Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- realizar serviços especializados;
- traçar plano operacional;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- operar aeronaves;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- comunicar-se;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
Atividades
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- reconfigurar performance da aeronave;
- operar descida;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- desligar motores;
- calcular quantidade de combustível;
- tirar fotografias aéreas;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- combater causas da emergência;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- taxiar aeronave;
- interpretar cartas e mapas;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- pousar aeronave;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- operar cruzeiro;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- verificar condições meteorológicas;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- demonstrar paciência;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- demonstrar raciocínio lógico;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- preencher comunicado de segurança;
- mostrar-se apto fisicamente;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- ativar sistemas alternativos;
- expressar-se verbalmente;
- conviver com diferenças;
- preencher documentação de bordo;
- demonstrar autocontrole;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- determinar velocidade e posição de;
- realizar operações resgate e salvamento;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- examinar amarração das cargas;
- trabalhar em equipe;
- administrar o estresse;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- efetuar acrobacias;
- acionar apoios de terra;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- preparar notificação de voo;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- gerenciar procedimentos;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- ajustar potência do motor;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- obter autorização de voo;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- proceder à partida e táxi;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- lançar paraquedistas;
- operar aproximação;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- consultar manuais da aeronave;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- manusear extintores de incêndio;
- desativar sistemas previstos;
- conferir peso da carga;
- tomar decisões;
- efetuar procedimentos de abandono;
- usar equipamentos de proteção individual;
- operar subida;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- aplicar regras de voo visual;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- participar de treinamentos de segurança;
- demonstrar liderança;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- obter autorização para local de pouso;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- decolar aeronave;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- comunicar-se por sinais;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- orientar-se espacialmente;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação