Salário para o cargo de Operador de estúdio de gravação de áudio
CBO 3731-20 > Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

Operador de estúdio de gravação de áudio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos de uma emissora de rádio e televisão, organizam e executam a grade de programação da emissora, tratam áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas) e manipulam áudio e vídeo. Conferem a qualidade técnica do conteúdo gravado e gerado além de administrar o tráfego de sinal. No exercício das atividades mobilizam capacidades de administrar o tempo, além de capacidades comunicativas para interagir com as equipes técnica, de programação e comercial.

Quanto ganha um Operador de estúdio de gravação de áudio

Um Operador de estúdio de gravação de áudio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.487,08 e R$ 8.798,82, com a média salarial de R$ 3.333,36 e o salário mediana em R$ 2.685,47 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio de gravação de áudio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.333,36 40.000,35 833,34 18,22
1º Quartil 1.487,08 17.844,91 371,77 8,13
Salário Mediana 2.685,47 32.225,64 671,37 14,67
3º Quartil 6.710,36 80.524,27 1.677,59 36,67
Teto Salarial 8.798,82 105.585,84 2.199,71 48,08


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de emissoras de rádio, sistemas de televisão e de produtoras de vídeo
        • Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 3.058 - 10.332 5.111,88 3.057,59 5.061,00 8.530,39 10.332,26
Osasco - SP 1.500 - 3.757 2.083,03 1.500,00 2.000,00 3.101,79 3.756,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.058 - 10.332 5.111,88 3.057,59 5.061,00 8.530,39 10.332,26
São Paulo 1.500 - 3.757 2.083,03 1.500,00 2.000,00 3.101,79 3.756,98


Principais locais de trabalho

Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais atuam em estações de rádio, emissoras de televisão e em atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham a céu aberto, em ambientes fechados ou em veículos, em rodízio de turnos ou em horários irregulares. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas a ruídos, a pressão de tempo e à radiação que podem conduzir a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

O exercício das ocupações requer formação contínua no interior de emissoras de rádio e de televisão, para obtenção do conhecimento tácito vinculado ao conjunto de equipamentos a operar, em processo de constante mudança. O desempenho pleno das atividades ocorre com experiência de um a dois anos. A escolaridade requerida é o 2º grau completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio de gravação de áudio

Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais devem:

  • comunicar-se;
  • manipular Áudio e vídeo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conferir qualidade técnica do conteúdo;
  • checar funcionamento dos equipamentos;
  • administrar tráfego de sinal;
  • tratar Áudio;
  • organizar grade de programação;
  • executar grade de programação;

  • Atividades

    • ajustar grade de programação;
    • monitorar qualidade técnica do sinal;
    • gravar conteúdo;
    • checar roteiro de exibição;
    • avaliar material recebido;
    • montar playlist com conteúdos para exibição;
    • administrar horário;
    • separar equipamentos e materiais;
    • instruir auxiliares (iluminação, áudio e caboman);
    • gravar áudio;
    • conferir material captado;
    • verificar referências de tempo;
    • elaborar texto para exibição de caracteres;
    • acionar manutenção;
    • checar sinal;
    • receber notificação de mudança na programação;
    • realizar checklist dos equipamentos e sistemas;
    • preparar equipamentos e recursos do cenário;
    • coordenar horários de exibição de programas e comerciais;
    • distribuir áudio;
    • trabalhar em equipe;
    • editar áudio (trilha sonora, música, vinheta, comercial, chamada promocional);
    • arquivar conteúdo final;
    • divulgar audiência;
    • instalar microfones, cabos, câmeras e iluminação;
    • canalizar sinais;
    • ajustar níveis e/ou padrões de vídeo;
    • checar playlist;
    • alterar playlist;
    • criar enquadramentos e/ou movimentos de câmeras;
    • sequenciar playlist;
    • demonstrar capacidade de concentração;
    • emitir parecer técnico;
    • nivelar modulação;
    • demonstrar sensibilidade;
    • executar alteração no roteiro de programas;
    • verificar agenda de rotina de trabalho;
    • monitorar audiência;
    • sonorizar vídeos, vinhetas e comerciais;
    • administrar intercomunicação entre pontos receptivos de geração de sinal;
    • coordenar tempo de exibição de programas ao vivo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • selecionar sinais para atender produtos;
    • organizar conteúdo de exibição, edição e gravação;
    • realizar manutenção primária;
    • monitorar qualidade de áudio e vídeo;
    • configurar equipamentos audiovisuais;
    • verificar configuração dos equipamentos;
    • demonstrar acuidade visual;
    • apresentar sugestões sobre a grade de programação da emissora;
    • conduzir programação de acordo com horário estabelecido pela emissora;
    • inserir logo, grafismo, marca d'água e caracteres;
    • testar equipamentos;
    • registrar medidas e/ou ocorrências;
    • receber material;
    • demonstrar capacidade de iniciativa;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar dedicação;
    • captar áudio;
    • demonstrar criatividade;
    • sincronizar programação com a da rede;
    • interagir com áreas afins;
    • adequar formato do material para veiculação;
    • digitar caracteres;
    • acionar sistema de contingência e/ou redundância;
    • posicionar microfones, cabos, câmeras e iluminação;
    • monitorar sinais de entrada e saída;
    • selecionar trilhas sonoras;
    • alinhar equipamento de transmissão e/ou recepção;
    • comunicar roteiros de exibição aos departamentos afins;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • acompanhar execução da grade de programação;
    • checar caracteres e grafismos antes de serem exibidos;
    • informar afiliadas sobre grade de programação (tempo e/ou horário de exibição de programas, configuração dos intervalos);
    • conectar/desconectar a linha do ouvinte;
    • operar sistemas de exibição (mesa, vt, computadores e playlist);
    • ligar/desligar equipamentos;
    • monitorar instrumentos de indicadores de mau funcionamento dos sistemas e equipamentos;
    • monitorar recursos de acessibilidade (closed caption, libras e audiodescrição);
    • mixar áudio;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • masterizar produto;
    • elaborar relatórios;
    • selecionar sinais para atender a grade de programação;
    • administrar intercomunicação entre pontos receptores de geração de sinal;
    • sincronizar referências de tempo;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • divulgar grade de programação para diferentes mídias;
    • gerar conteúdo;
    • relatar ocorrências;
    • selecionar imagens;
    • checar conteúdos a serem exibidos;
    • afinar roteiro de exibição;
    • comutar equipamentos de transmissão e/ou recepção;
    • consolidar roteiro de exibição;
    • editar programas;
    • detectar problemas;
    • planejar mídia;
    • adicionar áudios especiais;
    • demonstrar raciocínio lógico;

    Setores que mais contratam Operador de estúdio de gravação de áudio no mercado de trabalho

    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de rádio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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