Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar serviços especializados;
  • operar aeronaves;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • comunicar-se;
  • traçar plano operacional;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;

Atividades

  • acionar apoios de terra;
  • demonstrar paciência;
  • examinar amarração das cargas;
  • ativar sistemas alternativos;
  • administrar o estresse;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • efetuar acrobacias;
  • obter autorização para local de pouso;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • consultar manuais da aeronave;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • operar cruzeiro;
  • preencher documentação de bordo;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • obter autorização de voo;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • gerenciar procedimentos;
  • preparar notificação de voo;
  • tirar fotografias aéreas;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • preencher comunicado de segurança;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • decolar aeronave;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • operar descida;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • pousar aeronave;
  • tomar decisões;
  • trabalhar em equipe;
  • conferir peso da carga;
  • taxiar aeronave;
  • determinar velocidade e posição de;
  • conviver com diferenças;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • demonstrar liderança;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • combater causas da emergência;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • desativar sistemas previstos;
  • operar aproximação;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • demonstrar autocontrole;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • interpretar cartas e mapas;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • manusear extintores de incêndio;
  • calcular quantidade de combustível;
  • proceder à partida e táxi;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • lançar paraquedistas;
  • orientar-se espacialmente;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • aplicar regras de voo visual;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • ajustar potência do motor;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • verificar condições meteorológicas;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • desligar motores;
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • comunicar-se por sinais;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • expressar-se verbalmente;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • operar subida;


Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




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