Salário para o cargo de Modelo de editorial de moda
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo de editorial de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo de editorial de moda

Um Modelo de editorial de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.698,94 e R$ 4.663,95, com a média salarial de R$ 2.359,76 e o salário mediana em R$ 1.930,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo de editorial de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.359,76 28.317,09 589,94 11,45
1º Quartil 1.698,94 20.387,25 424,73 8,24
Salário Mediana 1.930,00 23.160,00 482,50 9,36
3º Quartil 3.556,92 42.683,09 889,23 17,26
Teto Salarial 4.663,95 55.967,35 1.165,99 22,63


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.800 - 5.884 3.413,47 1.800,00 3.486,00 4.857,50 5.883,55
Recife - PE 1.885 - 2.422 1.923,00 1.885,00 1.885,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.643 - 5.537 3.030,56 1.642,67 3.248,00 4.571,67 5.537,34
Pernambuco 1.885 - 2.422 1.923,00 1.885,00 1.885,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo de editorial de moda

Modelos devem:

  • desfilar coleções de moda;
  • comunicar-se;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • preparar-se para o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • demonstrar desinibição;
    • montar curriculum vitae;
    • testar maquiagem e penteado;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • cultivar a paciência;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • atualizar material de apresentação;
    • condicionar forma física;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • provocar empatia;
    • improvisar quando necessário;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • cultivar ética profissional;
    • negociar preços de trabalho;
    • atuar como dublê de corpo;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • demonstrar disciplina;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • permanecer disponível para o teste;
    • demonstrar fotogenia;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • transmitir imagem idônea;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • participar de ´show de moda´;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • demonstrar carisma;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • parar em pose estudada;
    • definir um plano de carreira;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • agir com naturalidade;
    • testar produtos;
    • executar a ação proposta;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • realizar o teste;
    • avaliar propostas recebidas;
    • contratar assessoria de marketing;
    • analisar contratos de trabalho;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • manter-se atualizado;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • testar iluminação;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • desenvolver resistência muscular;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • gerenciar o tempo;


    Setores que mais contratam Modelo de editorial de moda no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Marketing direto
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de joalheria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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