Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • trabalhar com segurança;
  • realizar serviços especializados;
  • comunicar-se;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • operar aeronaves;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;

Atividades

  • ajustar potência do motor;
  • desativar sistemas previstos;
  • calcular quantidade de combustível;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • tomar decisões;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • desligar motores;
  • operar aproximação;
  • operar cruzeiro;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • ativar sistemas alternativos;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • efetuar acrobacias;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • taxiar aeronave;
  • operar subida;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • demonstrar autocontrole;
  • obter autorização de voo;
  • demonstrar liderança;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • decolar aeronave;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • consultar manuais da aeronave;
  • verificar condições meteorológicas;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • lançar paraquedistas;
  • examinar amarração das cargas;
  • administrar o estresse;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • demonstrar paciência;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • determinar velocidade e posição de;
  • tirar fotografias aéreas;
  • gerenciar procedimentos;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • conviver com diferenças;
  • aplicar regras de voo visual;
  • acionar apoios de terra;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • orientar-se espacialmente;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • expressar-se verbalmente;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • manusear extintores de incêndio;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • comunicar-se por sinais;
  • pousar aeronave;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • preparar notificação de voo;
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
  • preencher documentação de bordo;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • preencher comunicado de segurança;
  • conferir peso da carga;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • obter autorização para local de pouso;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • interpretar cartas e mapas;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • trabalhar em equipe;
  • proceder à partida e táxi;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • operar descida;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • combater causas da emergência;


Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




Profissões em Destaque: