Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- traçar plano operacional;
- operar aeronaves;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- realizar serviços especializados;
Atividades
- obter autorização para local de pouso;
- ajustar potência do motor;
- ativar sistemas alternativos;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- administrar o estresse;
- demonstrar liderança;
- tirar fotografias aéreas;
- reconfigurar performance da aeronave;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- gerenciar procedimentos;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- decolar aeronave;
- manusear extintores de incêndio;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- preencher comunicado de segurança;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- pousar aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- comunicar-se por sinais;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- obter autorização de voo;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- conferir peso da carga;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- expressar-se verbalmente;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- determinar velocidade e posição de;
- participar de treinamentos de segurança;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- examinar amarração das cargas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- conviver com diferenças;
- taxiar aeronave;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- combater causas da emergência;
- realizar operações resgate e salvamento;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- operar cruzeiro;
- operar aproximação;
- efetuar acrobacias;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- consultar manuais da aeronave;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- efetuar procedimentos de abandono;
- demonstrar raciocínio lógico;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- verificar condições meteorológicas;
- trabalhar em equipe;
- orientar-se espacialmente;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- acionar apoios de terra;
- demonstrar autocontrole;
- tomar decisões;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- calcular quantidade de combustível;
- preencher documentação de bordo;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- preparar notificação de voo;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- operar subida;
- desligar motores;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- proceder à partida e táxi;
- operar descida;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- aplicar regras de voo visual;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- desativar sistemas previstos;
- demonstrar paciência;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- mostrar-se apto fisicamente;
- interpretar cartas e mapas;
- lançar paraquedistas;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- verificar existência e condições de local para pouso;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação