Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de música no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
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- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- demonstrar atitude crítica;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- avaliar alunos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- coordenar publicações;
- elaborar ementas;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- difundir resultados de pesquisa;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- definir programas de cursos;
- coordenar cursos;
- definir carga horária;
- constituir equipes de trabalho;
- coordenar grupos de pesquisa;
- organizar oficinas e minicursos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar entidades de ensino;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- realizar curadoria;
- prestar atendimento a alunos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- coordenar grupos de estudo;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- ministrar oficinas e minicursos;
- participar de bancas de concurso;
- prestar consultoria;
- assessorar a mídia;
- participar de comissões;
- demonstrar percepção estética;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- programar espetáculos;
- programar palestras e conferências;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- assessorar grupos artísticos;
- dar palestras e conferências;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- definir objetivos de cursos;
- participar de debates na mídia;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- analisar processos de criação artística;
- participar de conselhos editoriais;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- dar entrevistas;
- identificar pré-requisitos;
- coordenar comissões;
- definir grades curriculares;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- supervisionar alunos em estágios;
- emitir pareceres;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- analisar processos de recepção artística;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- trabalhar em equipe;
- organizar festivais e mostras;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar editoras;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- organizar exposições;
- elaborar relatórios;
Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - graduação