Categorias profissionais do cargo
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Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Professores de artes do ensino superior devem:
- atuar no ensino da arte;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- planejar cursos;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
Atividades
- supervisionar produções de natureza artística;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- elaborar ementas;
- analisar processos de criação artística;
- organizar festivais e mostras;
- elaborar relatórios;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- coordenar grupos de estudo;
- participar de conselhos editoriais;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- participar da definição de políticas culturais;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- participar de comissões;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar entidades de ensino;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- definir objetivos de cursos;
- assessorar editoras;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- programar espetáculos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de bancas de concurso;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- analisar processos de recepção artística;
- supervisionar alunos em estágios;
- identificar pré-requisitos;
- constituir equipes de trabalho;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- coordenar comissões;
- definir grades curriculares;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- coordenar grupos de pesquisa;
- prestar atendimento a alunos;
- dar entrevistas;
- coordenar publicações;
- ministrar oficinas e minicursos;
- demonstrar atitude crítica;
- organizar exposições;
- assessorar grupos artísticos;
- participar de debates na mídia;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- programar palestras e conferências;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- trabalhar em equipe;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- demonstrar percepção estética;
- avaliar alunos;
- assessorar a mídia;
- difundir resultados de pesquisa;
- definir programas de cursos;
- emitir pareceres;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- dar palestras e conferências;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- coordenar cursos;
- prestar consultoria;
- definir carga horária;
- realizar curadoria;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- organizar oficinas e minicursos;
Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - graduação