Salário para o cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de gravação (trilha sonora para filmes) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Um Operador de gravação (trilha sonora para filmes) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,68 e R$ 5.057,71, com a média salarial de R$ 2.505,94 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.505,94 30.071,24 626,48 12,12
1º Quartil 1.693,68 20.324,20 423,42 8,19
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,15
3º Quartil 3.857,23 46.286,70 964,31 18,65
Teto Salarial 5.057,71 60.692,51 1.264,43 24,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.873 - 7.065 3.143,37 1.873,33 2.418,00 5.832,59 7.064,61
Brasília - DF 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Belo Horizonte - MG 1.578 - 5.360 3.036,71 1.577,55 3.000,00 4.425,18 5.359,91
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 5.405 2.542,48 1.549,50 2.092,00 4.462,00 5.404,51
Recife - PE 1.521 - 2.926 1.734,30 1.521,00 1.546,00 2.415,60 2.925,85
Sinop - MT 1.590 - 2.006 1.605,00 1.590,00 1.590,00 1.656,00 2.005,80
Curitiba - PR 1.721 - 5.270 2.578,62 1.720,88 2.035,00 4.350,60 5.269,58
Teresina - PI 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Birigui - SP 1.544 - 2.151 1.602,93 1.544,33 1.560,00 1.776,00 2.151,14
Fortaleza - CE 1.464 - 4.378 2.282,98 1.464,00 1.916,00 3.614,56 4.378,06
Goiânia - GO 1.412 - 3.110 1.787,92 1.412,00 1.626,00 2.567,33 3.109,63
Manaus - AM 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Serra - ES 1.450 - 1.920 1.532,50 1.450,00 1.577,50 1.585,00 1.919,80
Matias Barbosa - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Maceió - AL 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Belém - PA 1.412 - 2.854 1.648,00 1.412,00 1.412,00 2.356,00 2.853,66
Mauá - SP 2.369 - 4.335 2.923,25 2.368,50 2.771,00 3.579,00 4.334,99
Jacareí - SP 1.412 - 2.422 1.496,00 1.412,00 1.412,00 2.000,00 2.422,46
Paraopeba - MG 1.415 - 3.239 1.609,14 1.415,00 1.415,00 2.674,00 3.238,83
Ribeirão Preto - SP 1.800 - 4.277 2.250,14 1.800,00 2.000,00 3.531,00 4.276,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.713 - 6.351 2.906,17 1.712,90 2.205,00 5.243,10 6.350,60
Minas Gerais 1.412 - 4.998 2.462,70 1.412,32 2.000,00 4.126,32 4.997,92
Rio de Janeiro 1.566 - 5.068 2.530,87 1.566,07 2.148,50 4.184,50 5.068,39
Distrito Federal 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Paraná 1.718 - 4.177 2.246,17 1.717,65 2.000,00 3.448,73 4.177,20
Mato Grosso 1.433 - 2.488 1.660,17 1.433,00 1.590,00 2.054,00 2.487,87
Pernambuco 1.490 - 2.989 1.786,81 1.489,86 1.546,00 2.467,71 2.988,97
Santa Catarina 1.962 - 3.858 2.433,81 1.961,83 2.312,00 3.185,17 3.857,97
Rio Grande do Sul 1.502 - 3.437 1.957,09 1.502,25 1.750,00 2.837,50 3.436,87
Bahia 1.427 - 5.304 2.420,37 1.427,00 2.251,00 4.379,25 5.304,28
Piauí 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Ceará 1.452 - 6.143 2.803,39 1.451,75 2.060,00 5.071,42 6.142,66
Espírito Santo 1.450 - 2.001 1.530,86 1.450,00 1.510,00 1.652,33 2.001,36
Pará 1.412 - 2.843 1.650,12 1.412,00 1.456,00 2.347,33 2.843,16
Goiás 1.412 - 3.110 1.763,46 1.412,00 1.550,00 2.567,33 3.109,63
Amazonas 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Paraíba 1.415 - 2.252 1.519,09 1.415,00 1.420,00 1.859,50 2.252,28
Alagoas 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Rondônia 1.412 - 2.326 1.526,29 1.412,00 1.485,00 1.920,00 2.325,56
Sergipe 1.440 - 1.831 1.454,40 1.440,00 1.440,00 1.512,00 1.831,38


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Técnicos em áudio devem:

  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • interagir com o público;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • inserir áudio descrição;
    • lidar com imprevistos;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • adequar repertório ao público;
    • orçar evento;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • mapear pistas de gravação;
    • selecionar registros sonoros;
    • selecionar estilos musicais;
    • limpar equipamentos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • demonstrar concentração;
    • selecionar repertório;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • mixar banda musical;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar sinais de áudio;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • gerar master;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • interagir com áreas afins;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • identificar público alvo;
    • trabalhar com precisão;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • organizar repertório;
    • divulgar trabalho;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • discutir briefing do evento;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de reunião com área de produção;
    • equalizar registros sonoros;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • definir mapa de palco e input list;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • embalar equipamentos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • definir padrões de sincronismo;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • sugerir fornecedores;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • conduzir a pista;
    • operar equipamentos específicos;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • configurar sistemas de gravação;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • passar o som (sound check);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • analisar ambiente de gravação;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • trabalhar em equipe;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • orientar microfonista e assistente;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar criatividade;
    • mixar músicas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • cumprir roteiro do evento;


    Setores que mais contratam Operador de gravação (trilha sonora para filmes) no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de rádio
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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