Salário para o cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de estúdio (gravação de áudio)

Um Operador de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,68 e R$ 5.057,71, com a média salarial de R$ 2.505,94 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.505,94 30.071,24 626,48 12,12
1º Quartil 1.693,68 20.324,20 423,42 8,19
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,15
3º Quartil 3.857,23 46.286,70 964,31 18,65
Teto Salarial 5.057,71 60.692,51 1.264,43 24,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.873 - 7.065 3.143,37 1.873,33 2.418,00 5.832,59 7.064,61
Brasília - DF 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Belo Horizonte - MG 1.578 - 5.360 3.036,71 1.577,55 3.000,00 4.425,18 5.359,91
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 5.405 2.542,48 1.549,50 2.092,00 4.462,00 5.404,51
Recife - PE 1.521 - 2.926 1.734,30 1.521,00 1.546,00 2.415,60 2.925,85
Sinop - MT 1.590 - 2.006 1.605,00 1.590,00 1.590,00 1.656,00 2.005,80
Curitiba - PR 1.721 - 5.270 2.578,62 1.720,88 2.035,00 4.350,60 5.269,58
Teresina - PI 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Birigui - SP 1.544 - 2.151 1.602,93 1.544,33 1.560,00 1.776,00 2.151,14
Fortaleza - CE 1.464 - 4.378 2.282,98 1.464,00 1.916,00 3.614,56 4.378,06
Goiânia - GO 1.412 - 3.110 1.787,92 1.412,00 1.626,00 2.567,33 3.109,63
Manaus - AM 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Serra - ES 1.450 - 1.920 1.532,50 1.450,00 1.577,50 1.585,00 1.919,80
Matias Barbosa - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Maceió - AL 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Belém - PA 1.412 - 2.854 1.648,00 1.412,00 1.412,00 2.356,00 2.853,66
Mauá - SP 2.369 - 4.335 2.923,25 2.368,50 2.771,00 3.579,00 4.334,99
Jacareí - SP 1.412 - 2.422 1.496,00 1.412,00 1.412,00 2.000,00 2.422,46
Paraopeba - MG 1.415 - 3.239 1.609,14 1.415,00 1.415,00 2.674,00 3.238,83
Ribeirão Preto - SP 1.800 - 4.277 2.250,14 1.800,00 2.000,00 3.531,00 4.276,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.713 - 6.351 2.906,17 1.712,90 2.205,00 5.243,10 6.350,60
Minas Gerais 1.412 - 4.998 2.462,70 1.412,32 2.000,00 4.126,32 4.997,92
Rio de Janeiro 1.566 - 5.068 2.530,87 1.566,07 2.148,50 4.184,50 5.068,39
Distrito Federal 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Paraná 1.718 - 4.177 2.246,17 1.717,65 2.000,00 3.448,73 4.177,20
Mato Grosso 1.433 - 2.488 1.660,17 1.433,00 1.590,00 2.054,00 2.487,87
Pernambuco 1.490 - 2.989 1.786,81 1.489,86 1.546,00 2.467,71 2.988,97
Santa Catarina 1.962 - 3.858 2.433,81 1.961,83 2.312,00 3.185,17 3.857,97
Rio Grande do Sul 1.502 - 3.437 1.957,09 1.502,25 1.750,00 2.837,50 3.436,87
Bahia 1.427 - 5.304 2.420,37 1.427,00 2.251,00 4.379,25 5.304,28
Piauí 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Ceará 1.452 - 6.143 2.803,39 1.451,75 2.060,00 5.071,42 6.142,66
Espírito Santo 1.450 - 2.001 1.530,86 1.450,00 1.510,00 1.652,33 2.001,36
Pará 1.412 - 2.843 1.650,12 1.412,00 1.456,00 2.347,33 2.843,16
Goiás 1.412 - 3.110 1.763,46 1.412,00 1.550,00 2.567,33 3.109,63
Amazonas 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Paraíba 1.415 - 2.252 1.519,09 1.415,00 1.420,00 1.859,50 2.252,28
Alagoas 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Rondônia 1.412 - 2.326 1.526,29 1.412,00 1.485,00 1.920,00 2.325,56
Sergipe 1.440 - 1.831 1.454,40 1.440,00 1.440,00 1.512,00 1.831,38


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;

  • Atividades

    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • demonstrar paciência;
    • operar equipamentos específicos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • escolher meio de registro (mídia);
    • demonstrar criatividade;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • lidar com imprevistos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • analisar ambiente de gravação;
    • configurar sistemas de gravação;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • organizar repertório;
    • equalizar registros sonoros;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • identificar público alvo;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • definir mapa de palco e input list;
    • gerar master;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • orçar evento;
    • interagir com áreas afins;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • adequar repertório ao público;
    • inserir áudio descrição;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • sugerir fornecedores;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • passar o som (sound check);
    • selecionar estilos musicais;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • mapear pistas de gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • demonstrar concentração;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • trabalhar com precisão;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • interagir com o público;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • gerenciar repertório;
    • discutir briefing do evento;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • analisar sinais de áudio;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • divulgar trabalho;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • selecionar repertório;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • participar de reunião com área de produção;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • editar registros sonoros;
    • cumprir roteiro do evento;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • definir padrões de sincronismo;
    • conduzir a pista;
    • embalar equipamentos;
    • selecionar registros sonoros;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • mixar banda musical;
    • trabalhar sob pressão;
    • orientar microfonista e assistente;
    • mixar músicas;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • limpar equipamentos;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • demonstrar iniciativa;


    Setores que mais contratam Operador de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de rádio
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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