Categorias profissionais do cargo
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Cargos relacionados:
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- Professor de teatro no ensino superior
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- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Professores de artes do ensino superior devem:
- planejar cursos;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- trabalhar em equipe;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- avaliar alunos;
- participar de debates na mídia;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- coordenar publicações;
- difundir resultados de pesquisa;
- demonstrar atitude crítica;
- emitir pareceres;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- organizar exposições;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- participar da definição de políticas culturais;
- participar de conselhos editoriais;
- assessorar editoras;
- ministrar oficinas e minicursos;
- programar espetáculos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- elaborar ementas;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- programar palestras e conferências;
- realizar curadoria;
- analisar processos de recepção artística;
- dar entrevistas;
- assessorar entidades de ensino;
- organizar festivais e mostras;
- dar palestras e conferências;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar grupos artísticos;
- participar de comissões;
- coordenar grupos de estudo;
- participar de bancas de concurso;
- prestar atendimento a alunos;
- definir objetivos de cursos;
- definir grades curriculares;
- supervisionar alunos em estágios;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- coordenar comissões;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- demonstrar percepção estética;
- analisar processos de criação artística;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- definir programas de cursos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- prestar consultoria;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- definir carga horária;
- organizar oficinas e minicursos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- coordenar cursos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- constituir equipes de trabalho;
- assessorar a mídia;
- identificar pré-requisitos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
Setores que mais contratam Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Administração pública em geral
- Educação superior - graduação