Salário para o cargo de Lavador de peças
CBO 9921-20 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Lavador de peças - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Lavador de peças

Um Lavador de peças trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.525,21 e R$ 2.752,51, com a média salarial de R$ 1.758,98 e o salário mediana em R$ 1.717,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Lavador de peças

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.758,98 21.107,79 439,75 8,04
1º Quartil 1.525,21 18.302,58 381,30 6,97
Salário Mediana 1.717,00 20.604,00 429,25 7,85
3º Quartil 2.099,18 25.190,14 524,79 9,59
Teto Salarial 2.752,51 33.030,06 688,13 12,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiânia - GO 1.412 - 2.372 1.627,03 1.412,00 1.550,00 1.958,38 2.372,05
Curitiba - PR 1.544 - 2.435 1.745,68 1.544,41 1.724,50 2.010,19 2.434,80
Rio de Janeiro - RJ 1.440 - 2.009 1.500,96 1.439,81 1.443,00 1.658,87 2.009,27
Belo Horizonte - MG 1.487 - 2.112 1.619,12 1.487,36 1.638,00 1.743,88 2.112,24
São Paulo - SP 1.493 - 2.582 1.794,86 1.493,41 1.800,00 2.131,63 2.581,89
Maringá - PR 1.864 - 2.702 2.031,26 1.864,00 2.050,00 2.231,00 2.702,25
Contagem - MG 1.453 - 2.306 1.626,50 1.452,75 1.568,50 1.903,94 2.306,11
Santo André - SP 1.456 - 2.402 1.657,34 1.456,11 1.590,00 1.983,29 2.402,22
Campo Grande - MS 1.437 - 2.242 1.616,44 1.437,33 1.600,00 1.851,33 2.242,39
Guarulhos - SP 1.550 - 2.741 1.830,05 1.550,00 1.752,00 2.263,09 2.741,12
Sumaré - SP 1.741 - 2.665 1.943,88 1.740,69 1.842,00 2.200,20 2.664,95
São José do Rio Preto - SP 1.720 - 2.636 2.001,34 1.720,04 2.033,00 2.176,00 2.635,64
Ponta Grossa - PR 1.643 - 2.623 1.879,02 1.643,00 1.801,00 2.165,80 2.623,28
Campinas - SP 1.476 - 2.462 1.767,83 1.475,60 1.846,00 2.033,05 2.462,49
Cascavel - PR 1.526 - 2.543 1.786,95 1.526,00 1.724,00 2.099,20 2.542,61
Lajeado - RS 1.723 - 2.270 1.793,50 1.723,29 1.770,00 1.873,77 2.269,57
São José dos Pinhais - PR 1.681 - 2.894 2.051,07 1.680,50 2.005,00 2.389,17 2.893,83
Várzea Grande - MT 1.479 - 2.130 1.605,85 1.478,50 1.650,00 1.758,67 2.130,15
Itajaí - SC 1.653 - 3.587 2.061,70 1.653,33 1.800,00 2.961,33 3.586,86
Assis - SP 1.675 - 3.764 2.166,92 1.675,00 1.905,50 3.107,83 3.764,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.519 - 2.751 1.859,46 1.518,89 1.822,96 2.271,65 2.751,49
Paraná 1.560 - 2.669 1.876,52 1.560,15 1.867,00 2.203,29 2.668,69
Minas Gerais 1.422 - 2.278 1.600,23 1.421,87 1.548,87 1.881,10 2.278,44
Santa Catarina 1.680 - 2.946 1.968,23 1.679,92 1.880,00 2.432,04 2.945,76
Goiás 1.412 - 2.369 1.625,84 1.412,00 1.584,00 1.955,50 2.368,55
Rio Grande do Sul 1.633 - 2.574 1.849,90 1.632,93 1.800,00 2.125,41 2.574,36
Rio de Janeiro 1.436 - 2.166 1.556,21 1.436,14 1.496,00 1.787,96 2.165,63
Mato Grosso 1.428 - 2.832 1.747,49 1.427,77 1.531,00 2.338,36 2.832,29
Mato Grosso do Sul 1.447 - 2.368 1.663,78 1.447,09 1.650,00 1.955,37 2.368,41
Espírito Santo 1.425 - 2.024 1.505,37 1.425,12 1.450,00 1.670,65 2.023,54
Pernambuco 1.412 - 1.942 1.472,86 1.412,00 1.430,00 1.603,09 1.941,71
Bahia 1.412 - 2.496 1.607,37 1.412,00 1.500,00 2.060,50 2.495,74
Rondônia 1.440 - 2.120 1.562,97 1.439,88 1.506,00 1.750,00 2.119,65
Pará 1.412 - 2.337 1.563,64 1.412,00 1.473,00 1.929,67 2.337,27
Distrito Federal 1.420 - 1.896 1.465,41 1.420,00 1.428,18 1.565,40 1.896,06
Ceará 1.412 - 2.095 1.523,32 1.412,00 1.452,00 1.729,25 2.094,52
Tocantins 1.412 - 1.817 1.455,82 1.412,00 1.463,00 1.500,00 1.816,85
Piauí 1.412 - 2.092 1.487,50 1.412,00 1.424,00 1.727,00 2.091,79
Roraima 1.412 - 2.164 1.532,62 1.412,00 1.412,00 1.786,67 2.164,06
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.736 1.420,40 1.412,00 1.412,00 1.433,00 1.735,69
Paraíba 1.412 - 1.829 1.460,75 1.412,00 1.460,00 1.510,00 1.828,96
Maranhão 1.412 - 1.800 1.424,33 1.412,00 1.412,00 1.486,00 1.799,89
Amazonas 1.419 - 1.967 1.579,17 1.419,00 1.624,00 1.624,00 1.967,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Lavador de peças

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • trocar pneus;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • ressulcar pneus;
  • lavar chassi;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • prestar socorro a veículos;
  • lavar peças;
  • realizar alinhamento;
  • reparar câmara de ar;

  • Atividades

    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • demonstrar senso de observação;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • inspecionar pneu;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • escovar roda e friso da roda;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • colocar câmara no pneu;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • erguer veículos;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • trabalhar com segurança;
    • preparar produto (desengraxante);
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • passar cola no local do furo;
    • examinar pneu;
    • limpar parte interna do pneu;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • realizar rodízio de pneus;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • verificar freios;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • demonstrar pontualidade;
    • fixar manchão no pneu;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • verificar óleo do compressor;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • localizar furo;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • retirar pneu da roda;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar ovalação da roda;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • retirar cônicos e porcas;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • retirar núcleo de válvula;
    • retirar friso;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • verificar vazamentos;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • fixar rodas com parafusos;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • afrouxar porcas;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • calibrar pneu;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • trabalhar em equipe;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • retirar agulha do refil;
    • fixar borracha de ligação;
    • demonstrar eficiência;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • descolar talões do pneu;
    • limpar lado externo do pneu;
    • secar câmara de ar;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • escarear local do remendo;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • receber peças desmontadas;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • demonstrar paciência;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • demonstrar responsabilidade;
    • trocar água de caixa d'água;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • remover resíduos;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • levantar informações sobre o local;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • centralizar rodas raiadas;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • esgotar água do compressor;
    • limpar ferramentas;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • verificar condições do pneu;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • retirar objeto perfurante;
    • assentar friso na roda;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • manter calibragem dos pneus;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • participar em reuniões da cipa;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • sinalizar pista;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • vulcanizar pneu;
    • controlar as peças;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • demonstrar educação;
    • apertar porcas em sentido x;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • separar pneus por medidas;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • medir alinhamento do chassi;
    • consultar ficha do pneu;
    • demonstrar senso de humor;
    • descontaminar local do conserto;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • fixar válvula na câmara;
    • marcar pneu;


    Setores que mais contratam Lavador de peças no mercado de trabalho

    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores
    • Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua