Salário para o cargo de Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-05 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.110,89 e R$ 8.965,62, com a média salarial de R$ 3.896,72 e o salário mediana em R$ 2.909,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.896,72 46.760,63 974,18 27,63
1º Quartil 2.110,89 25.330,63 527,72 14,97
Salário Mediana 2.909,00 34.908,00 727,25 20,63
3º Quartil 6.837,57 82.050,78 1.709,39 48,49
Teto Salarial 8.965,62 107.587,45 2.241,41 63,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Cosmópolis - SP 2.511 - 5.604 3.717,55 2.511,28 3.981,00 4.626,95 5.604,30
São Paulo - SP 1.746 - 16.179 5.861,73 1.745,99 4.035,00 13.357,79 16.179,36
Bariri - SP 2.364 - 3.460 2.581,47 2.363,85 2.558,00 2.856,60 3.460,00
Rio de Janeiro - RJ 1.683 - 9.605 4.016,62 1.683,30 3.015,00 7.930,16 9.605,25
Brasília - DF 1.596 - 15.635 5.540,32 1.595,55 2.950,00 12.908,27 15.634,89
Porto Alegre - RS 1.630 - 8.472 3.625,08 1.629,83 2.989,00 6.994,85 8.472,37
Belo Horizonte - MG 1.618 - 8.011 3.327,52 1.617,93 2.538,00 6.613,56 8.010,54
Sorocaba - SP 2.217 - 13.823 5.741,60 2.217,35 3.322,00 11.412,71 13.823,41
Curitiba - PR 1.776 - 8.446 4.092,17 1.775,75 3.735,00 6.973,44 8.446,44
Salvador - BA 1.506 - 10.369 3.709,71 1.506,43 2.238,50 8.560,93 10.369,25
Manaus - AM 1.441 - 4.998 2.292,12 1.440,79 1.592,50 4.126,57 4.998,23
Altinópolis - SP 2.301 - 5.208 3.159,25 2.300,83 2.762,00 4.300,08 5.208,39
Campo Grande - MS 1.533 - 6.335 2.962,65 1.532,67 2.360,00 5.230,25 6.335,04
Joinville - SC 2.894 - 15.922 7.978,53 2.894,25 7.979,00 13.144,92 15.921,52
Estiva Gerbi - SP 1.671 - 3.549 2.111,73 1.671,14 1.865,40 2.930,33 3.549,31
Ribeirão Preto - SP 1.637 - 7.324 3.731,29 1.637,00 3.849,00 6.046,91 7.324,20
Fortaleza - CE 1.412 - 10.296 3.364,66 1.412,00 1.614,50 8.500,77 10.296,39
Santo André - SP 1.865 - 7.988 3.941,16 1.865,00 3.562,00 6.595,02 7.988,09
Cajamar - SP 4.253 - 5.981 4.738,00 4.253,20 4.938,00 4.938,00 5.981,05
Campinas - SP 1.696 - 9.970 4.114,99 1.696,00 3.232,00 8.231,11 9.969,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 9.158 4.082,94 1.996,28 3.316,00 7.560,85 9.157,93
Rio de Janeiro 1.581 - 11.310 4.260,61 1.580,89 2.816,00 9.337,91 11.310,36
Minas Gerais 1.640 - 6.626 3.036,00 1.640,42 2.579,00 5.470,56 6.626,11
Bahia 1.573 - 9.062 3.542,03 1.573,38 2.577,00 7.481,42 9.061,73
Rio Grande do Sul 1.648 - 6.662 3.128,48 1.647,58 2.638,00 5.500,46 6.662,33
Paraná 1.659 - 10.329 3.942,07 1.658,65 2.486,00 8.527,60 10.328,88
Santa Catarina 1.777 - 11.596 4.600,10 1.777,14 3.367,50 9.573,75 11.596,01
Goiás 1.679 - 6.640 2.924,25 1.679,28 2.081,00 5.482,14 6.640,13
Pernambuco 1.601 - 10.516 3.796,61 1.601,12 2.532,50 8.682,37 10.516,35
Distrito Federal 1.596 - 15.635 5.540,32 1.595,55 2.950,00 12.908,27 15.634,89
Ceará 1.412 - 10.939 3.549,42 1.412,44 1.650,00 9.031,64 10.939,39
Mato Grosso do Sul 1.585 - 5.866 2.821,37 1.584,88 2.320,00 4.843,38 5.866,44
Amazonas 1.441 - 4.998 2.286,88 1.440,79 1.592,50 4.126,57 4.998,23
Mato Grosso 1.903 - 6.762 3.718,94 1.903,03 3.725,50 5.582,38 6.761,55
Pará 1.649 - 9.143 3.676,35 1.649,00 2.827,00 7.548,38 9.142,83
Piauí 1.413 - 6.175 2.559,22 1.412,50 1.795,00 5.097,72 6.174,51
Tocantins 1.952 - 9.088 3.930,73 1.952,17 3.183,00 7.502,92 9.087,76
Paraíba 1.662 - 5.565 2.707,33 1.661,55 2.356,00 4.594,73 5.565,27
Espírito Santo 1.751 - 6.396 2.979,10 1.750,80 2.243,50 5.280,40 6.395,78
Maranhão 1.431 - 15.403 4.350,06 1.430,62 2.061,00 12.716,92 15.403,12
Sergipe 1.478 - 37.084 8.820,53 1.478,13 2.433,00 30.617,13 37.084,38
Rio Grande do Norte 1.520 - 5.942 2.761,56 1.520,33 2.170,00 4.905,67 5.941,89
Rondônia 2.075 - 6.418 3.509,00 2.075,00 3.182,00 5.298,33 6.417,50
Alagoas 1.412 - 4.443 1.978,89 1.412,00 1.432,00 3.668,33 4.443,20
Amapá 1.462 - 4.796 2.892,45 1.462,00 3.300,00 3.960,00 4.796,47
Roraima 1.965 - 5.122 2.973,63 1.965,00 2.825,50 4.229,00 5.122,29
Acre 2.450 - 3.412 2.727,29 2.450,00 2.730,00 2.817,00 3.412,03


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • comunicar-se;
  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • promover a educação dos alunos;

  • Atividades

    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • consultar bibliotecas;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • preencher diário de classe;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • aprender novas tecnologias;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • demonstrar controle emocional;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • consultar legislação;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • listar material escolar básico;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • expressar-se com clareza;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • participar das assembleias escolares;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • sistematizar o conhecimento;
    • registrar avaliações e resultados;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • ministrar aulas;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • agir eticamente;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • selecionar os conteúdos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • propor atividades culturais;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • organizar a bibliografia;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • demonstrar liderança;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;


    Setores que mais contratam Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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