Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
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- Professor de artes cênicas no ensino superior
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- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- atuar no ensino da arte;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- prestar consultoria;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- organizar oficinas e minicursos;
- trabalhar em equipe;
- definir carga horária;
- coordenar cursos;
- difundir resultados de pesquisa;
- elaborar ementas;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- realizar curadoria;
- analisar processos de criação artística;
- constituir equipes de trabalho;
- coordenar grupos de pesquisa;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- coordenar comissões;
- definir grades curriculares;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- organizar exposições;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- demonstrar percepção estética;
- participar de debates na mídia;
- analisar processos de recepção artística;
- coordenar grupos de estudo;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar grupos artísticos;
- dar palestras e conferências;
- ministrar oficinas e minicursos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- supervisionar alunos em estágios;
- programar espetáculos;
- assessorar editoras;
- definir programas de cursos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- supervisionar produções de natureza artística;
- emitir pareceres;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- definir objetivos de cursos;
- identificar pré-requisitos;
- assessorar entidades de ensino;
- programar palestras e conferências;
- dar entrevistas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- elaborar relatórios;
- avaliar alunos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- coordenar publicações;
- participar de comissões;
- participar de bancas de concurso;
- prestar atendimento a alunos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar a mídia;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- organizar festivais e mostras;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de conselhos editoriais;
Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - graduação