Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • operar aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • comunicar-se;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • realizar serviços especializados;

Atividades

  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • pousar aeronave;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • preencher comunicado de segurança;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • calcular quantidade de combustível;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • decolar aeronave;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • comunicar-se por sinais;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • examinar amarração das cargas;
  • desativar sistemas previstos;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • operar subida;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • combater causas da emergência;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • ativar sistemas alternativos;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • acionar apoios de terra;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • taxiar aeronave;
  • demonstrar liderança;
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • ajustar potência do motor;
  • interpretar cartas e mapas;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • obter autorização de voo;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • manusear extintores de incêndio;
  • expressar-se verbalmente;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • preparar notificação de voo;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • desligar motores;
  • tomar decisões;
  • orientar-se espacialmente;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • obter autorização para local de pouso;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • aplicar regras de voo visual;
  • gerenciar procedimentos;
  • verificar condições meteorológicas;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • operar aproximação;
  • proceder à partida e táxi;
  • lançar paraquedistas;
  • preencher documentação de bordo;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • operar descida;
  • demonstrar autocontrole;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • conferir peso da carga;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • operar cruzeiro;
  • demonstrar paciência;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • tirar fotografias aéreas;
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
  • consultar manuais da aeronave;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • administrar o estresse;
  • conviver com diferenças;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • efetuar acrobacias;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • determinar velocidade e posição de;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;


Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




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