Salário para o cargo de Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores)
CBO 9144-25 > Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Quanto ganha um Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores)

Um Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.801,32 e R$ 4.609,97, com a média salarial de R$ 2.489,56 e o salário mediana em R$ 2.280,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.489,56 29.874,73 622,39 11,40
1º Quartil 1.801,32 21.615,88 450,33 8,25
Salário Mediana 2.280,00 27.360,00 570,00 10,44
3º Quartil 3.515,76 42.189,09 878,94 16,11
Teto Salarial 4.609,97 55.319,60 1.152,49 21,12


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.769 - 5.270 2.968,37 1.768,99 3.000,00 4.351,04 5.270,11
Rio de Janeiro - RJ 1.571 - 4.285 2.595,54 1.571,09 2.688,00 3.538,04 4.285,38
Belo Horizonte - MG 1.472 - 3.913 2.243,71 1.471,53 2.100,00 3.230,60 3.913,00
Curitiba - PR 1.821 - 4.531 2.633,00 1.820,80 2.500,00 3.740,56 4.530,68
Goiânia - GO 1.560 - 4.379 2.431,42 1.560,16 2.200,00 3.615,17 4.378,80
Três Lagoas - MS 1.668 - 4.492 2.598,69 1.667,92 2.507,00 3.708,80 4.492,21
Contagem - MG 1.684 - 4.042 2.410,54 1.683,60 2.335,00 3.336,72 4.041,54
Ribeirão Preto - SP 2.045 - 4.666 2.975,37 2.044,53 3.008,00 3.852,17 4.665,86
Uberlândia - MG 1.559 - 4.017 2.307,40 1.559,19 2.150,00 3.316,07 4.016,52
Rio Verde - GO 1.528 - 4.180 2.294,12 1.527,97 2.100,00 3.451,09 4.180,07
Ponta Grossa - PR 1.704 - 3.209 2.084,15 1.703,69 2.005,00 2.649,72 3.209,41
Campinas - SP 1.860 - 4.882 2.925,45 1.859,59 2.979,00 4.030,85 4.882,28
Guarulhos - SP 2.037 - 5.504 3.170,70 2.037,05 3.000,00 4.544,25 5.504,13
Rondonópolis - MT 1.488 - 4.247 2.295,96 1.487,65 2.000,00 3.506,00 4.246,58
Campo Grande - MS 1.514 - 3.978 2.194,77 1.513,57 1.908,00 3.284,22 3.977,94
Brasília - DF 1.469 - 4.082 2.269,44 1.469,07 1.988,00 3.370,54 4.082,50
Itajaí - SC 1.831 - 5.174 2.858,21 1.830,82 2.617,50 4.271,94 5.174,30
Porto Alegre - RS 1.756 - 4.557 2.595,06 1.756,47 2.464,00 3.762,44 4.557,18
Jundiaí - SP 1.938 - 4.664 2.803,16 1.937,62 2.664,00 3.850,34 4.663,65
Maringá - PR 1.767 - 4.290 2.438,29 1.767,05 2.100,00 3.542,10 4.290,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.772 - 4.863 2.768,01 1.772,42 2.638,00 4.014,71 4.862,74
Minas Gerais 1.486 - 4.129 2.303,97 1.486,25 2.118,00 3.409,00 4.129,08
Paraná 1.709 - 4.252 2.407,74 1.708,56 2.135,00 3.510,09 4.251,52
Santa Catarina 1.734 - 4.701 2.557,72 1.734,21 2.235,00 3.880,91 4.700,67
Rio Grande do Sul 1.703 - 4.403 2.437,35 1.703,01 2.100,00 3.634,74 4.402,50
Goiás 1.523 - 4.708 2.486,98 1.523,16 2.200,00 3.887,12 4.708,20
Rio de Janeiro 1.569 - 4.224 2.494,14 1.569,20 2.487,00 3.487,50 4.224,17
Mato Grosso 1.516 - 4.996 2.555,68 1.516,26 2.200,00 4.125,00 4.996,33
Mato Grosso do Sul 1.607 - 4.900 2.700,37 1.606,78 2.576,00 4.045,21 4.899,68
Bahia 1.434 - 3.629 2.090,19 1.434,16 1.989,00 2.996,51 3.629,46
Espírito Santo 1.474 - 4.057 2.256,14 1.473,75 2.078,00 3.349,82 4.057,40
Pará 1.463 - 3.804 2.148,27 1.462,99 1.945,00 3.140,21 3.803,52
Pernambuco 1.452 - 3.460 2.064,26 1.451,71 2.053,00 2.857,01 3.460,50
Ceará 1.477 - 4.067 2.309,45 1.476,86 2.233,00 3.358,10 4.067,43
Maranhão 1.469 - 4.178 2.316,81 1.468,95 2.140,00 3.449,21 4.177,78
Rondônia 1.468 - 4.054 2.116,82 1.467,95 1.721,50 3.346,92 4.053,89
Distrito Federal 1.469 - 4.082 2.269,44 1.469,07 1.988,00 3.370,54 4.082,50
Amazonas 1.592 - 4.236 2.549,78 1.591,79 2.561,00 3.497,03 4.235,71
Sergipe 1.431 - 3.594 2.027,21 1.430,86 1.851,00 2.967,15 3.593,90
Alagoas 1.433 - 3.220 1.925,90 1.432,82 1.709,00 2.658,70 3.220,29
Tocantins 1.441 - 4.079 2.137,92 1.441,27 1.709,00 3.367,90 4.079,30
Paraíba 1.438 - 3.392 2.022,80 1.437,72 1.989,00 2.800,11 3.391,58
Piauí 1.416 - 3.611 1.910,93 1.416,03 1.551,00 2.981,53 3.611,32
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.385 1.938,64 1.412,00 1.698,00 2.794,79 3.385,13
Amapá 1.421 - 3.958 2.278,82 1.420,63 2.237,00 3.267,50 3.957,69
Acre 1.412 - 3.630 2.045,22 1.412,00 2.000,00 2.996,91 3.629,95
Roraima 1.476 - 3.407 2.064,72 1.475,50 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores)

Mecânicos de manutenção de veículos automotores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano de manutenção;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;

  • Atividades

    • trocar rolamentos de rodas;
    • realizar manutenção do compressor de ar;
    • desmontar o motor;
    • testar sistema de transmissão no veículo;
    • remover o motor do veículo;
    • manter relacionamento interpessoal;
    • coordenar braços e pernas;
    • substituir braços do sistema;
    • sangrar sistema de freios;
    • remover sistemas de transmissão;
    • orçar serviços manuais e por computador;
    • trabalhar com atenção seletiva;
    • limpar filtros de transmissão;
    • verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
    • ajustar válvulas no motor;
    • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
    • identificar tipos de transmissão e funcionamento;
    • realizar o trabalho de modo eficiente;
    • trocar mangueiras, correias e polias;
    • orientar o cliente no uso correto do veículo;
    • trocar componentes da unidade hidráulica;
    • trocar componentes eletroeletrônicos;
    • reparar bomba d'água;
    • substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.);
    • reparar sistema elétrico;
    • testar desempenho do motor em dinamômetro;
    • lubrificar articulações da suspensão;
    • preencher requisição de material;
    • reparar válvulas pneumáticas;
    • regular freios;
    • instalar motor no veículo;
    • trocar buchas;
    • testar motor no veículo;
    • desmontar sistema de transmissão;
    • trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
    • efetuar limpeza geral;
    • manter-se atualizado profissionalmente;
    • ajustar componentes pneumáticos;
    • trocar válvula injetora;
    • regular altura da suspensão;
    • balancear rodas;
    • identificar o trabalho a ser realizado;
    • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
    • trabalhar com responsabilidade;
    • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
    • regular sistema de ignição e injeção;
    • vestir equipamentos de proteção individual;
    • cumprir compromissos assumidos;
    • reparar sistema de arrefecimento;
    • montar motor;
    • ajustar cubos de rodas;
    • interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
    • alinhar sistema de direção;
    • trocar filtros e lubrificantes;
    • trocar amortecedores;
    • trocar sistema de embreagem;
    • selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
    • testar circuitos eletroeletrônicos;
    • trocar fluidos hidráulicos;
    • reparar unidade hidráulica;
    • trabalhar em equipe;
    • trocar peças do sistema de escapamento;
    • trocar molas;
    • interpretar desenhos e normas técnicas;
    • comunicar-se com clareza verbal e por escrito;
    • consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
    • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
    • trocar tensores;
    • enviar peças para retificação;
    • trocar terminais esféricos (pivôs);
    • identificar áreas de risco;
    • verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
    • trocar vedantes de óleo e água;
    • substituir agregados da suspensão;
    • trocar radiadores;
    • testar válvulas injetoras;
    • ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos;
    • conferir peças no recebimento;
    • reparar bomba hidráulica da direção;
    • trocar válvulas pneumáticas;
    • substituir óleo de amortecedores;
    • avaliar satisfação do cliente;
    • trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
    • reparar válvula injetora (diesel);
    • reparar caixa de direção;
    • preencher ordem de serviço;
    • reparar sistema de escapamento;
    • realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento;
    • demonstrar destreza manual;
    • testar estanqueidade do sistema de alimentação;
    • substituir bolsas de ar;
    • identificar sons no ambiente;
    • efetuar ajustes de montagem na transmissão;
    • reparar carburadores;
    • realizar teste de emissão de poluentes;
    • instalar sistemas de transmissão no veículo;
    • demonstrar orientação espacial;
    • reparar bomba de combustível;
    • trocar sensores térmicos;
    • efetuar testes hidráulicos e pneumáticos;
    • reparar sistema de sobrealimentação;
    • descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais;
    • estimar tempo de execução;
    • controlar dimensional das peças;
    • confirmar plano de manutenção com o cliente;
    • realizar manutenção da bomba hidráulica;
    • manter o local de trabalho organizado;
    • trocar peças com defeito de fabricação;
    • testar pressão de alimentação e vazão;
    • reparar bomba injetora;
    • drenar filtros da linha de alimentação;
    • reparar chassis;
    • reparar sistema de carga e partida;
    • interpretar diagramas eletroeletrônicos;


    Setores que mais contratam Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores) no mercado de trabalho

    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Fabricação de álcool




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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