Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- realizar serviços especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- traçar plano operacional;
- comunicar-se;
- trabalhar com segurança;
- operar aeronaves;
Atividades
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- operar aproximação;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- efetuar acrobacias;
- conferir peso da carga;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- manusear extintores de incêndio;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- lançar paraquedistas;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- expressar-se verbalmente;
- participar de treinamentos de segurança;
- ativar sistemas alternativos;
- consultar manuais da aeronave;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- usar equipamentos de proteção individual;
- demonstrar paciência;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- reconfigurar performance da aeronave;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- acionar apoios de terra;
- preencher comunicado de segurança;
- efetuar procedimentos de abandono;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- demonstrar liderança;
- comunicar-se por sinais;
- decolar aeronave;
- calcular quantidade de combustível;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- preencher documentação de bordo;
- verificar condições meteorológicas;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- desligar motores;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- operar cruzeiro;
- combater causas da emergência;
- operar descida;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- orientar-se espacialmente;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- preparar notificação de voo;
- conviver com diferenças;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- administrar o estresse;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- demonstrar autocontrole;
- tirar fotografias aéreas;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- obter autorização de voo;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- operar subida;
- examinar amarração das cargas;
- tomar decisões;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- aplicar regras de voo visual;
- realizar operações resgate e salvamento;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- proceder à partida e táxi;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- ajustar potência do motor;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- determinar velocidade e posição de;
- interpretar cartas e mapas;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- demonstrar raciocínio lógico;
- pousar aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- trabalhar em equipe;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- desativar sistemas previstos;
- gerenciar procedimentos;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- obter autorização para local de pouso;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- taxiar aeronave;
- mostrar-se apto fisicamente;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação