Salário para o cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
CBO 2349-10 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)

Professores de artes do ensino superior devem:

  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • definir carga horária;
  • analisar processos de recepção artística;
  • demonstrar atitude crítica;
  • participar de debates na mídia;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • elaborar relatórios;
  • participar de comissões;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • coordenar comissões;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • dar palestras e conferências;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • organizar festivais e mostras;
  • analisar processos de criação artística;
  • definir grades curriculares;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • assessorar a mídia;
  • dar entrevistas;
  • prestar consultoria;
  • programar espetáculos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • definir programas de cursos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • participar de conselhos editoriais;
  • assessorar editoras;
  • assessorar grupos artísticos;
  • identificar pré-requisitos;
  • participar de bancas de concurso;
  • realizar curadoria;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • organizar exposições;
  • coordenar publicações;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • demonstrar percepção estética;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • prestar atendimento a alunos;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • elaborar ementas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • coordenar grupos de estudo;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • coordenar cursos;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • definir objetivos de cursos;
  • programar palestras e conferências;


Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Administração pública em geral
  • Educação superior - graduação




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