Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial

Um Piloto comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.312,71 e R$ 15.602,20, com a média salarial de R$ 6.543,11 e o salário mediana em R$ 5.497,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.543,11 78.517,29 1.635,78 31,72
1º Quartil 3.312,71 39.752,48 828,18 16,06
Salário Mediana 5.497,00 65.964,00 1.374,25 26,65
3º Quartil 11.898,90 142.786,84 2.974,73 57,68
Teto Salarial 15.602,20 187.226,38 3.900,55 75,64


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 4.909 - 14.194 6.896,21 4.908,74 5.530,00 11.718,55 14.193,86
São Paulo - SP 1.567 - 23.382 7.522,74 1.566,50 4.215,00 19.304,63 23.382,34
Goiânia - GO 1.963 - 14.196 5.263,94 1.963,08 4.214,00 11.720,08 14.195,71
Luís Eduardo Magalhaes - BA 2.556 - 14.552 6.038,70 2.555,50 4.000,00 12.014,17 14.551,92
Canta - RR 2.875 - 6.017 4.381,05 2.875,00 4.870,00 4.967,60 6.016,91
Porto Belo - SC 2.336 - 5.262 3.223,05 2.336,40 3.034,00 4.344,40 5.262,07
Cuiabá - MT 4.092 - 30.890 11.854,20 4.091,63 9.814,03 25.503,23 30.890,27
Santarém - PA 2.249 - 17.280 7.112,85 2.248,67 2.810,00 14.266,33 17.279,81
Primavera do Leste - MT 3.852 - 15.118 7.496,02 3.852,00 6.985,00 12.481,33 15.117,77
Belo Horizonte - MG 4.213 - 21.807 8.446,54 4.213,33 5.827,00 18.004,00 21.806,98
Sorriso - MT 3.174 - 10.744 6.201,46 3.174,00 6.000,00 8.870,00 10.743,61
Senador Guiomard - AC 3.512 - 5.254 4.108,82 3.512,00 4.214,00 4.337,50 5.253,71
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 39.091 9.879,36 1.412,00 5.530,00 32.274,00 39.091,24
Cascavel - PR 1.872 - 14.968 4.936,50 1.872,00 2.800,00 12.358,00 14.968,38
Pocone - MT 2.000 - 3.137 2.482,73 2.000,00 2.590,00 2.590,00 3.137,09
Belém - PA 1.968 - 5.580 3.109,67 1.968,00 2.810,00 4.607,00 5.580,14
Xanxerê - SC 2.405 - 7.464 3.993,70 2.405,00 4.214,50 6.162,00 7.463,60
Sinop - MT 2.518 - 14.789 5.496,67 2.518,00 3.000,00 12.210,00 14.789,12
Manaus - AM 1.655 - 8.064 3.758,60 1.655,00 1.968,00 6.657,60 8.063,88
Campo Grande - MS 1.946 - 11.204 4.330,11 1.946,00 4.215,00 9.250,00 11.203,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.710 - 17.457 7.176,09 2.710,26 5.530,00 14.412,92 17.457,36
Mato Grosso 2.684 - 16.604 6.882,30 2.684,10 5.500,00 13.708,53 16.604,18
Goiás 1.998 - 13.129 5.290,64 1.997,58 4.214,00 10.839,58 13.129,22
Santa Catarina 2.547 - 16.852 6.168,52 2.547,38 3.810,02 13.913,15 16.852,03
Bahia 2.634 - 13.334 5.932,84 2.633,75 4.707,50 11.008,83 13.334,23
Minas Gerais 1.860 - 19.967 6.946,50 1.859,70 5.140,00 16.485,10 19.967,25
Paraná 2.106 - 22.868 8.026,21 2.106,36 5.712,00 18.880,11 22.868,16
Pará 2.324 - 13.861 5.239,83 2.324,08 3.083,00 11.443,78 13.861,05
Roraima 2.875 - 6.017 4.381,05 2.875,00 4.870,00 4.967,60 6.016,91
Mato Grosso do Sul 1.817 - 9.993 4.280,84 1.817,25 4.215,00 8.250,00 9.992,65
Acre 3.745 - 5.782 4.235,24 3.744,50 4.214,00 4.773,75 5.782,11
Rio de Janeiro 1.443 - 25.052 7.499,81 1.442,75 3.367,00 20.683,50 25.052,48
Rio Grande do Sul 3.054 - 34.068 10.259,23 3.053,67 4.753,00 28.126,67 34.067,86
Piauí 4.043 - 12.580 7.468,25 4.043,33 8.000,00 10.386,33 12.580,24
Espírito Santo 3.044 - 22.711 9.850,10 3.044,00 8.127,00 18.750,00 22.710,56
Tocantins 2.500 - 7.370 3.576,40 2.500,00 2.857,00 6.085,00 7.370,33
Amazonas 1.655 - 8.064 3.758,60 1.655,00 1.968,00 6.657,60 8.063,88
Rondônia 1.600 - 5.572 3.398,43 1.600,00 3.615,00 4.600,00 5.571,66
Maranhão 1.500 - 14.094 5.214,43 1.500,00 5.014,79 11.636,00 14.093,87
Ceará 1.968 - 25.412 7.916,70 1.968,00 6.135,52 20.980,00 25.411,61
Distrito Federal 4.000 - 8.963 5.852,20 4.000,00 6.000,00 7.400,00 8.963,10


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • operar aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;

  • Atividades

    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • tirar fotografias aéreas;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • desligar motores;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • demonstrar liderança;
    • taxiar aeronave;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • gerenciar procedimentos;
    • efetuar voo pairado;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • interpretar cartas e mapas;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • efetuar acrobacias;
    • obter autorização para local de pouso;
    • examinar amarração das cargas;
    • operar cruzeiro;
    • demonstrar autocontrole;
    • verificar condições meteorológicas;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • conferir peso da carga;
    • expressar-se verbalmente;
    • proceder à partida e táxi;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • manusear extintores de incêndio;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • pousar aeronave;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • combater incêndio;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • conviver com diferenças;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • acionar apoios de terra;
    • obter autorização de voo;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • desativar sistemas previstos;
    • operar subida;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • operar descida;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • preencher documentação de bordo;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • trabalhar em equipe;
    • operar aproximação;
    • consultar manuais da aeronave;
    • ativar sistemas alternativos;
    • preparar notificação de voo;
    • orientar-se espacialmente;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • demonstrar paciência;
    • calcular quantidade de combustível;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • determinar velocidade e posição de;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • tomar decisões;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • administrar o estresse;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • decolar aeronave;
    • preencher comunicado de segurança;
    • aplicar regras de voo visual;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • ajustar potência do motor;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • comunicar-se por sinais;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • lançar paraquedistas;
    • combater causas da emergência;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);


    Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

    • Transporte aéreo de passageiros regular
    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Cultivo de soja
    • Criação de bovinos para corte
    • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria