Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- operar aeronaves;
- realizar serviços especializados;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- comunicar-se;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- traçar plano operacional;
Atividades
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- lançar paraquedistas;
- ajustar potência do motor;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- interpretar cartas e mapas;
- operar cruzeiro;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- demonstrar raciocínio lógico;
- realizar operações resgate e salvamento;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- aplicar regras de voo visual;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- usar equipamentos de proteção individual;
- obter autorização para local de pouso;
- taxiar aeronave;
- tirar fotografias aéreas;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- trabalhar em equipe;
- preencher comunicado de segurança;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- examinar amarração das cargas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- reconfigurar performance da aeronave;
- expressar-se verbalmente;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- operar descida;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- preparar notificação de voo;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- consultar manuais da aeronave;
- preencher documentação de bordo;
- pousar aeronave;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- obter autorização de voo;
- verificar condições meteorológicas;
- desligar motores;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- ativar sistemas alternativos;
- efetuar acrobacias;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- acionar apoios de terra;
- combater causas da emergência;
- conferir peso da carga;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- administrar o estresse;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- gerenciar procedimentos;
- orientar-se espacialmente;
- manusear extintores de incêndio;
- operar aproximação;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- conviver com diferenças;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- calcular quantidade de combustível;
- demonstrar liderança;
- determinar velocidade e posição de;
- operar subida;
- mostrar-se apto fisicamente;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- desativar sistemas previstos;
- comunicar-se por sinais;
- efetuar procedimentos de abandono;
- proceder à partida e táxi;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- demonstrar paciência;
- tomar decisões;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- decolar aeronave;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- demonstrar autocontrole;
- participar de treinamentos de segurança;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação