Salário para o cargo de Lavador de peças
CBO 9921-20 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Lavador de peças - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Lavador de peças

Um Lavador de peças trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,52 e R$ 2.140,29, com a média salarial de R$ 1.343,55 e o salário mediana em R$ 1.291,86 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Lavador de peças

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.343,55 16.122,63 335,89 6,18
1º Quartil 1.147,52 13.770,20 286,88 5,28
Salário Mediana 1.291,86 15.502,32 322,97 5,94
3º Quartil 1.632,27 19.587,30 408,07 7,51
Teto Salarial 2.140,29 25.683,46 535,07 9,85


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.223 - 1.916 1.350,53 1.223,10 1.270,00 1.581,87 1.916,00
São Paulo - SP 1.135 - 2.095 1.388,52 1.134,68 1.332,00 1.729,75 2.095,12
Goiânia - GO 1.057 - 1.761 1.202,70 1.057,49 1.138,50 1.454,26 1.761,44
Parauapebas - PA 1.071 - 1.562 1.143,98 1.071,40 1.095,78 1.289,70 1.562,12
Sumaré - SP 1.362 - 1.928 1.453,59 1.361,75 1.448,23 1.591,68 1.927,89
Santo André - SP 1.188 - 2.215 1.397,22 1.187,56 1.240,80 1.828,60 2.214,86
Brusque - SC 1.475 - 2.099 1.552,00 1.475,20 1.500,00 1.732,78 2.098,80
Campo Grande - MS 1.052 - 1.649 1.152,49 1.051,89 1.100,00 1.361,26 1.648,80
Rio de Janeiro - RJ 1.068 - 1.905 1.261,03 1.068,25 1.189,50 1.573,09 1.905,37
Jundiaí - SP 1.309 - 1.801 1.360,56 1.308,74 1.329,00 1.487,33 1.801,50
Vespasiano - MG 1.107 - 1.402 1.136,65 1.106,81 1.157,73 1.157,73 1.402,28
Chapeco - SC 1.380 - 2.448 1.631,56 1.380,02 1.506,51 2.020,86 2.447,72
Belo Horizonte - MG 1.131 - 1.780 1.250,60 1.131,47 1.200,00 1.469,32 1.779,69
Brasília - DF 1.054 - 1.499 1.104,01 1.054,42 1.054,42 1.237,97 1.499,46
Maringá - PR 1.442 - 2.029 1.547,49 1.442,29 1.551,00 1.674,93 2.028,73
Rondonópolis - MT 1.151 - 1.933 1.335,43 1.150,76 1.215,25 1.595,83 1.932,92
Cuiabá - MT 1.104 - 1.531 1.150,17 1.104,17 1.118,50 1.263,66 1.530,58
Imperatriz - MA 1.045 - 1.272 1.046,32 1.045,00 1.045,00 1.050,53 1.272,44
Contagem - MG 1.105 - 1.822 1.259,07 1.104,79 1.224,00 1.504,62 1.822,43
Criciúma - SC 1.288 - 2.052 1.483,22 1.288,35 1.505,09 1.693,86 2.051,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.175 - 2.178 1.447,74 1.175,35 1.400,00 1.798,53 2.178,43
Paraná 1.209 - 1.999 1.416,20 1.209,34 1.420,00 1.650,03 1.998,56
Minas Gerais 1.066 - 1.938 1.247,50 1.066,28 1.157,73 1.600,19 1.938,20
Santa Catarina 1.286 - 2.097 1.479,21 1.285,58 1.450,00 1.731,39 2.097,11
Mato Grosso 1.070 - 1.801 1.210,91 1.070,05 1.127,00 1.486,98 1.801,08
Rio Grande do Sul 1.211 - 2.139 1.448,86 1.211,07 1.395,30 1.766,23 2.139,31
Goiás 1.047 - 1.658 1.171,34 1.046,90 1.138,15 1.368,99 1.658,17
Rio de Janeiro 1.056 - 1.816 1.238,71 1.056,18 1.194,00 1.499,21 1.815,89
Mato Grosso do Sul 1.059 - 1.835 1.221,01 1.058,89 1.130,00 1.515,37 1.835,47
Pará 1.071 - 1.575 1.146,84 1.071,40 1.095,78 1.300,65 1.575,38
Rondônia 1.073 - 1.566 1.164,14 1.072,50 1.128,00 1.292,95 1.566,06
Distrito Federal 1.054 - 1.499 1.104,01 1.054,42 1.054,42 1.237,97 1.499,46
Bahia 1.061 - 1.589 1.176,14 1.060,80 1.150,22 1.312,06 1.589,21
Espírito Santo 1.064 - 1.561 1.142,52 1.063,54 1.111,46 1.288,95 1.561,21
Maranhão 1.045 - 1.373 1.065,12 1.045,00 1.045,00 1.133,54 1.372,98
Ceará 1.064 - 1.673 1.176,72 1.064,24 1.146,25 1.381,44 1.673,25
Pernambuco 1.049 - 1.369 1.075,68 1.049,32 1.053,63 1.130,44 1.369,22
Tocantins 1.088 - 1.843 1.222,65 1.087,68 1.180,85 1.521,97 1.843,46
Amazonas 1.165 - 2.802 2.149,27 1.164,59 2.313,38 2.313,38 2.802,04
Sergipe 1.602 - 2.625 2.072,83 1.601,96 2.167,00 2.167,00 2.624,74
Acre 1.045 - 1.423 1.133,13 1.045,00 1.150,00 1.175,15 1.423,38
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.453 1.105,83 1.045,00 1.082,50 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Lavador de peças

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • lavar chassi;
  • reparar câmara de ar;
  • prestar socorro a veículos;
  • lavar peças;
  • trocar pneus;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • ressulcar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar alinhamento;

  • Atividades

    • apertar porcas em sentido x;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • descolar talões do pneu;
    • centralizar rodas raiadas;
    • assentar friso na roda;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • preparar produto (desengraxante);
    • posicionar macaco na base do carro;
    • colocar câmara no pneu;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • retirar friso;
    • retirar cônicos e porcas;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • fixar borracha de ligação;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • receber peças desmontadas;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • separar pneus por medidas;
    • demonstrar pontualidade;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • escarear local do remendo;
    • demonstrar senso de observação;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • consultar ficha do pneu;
    • limpar parte interna do pneu;
    • marcar pneu;
    • manter calibragem dos pneus;
    • sinalizar pista;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • limpar lado externo do pneu;
    • demonstrar senso de humor;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • afrouxar porcas;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar ovalação da roda;
    • demonstrar educação;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • vulcanizar pneu;
    • limpar ferramentas;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • calibrar pneu;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • trabalhar em equipe;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • controlar as peças;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • fixar válvula na câmara;
    • secar câmara de ar;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • retirar agulha do refil;
    • retirar pneu da roda;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • erguer veículos;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • demonstrar paciência;
    • levantar informações sobre o local;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • descontaminar local do conserto;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • demonstrar responsabilidade;
    • verificar vazamentos;
    • trocar água de caixa d'água;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • realizar rodízio de pneus;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • aparar refil rente ao pneu;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • retirar objeto perfurante;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • passar cola no local do furo;
    • retirar núcleo de válvula;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • escovar roda e friso da roda;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • trabalhar com segurança;
    • verificar condições do pneu;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • participar em reuniões da cipa;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • verificar freios;
    • fixar rodas com parafusos;
    • inspecionar pneu;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • localizar furo;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • remover resíduos;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • verificar óleo do compressor;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • esgotar água do compressor;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • examinar pneu;
    • medir alinhamento do chassi;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • fixar manchão no pneu;


    Setores que mais contratam Lavador de peças no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores
    • Atividades de limpeza
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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