Salário para o cargo de Piloto comercial
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • operar aeronaves;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar serviços especializados;
  • traçar plano operacional;

Atividades

  • ativar sistemas alternativos;
  • manusear extintores de incêndio;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • gerenciar procedimentos;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • taxiar aeronave;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • efetuar acrobacias;
  • operar aproximação;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • tomar decisões;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • administrar o estresse;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • preencher comunicado de segurança;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • trabalhar em equipe;
  • operar descida;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • combater causas da emergência;
  • acionar apoios de terra;
  • desligar motores;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • demonstrar autocontrole;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • desativar sistemas previstos;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • tirar fotografias aéreas;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • aplicar regras de voo visual;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • decolar aeronave;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • operar cruzeiro;
  • proceder à partida e táxi;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • demonstrar liderança;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • calcular quantidade de combustível;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • lançar paraquedistas;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • examinar amarração das cargas;
  • verificar condições meteorológicas;
  • pousar aeronave;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • determinar velocidade e posição de;
  • expressar-se verbalmente;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • conviver com diferenças;
  • conferir peso da carga;
  • comunicar-se por sinais;
  • consultar manuais da aeronave;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • obter autorização para local de pouso;
  • interpretar cartas e mapas;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • orientar-se espacialmente;
  • preparar notificação de voo;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • demonstrar paciência;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • preencher documentação de bordo;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • obter autorização de voo;
  • ajustar potência do motor;
  • operar subida;


Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




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