Salário para o cargo de Operador internacional (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador internacional (telefonia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador internacional (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;

Atividades

  • agendar chamadas com intérprete;
  • transmitir informações corretamente;
  • preencher bilhete;
  • informar horário de atendimento;
  • registrar reclamações de trote;
  • interceptar ligações;
  • dominar o idioma inglês;
  • digitar mensagem;
  • demonstrar paciência;
  • transferir chamadas internas e externas;
  • pesquisar restrições do telefone;
  • identificar origem da chamada;
  • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
  • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
  • atentar para comunicados na tela do computador;
  • demonstrar autocontrole;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • adequar o tom de voz;
  • demonstrar pontualidade;
  • especificar atendimentos diários;
  • demonstrar respeito com o cliente;
  • identificar necessidades do cliente;
  • consultar terminal de informações;
  • digitar teclados;
  • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
  • saudar o cliente;
  • encaminhar reclamações ao supervisor;
  • identificar-se (nome do atendente);
  • demonstrar imparcialidade;
  • informar tarifas;
  • manter sigilo;
  • identificar código de serviço na tela do computador;
  • demonstrar prontidão;
  • sugerir agenda de folgas;
  • demonstrar segurança;
  • direcionar cliente a outros serviços;
  • informar números de telefones nacionais e internacionais;
  • programar mensagem;
  • informar fuso-horário;
  • informar códigos de área nacionais e internacionais;
  • sondar tipo de solicitação de serviço;
  • operar plataforma de atendimento telefônico;
  • pronunciar-se claramente;
  • averiguar números solicitados no exterior;
  • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
  • higienizar equipamentos de trabalho;
  • demonstrar objetividade;
  • ler mensagem para cliente;
  • acompanhar ligação;
  • falar formalmente;
  • localizar pessoas;
  • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
  • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
  • identificar tipo de chamada;
  • conservar equipamentos de trabalho;
  • demonstrar capacidade de assimilação;
  • demonstrar cordialidade;
  • registrar pendências de informações;
  • pesquisar banco de dados telefônico;
  • retornar contato com cliente;
  • ouvir o cliente;
  • informar números de telefones internos;
  • informar alteração de número telefônico;
  • completar chamadas nacionais e internacionais;
  • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
  • demonstrar agilidade;
  • escutar atentamente (saber ouvir);
  • cadastrar números de telefones;
  • informar valor de ligações concluídas via operador;
  • demonstrar entusiasmo;


Setores que mais contratam Operador internacional (telefonia) no mercado de trabalho

  • Atividades de teleatendimento
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Atividades de limpeza
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Planos de saúde
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista de móveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação




Profissões em Destaque: