Professor de educação artística do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.010,66 e R$ 7.863,07, com a média salarial de R$ 3.538,00 e o salário mediana em R$ 2.848,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.538,00 42.456,01 884,50 26,06
1º Quartil 2.010,66 24.127,93 502,67 14,81
Salário Mediana 2.848,00 34.176,00 712,00 20,98
3º Quartil 5.996,71 71.960,58 1.499,18 44,17
Teto Salarial 7.863,07 94.356,87 1.965,77 57,92


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.767 - 10.899 4.288,78 1.766,85 2.880,00 8.998,00 10.898,64
Limeira - SP 3.336 - 4.806 3.691,39 3.335,51 3.813,00 3.967,96 4.806,11
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.675 3.808,59 1.538,15 2.640,00 7.987,53 9.674,73
Porto Alegre - RS 1.487 - 7.177 2.567,09 1.487,00 1.487,00 5.925,21 7.176,79
Brasília - DF 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Capixaba - AC 2.869 - 3.740 2.930,30 2.869,03 2.884,00 3.088,02 3.740,30
Salvador - BA 1.690 - 5.240 2.951,92 1.689,68 3.099,00 4.325,79 5.239,53
Recife - PE 1.493 - 19.974 6.126,73 1.492,58 2.569,00 16.490,71 19.974,04
Belo Horizonte - MG 1.768 - 9.282 3.763,27 1.768,23 2.767,50 7.663,64 9.282,43
Uberlândia - MG 1.916 - 3.612 2.551,08 1.916,32 2.739,00 2.981,90 3.611,77
Florianópolis - SC 1.727 - 5.341 2.823,95 1.727,28 2.561,00 4.409,63 5.341,07
Belém - PA 2.691 - 12.690 5.733,06 2.690,63 4.663,08 10.476,69 12.689,68
Natal - RN 1.424 - 8.136 3.015,33 1.423,86 2.038,00 6.717,00 8.135,83
Imbituba - SC 1.965 - 5.267 2.814,75 1.965,41 2.208,00 4.348,29 5.266,77
Curitiba - PR 1.640 - 7.037 3.620,49 1.639,80 3.626,50 5.809,86 7.037,07
Monte Alto - SP 3.242 - 4.095 3.312,80 3.242,33 3.314,00 3.380,67 4.094,76
Campo Grande - MS 1.555 - 3.317 2.165,04 1.555,00 2.037,00 2.738,80 3.317,32
Campinas - SP 1.556 - 7.402 3.042,45 1.555,80 2.492,50 6.111,40 7.402,31
São José dos Campos - SP 1.697 - 6.827 2.717,77 1.697,40 1.829,50 5.636,80 6.827,46
Rio Claro - SP 2.322 - 6.359 3.388,50 2.322,40 2.917,50 5.250,20 6.359,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.844 - 7.573 3.637,53 1.843,88 3.360,00 6.252,02 7.572,63
Rio de Janeiro 1.496 - 9.283 3.607,66 1.495,80 2.538,50 7.664,36 9.283,30
Santa Catarina 1.743 - 6.594 3.240,27 1.743,44 2.630,50 5.443,97 6.593,90
Minas Gerais 1.625 - 8.060 3.393,97 1.624,85 2.739,00 6.654,17 8.059,73
Rio Grande do Sul 1.480 - 6.047 2.562,68 1.480,36 1.854,50 4.992,49 6.047,05
Paraná 1.583 - 6.259 2.867,70 1.583,25 2.290,00 5.167,08 6.258,53
Bahia 1.508 - 5.252 2.742,07 1.507,53 2.700,00 4.336,19 5.252,12
Pernambuco 1.492 - 16.993 5.392,36 1.492,40 2.545,50 14.029,55 16.993,01
Distrito Federal 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Goiás 1.685 - 8.446 3.391,52 1.685,45 2.322,00 6.972,72 8.445,57
Pará 1.720 - 10.168 4.446,69 1.719,77 3.932,00 8.394,46 10.167,63
Acre 2.533 - 3.819 2.864,66 2.532,79 2.884,00 3.153,40 3.819,49
Espírito Santo 1.474 - 9.405 3.639,92 1.473,58 2.455,00 7.764,67 9.404,80
Mato Grosso do Sul 1.490 - 4.677 2.365,89 1.490,18 2.027,00 3.861,55 4.677,22
Rio Grande do Norte 1.415 - 11.902 3.866,24 1.415,30 2.168,00 9.826,40 11.902,03
Ceará 1.425 - 10.023 3.482,09 1.424,50 2.226,00 8.275,38 10.023,38
Mato Grosso 1.913 - 4.795 2.790,00 1.913,33 2.730,00 3.958,83 4.795,06
Maranhão 1.688 - 29.611 8.407,54 1.687,90 3.439,00 24.446,75 29.610,64
Amazonas 1.651 - 28.217 7.004,55 1.650,67 2.015,60 23.296,50 28.217,42
Tocantins 1.452 - 4.560 2.259,89 1.452,00 1.767,00 3.765,00 4.560,28
Paraíba 1.922 - 8.645 4.620,93 1.922,20 3.940,00 7.137,50 8.645,15
Alagoas 1.806 - 5.177 2.870,88 1.805,50 2.926,00 4.274,50 5.177,40
Piauí 2.280 - 60.562 10.470,86 2.280,00 4.128,00 50.000,00 60.561,50
Rondônia 1.500 - 3.634 2.175,43 1.500,00 2.187,00 3.000,00 3.633,69
Sergipe 1.412 - 4.167 1.983,86 1.412,00 1.623,00 3.440,00 4.166,63


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação artística do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;

  • Atividades

    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • consultar legislação;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar liderança;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • ministrar aulas;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • expressar-se com clareza;
    • sistematizar o conhecimento;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • propor atividades culturais;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • registrar avaliações e resultados;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • listar material escolar básico;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • aprender novas tecnologias;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • agir eticamente;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • organizar a bibliografia;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • demonstrar solidariedade;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • demonstrar controle emocional;
    • preencher diário de classe;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • selecionar os conteúdos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • participar das assembleias escolares;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de educação artística do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico