Quanto ganha um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.110,89 e R$ 8.965,62, com a média salarial de R$ 3.896,72 e o salário mediana em R$ 2.909,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.896,72 | 46.760,63 | 974,18 | 27,63 |
1º Quartil | 2.110,89 | 25.330,63 | 527,72 | 14,97 |
Salário Mediana | 2.909,00 | 34.908,00 | 727,25 | 20,63 |
3º Quartil | 6.837,57 | 82.050,78 | 1.709,39 | 48,49 |
Teto Salarial | 8.965,62 | 107.587,45 | 2.241,41 | 63,58 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
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Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Cosmópolis - SP | 2.511 - 5.604 | 3.717,55 | 2.511,28 | 3.981,00 | 4.626,95 | 5.604,30 |
São Paulo - SP | 1.746 - 16.179 | 5.861,73 | 1.745,99 | 4.035,00 | 13.357,79 | 16.179,36 |
Bariri - SP | 2.364 - 3.460 | 2.581,47 | 2.363,85 | 2.558,00 | 2.856,60 | 3.460,00 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.683 - 9.605 | 4.016,62 | 1.683,30 | 3.015,00 | 7.930,16 | 9.605,25 |
Brasília - DF | 1.596 - 15.635 | 5.540,32 | 1.595,55 | 2.950,00 | 12.908,27 | 15.634,89 |
Porto Alegre - RS | 1.630 - 8.472 | 3.625,08 | 1.629,83 | 2.989,00 | 6.994,85 | 8.472,37 |
Belo Horizonte - MG | 1.618 - 8.011 | 3.327,52 | 1.617,93 | 2.538,00 | 6.613,56 | 8.010,54 |
Sorocaba - SP | 2.217 - 13.823 | 5.741,60 | 2.217,35 | 3.322,00 | 11.412,71 | 13.823,41 |
Curitiba - PR | 1.776 - 8.446 | 4.092,17 | 1.775,75 | 3.735,00 | 6.973,44 | 8.446,44 |
Salvador - BA | 1.506 - 10.369 | 3.709,71 | 1.506,43 | 2.238,50 | 8.560,93 | 10.369,25 |
Manaus - AM | 1.441 - 4.998 | 2.292,12 | 1.440,79 | 1.592,50 | 4.126,57 | 4.998,23 |
Altinópolis - SP | 2.301 - 5.208 | 3.159,25 | 2.300,83 | 2.762,00 | 4.300,08 | 5.208,39 |
Campo Grande - MS | 1.533 - 6.335 | 2.962,65 | 1.532,67 | 2.360,00 | 5.230,25 | 6.335,04 |
Joinville - SC | 2.894 - 15.922 | 7.978,53 | 2.894,25 | 7.979,00 | 13.144,92 | 15.921,52 |
Estiva Gerbi - SP | 1.671 - 3.549 | 2.111,73 | 1.671,14 | 1.865,40 | 2.930,33 | 3.549,31 |
Ribeirão Preto - SP | 1.637 - 7.324 | 3.731,29 | 1.637,00 | 3.849,00 | 6.046,91 | 7.324,20 |
Fortaleza - CE | 1.412 - 10.296 | 3.364,66 | 1.412,00 | 1.614,50 | 8.500,77 | 10.296,39 |
Santo André - SP | 1.865 - 7.988 | 3.941,16 | 1.865,00 | 3.562,00 | 6.595,02 | 7.988,09 |
Cajamar - SP | 4.253 - 5.981 | 4.738,00 | 4.253,20 | 4.938,00 | 4.938,00 | 5.981,05 |
Campinas - SP | 1.696 - 9.970 | 4.114,99 | 1.696,00 | 3.232,00 | 8.231,11 | 9.969,77 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.996 - 9.158 | 4.082,94 | 1.996,28 | 3.316,00 | 7.560,85 | 9.157,93 |
Rio de Janeiro | 1.581 - 11.310 | 4.260,61 | 1.580,89 | 2.816,00 | 9.337,91 | 11.310,36 |
Minas Gerais | 1.640 - 6.626 | 3.036,00 | 1.640,42 | 2.579,00 | 5.470,56 | 6.626,11 |
Bahia | 1.573 - 9.062 | 3.542,03 | 1.573,38 | 2.577,00 | 7.481,42 | 9.061,73 |
Rio Grande do Sul | 1.648 - 6.662 | 3.128,48 | 1.647,58 | 2.638,00 | 5.500,46 | 6.662,33 |
Paraná | 1.659 - 10.329 | 3.942,07 | 1.658,65 | 2.486,00 | 8.527,60 | 10.328,88 |
Santa Catarina | 1.777 - 11.596 | 4.600,10 | 1.777,14 | 3.367,50 | 9.573,75 | 11.596,01 |
Goiás | 1.679 - 6.640 | 2.924,25 | 1.679,28 | 2.081,00 | 5.482,14 | 6.640,13 |
Pernambuco | 1.601 - 10.516 | 3.796,61 | 1.601,12 | 2.532,50 | 8.682,37 | 10.516,35 |
Distrito Federal | 1.596 - 15.635 | 5.540,32 | 1.595,55 | 2.950,00 | 12.908,27 | 15.634,89 |
Ceará | 1.412 - 10.939 | 3.549,42 | 1.412,44 | 1.650,00 | 9.031,64 | 10.939,39 |
Mato Grosso do Sul | 1.585 - 5.866 | 2.821,37 | 1.584,88 | 2.320,00 | 4.843,38 | 5.866,44 |
Amazonas | 1.441 - 4.998 | 2.286,88 | 1.440,79 | 1.592,50 | 4.126,57 | 4.998,23 |
Mato Grosso | 1.903 - 6.762 | 3.718,94 | 1.903,03 | 3.725,50 | 5.582,38 | 6.761,55 |
Pará | 1.649 - 9.143 | 3.676,35 | 1.649,00 | 2.827,00 | 7.548,38 | 9.142,83 |
Piauí | 1.413 - 6.175 | 2.559,22 | 1.412,50 | 1.795,00 | 5.097,72 | 6.174,51 |
Tocantins | 1.952 - 9.088 | 3.930,73 | 1.952,17 | 3.183,00 | 7.502,92 | 9.087,76 |
Paraíba | 1.662 - 5.565 | 2.707,33 | 1.661,55 | 2.356,00 | 4.594,73 | 5.565,27 |
Espírito Santo | 1.751 - 6.396 | 2.979,10 | 1.750,80 | 2.243,50 | 5.280,40 | 6.395,78 |
Maranhão | 1.431 - 15.403 | 4.350,06 | 1.430,62 | 2.061,00 | 12.716,92 | 15.403,12 |
Sergipe | 1.478 - 37.084 | 8.820,53 | 1.478,13 | 2.433,00 | 30.617,13 | 37.084,38 |
Rio Grande do Norte | 1.520 - 5.942 | 2.761,56 | 1.520,33 | 2.170,00 | 4.905,67 | 5.941,89 |
Rondônia | 2.075 - 6.418 | 3.509,00 | 2.075,00 | 3.182,00 | 5.298,33 | 6.417,50 |
Alagoas | 1.412 - 4.443 | 1.978,89 | 1.412,00 | 1.432,00 | 3.668,33 | 4.443,20 |
Amapá | 1.462 - 4.796 | 2.892,45 | 1.462,00 | 3.300,00 | 3.960,00 | 4.796,47 |
Roraima | 1.965 - 5.122 | 2.973,63 | 1.965,00 | 2.825,50 | 4.229,00 | 5.122,29 |
Acre | 2.450 - 3.412 | 2.727,29 | 2.450,00 | 2.730,00 | 2.817,00 | 3.412,03 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- consultar bibliotecas;
- analisar o plano de gestão da escola;
- preencher diário de classe;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- definir processos e critérios de avaliação;
- aprender novas tecnologias;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- demonstrar controle emocional;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- avaliar a frequência dos alunos;
- consultar legislação;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- listar material escolar básico;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- expressar-se com clareza;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- prever recursos materiais e didáticos;
- propor calendário de avaliação escrita;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- preencher formulários com notas e faltas;
- participar das assembleias escolares;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- colocar-se disponível para os alunos;
- construir relações de confiança com os alunos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- estimular a troca de conhecimento;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- sistematizar o conhecimento;
- registrar avaliações e resultados;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- demonstrar solidariedade;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- ministrar aulas;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- agir eticamente;
- registrar atividades extracurriculares;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- selecionar os conteúdos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- contextualizar os conhecimentos;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- propor atividades culturais;
- respeitar os limites dos alunos;
- propor opções para o horário de trabalho;
- propor critérios para a composição das classes;
- revelar interesses multidisciplinares;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- elaborar o projeto pedagógico;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- organizar a bibliografia;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- organizar atividades comunitárias;
- demonstrar liderança;
- propor estudos interdisciplinares;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
Setores que mais contratam Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de assistência social sem alojamento
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br