Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
 - Profissionais do ensino
 
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
 
- Professores de educação especial
 
Cargos relacionados:
- Pedagogo especializado em deficiência física
 - Professor de reabilitação visual
 - Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)
 - Professor de alunos com deficiência mental
 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
 - Professor de alunos com deficiência múltipla
 - Professor de cegos
 - Professor de alunos com deficiência visual
 - Professor especializado em excepcionais
 - Professor de alunos com deficiências mentais
 - Pedagogo em educação especial de cegos
 - Pedagogo em educação especial de surdos
 
Principais locais de trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções e atividades do Professor de braile
Professores de educação especial devem:
- participar de atividades pedagógico-administrativas;
 - avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
 - preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
 - participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
 - demonstrar competências pessoais;
 - atuar no processo de ensino-aprendizagem;
 - formar profissionais para atuação na Área;
 - participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
 - pesquisar sobre temas de interesse da Área;
 - divulgar conhecimentos da Área;
 
Atividades
- organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
 - dominar conteúdos e metodologias da área;
 - demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
 - ministrar aulas de orientação para o trabalho;
 - indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
 - realizar atividades para orientação e mobilidade;
 - avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
 - avaliar comunicação expressiva dos alunos;
 - dominar braile;
 - contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
 - elaborar relatórios;
 - orientar estágios dos alunos;
 - ministrar palestras e cursos;
 - orientar trabalho em sala de leitura;
 - selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
 - participar de projetos de pesquisa;
 - transcrever textos em tinta para o braile;
 - ensinar atividades recreativas;
 - demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
 - preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
 - pesquisar temas de educação especial;
 - estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
 - encaminhar alunos para avaliações específicas;
 - ensinar as atividades de vida diária (avd);
 - implementar programas de atendimento educacional;
 - participar de fóruns de saúde e educação;
 - demonstrar capacidade de motivar o outro;
 - avaliar comunicação receptiva dos alunos;
 - transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
 - trabalhar com recursos da linguagem da informática;
 - preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
 - desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
 - coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
 - adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
 - demonstrar capacidade de administrar frustações;
 - dominar diferentes formas de comunicação;
 - analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
 - estudar a língua escrita da língua de sinais;
 - ensinar as atividades de vida autônoma;
 - elaborar registros de avanços dos alunos;
 - demonstrar capacidade de liderança;
 - elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
 - atuar em programas de estimulação essencial;
 - elaborar programas de atendimento educacional;
 - demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
 - avaliar os resultados dos projetos;
 - elaborar material visual para alunos;
 - preparar a comunidade para uso do braile;
 - adequar o currículo às necessidades dos alunos;
 - demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
 - demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
 - analisar propostas pedagógicas;
 - avaliar conhecimento do aluno iniciante;
 - analisar novas teorias para implementação prática;
 - prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
 - ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
 - dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
 - participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
 - participar da elaboração do currículo escolar;
 - alfabetizar em braile;
 - gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
 - participar das associações da área;
 - preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
 - participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
 - demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
 - prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
 - encaminhar aluno para ensino regular;
 - definir conteúdos escolares;
 - demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
 - demonstrar capacidade de observação;
 - planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
 - participar da organização de eventos sobre prevenção;
 - identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
 - participar de programas de inclusão escolar;
 - elaborar instrumentos de avaliação;
 - demonstrar tolerância;
 - participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
 - demonstrar capacidade de improvisação;
 - ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
 - desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
 - encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
 - atuar em programas de habilitação educacional;
 - confeccionar materiais didático-pedagógicos;
 - registrar notas e conteúdos em diários de classe;
 - elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
 - orientar voluntários para educação especial em comunidades;
 - participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
 - preparar materiais de autocontrate;
 - planejar atividades extraclasse;
 - participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
 - planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
 - corrigir trabalhos dos alunos;
 - participar de associações da categoria;
 - realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
 - transcrever textos em tipos ampliados;
 - dominar língua de sinais;
 - elaborar projetos de pesquisa;
 - participar de reuniões pedagógicas;
 - coordenar curso;
 - criar materiais para comunicação alternativa;
 - avaliar rendimento escolar;
 - analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
 - participar da elaboração do plano de ensino;
 - participar de conselhos de classe;
 - participar de palestras e cursos;
 - ensinar língua portuguesa;
 - acompanhar treinamento do aluno em empresas;
 - estudar as propostas da legislação educacional;
 - recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
 - participar da elaboração de textos sobre temas da área;
 - demonstrar flexibilidade;
 - demonstrar capacidade de planejamento;
 - elaborar projetos de estimulação essencial;
 - demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
 - estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
 - atuar em programas de reabilitação educacional;
 - participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
 - elaborar projetos com instituições não escolares;
 - divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
 - elaborar plano de aulas;
 - demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
 - criar materiais didático-pedagógicos;
 - prestar assessoria à comunidade escolar;
 - preparar professores para classes de inclusão;
 - pesquisar o uso de tecnologias;
 - estabelecer parcerias com as famílias;
 - encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
 - proceder com ética;
 - planejar programas de intervenção educacional individual;
 - conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
 - preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
 - pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
 - realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
 - participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
 - demonstrar criatividade;
 - criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
 - trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
 
Setores que mais contratam Professor de braile no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
 - Serviços combinados para apoio a edifícios
 - Serviços de assistência social sem alojamento
 - Seleção e agenciamento de mão-de-obra
 - Administração pública em geral
 - Educação infantil - pré-escola