Salário para o cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
CBO 2349-10 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)

Professores de artes do ensino superior devem:

  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • planejar cursos;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;

Atividades

  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar editoras;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • programar palestras e conferências;
  • analisar processos de recepção artística;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • realizar curadoria;
  • prestar atendimento a alunos;
  • organizar festivais e mostras;
  • coordenar cursos;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • elaborar relatórios;
  • avaliar alunos;
  • participar de debates na mídia;
  • elaborar ementas;
  • assessorar a mídia;
  • definir programas de cursos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • demonstrar percepção estética;
  • trabalhar em equipe;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • assessorar grupos artísticos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • definir carga horária;
  • dar entrevistas;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • dar palestras e conferências;
  • participar de bancas de concurso;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • analisar processos de criação artística;
  • assessorar entidades de ensino;
  • definir objetivos de cursos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • organizar exposições;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • identificar pré-requisitos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • participar de comissões;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • coordenar publicações;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • prestar consultoria;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar comissões;
  • coordenar grupos de estudo;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • emitir pareceres;
  • programar espetáculos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • participar de conselhos editoriais;


Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Administração pública em geral
  • Educação superior - graduação




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