Salário para o cargo de Kyôshi (mestre)
CBO 2631-05 > Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados

Kyôshi (mestre) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam liturgias, celebrações, cultos e ritos, dirigem e administram comunidades, formam pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições, orientam pessoas, realizam ação social junto à comunidade, pesquisam a doutrina religiosa, transmitem ensinamentos religiosos, praticam vida contemplativa e meditativa, preservam a tradição e, para isso, é essencial o exercício contínuo de competências pessoais específicas.

Quanto ganha um Kyôshi (mestre)

Um Kyôshi (mestre) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,33 e R$ 11.679,28, com a média salarial de R$ 3.567,12 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Kyôshi (mestre)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.567,12 42.805,49 891,78 18,34
1º Quartil 1.122,33 13.467,98 280,58 5,77
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,28
3º Quartil 8.907,12 106.885,41 2.226,78 45,80
Teto Salarial 11.679,28 140.151,36 2.919,82 60,06


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Membros de cultos religiosos
        • Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.352 - 15.035 5.220,82 1.351,88 3.091,85 12.412,70 15.034,64
Anápolis - GO 1.045 - 2.445 1.302,69 1.045,00 1.045,00 2.018,98 2.445,45
Brasília - DF 2.199 - 6.606 3.605,11 2.199,10 3.218,72 5.453,66 6.605,64
Rio de Janeiro - RJ 1.147 - 21.876 5.463,85 1.147,34 2.281,29 18.060,95 21.875,96
Goiânia - GO 1.047 - 7.136 2.400,02 1.046,67 1.575,76 5.891,18 7.135,58
Belém - PA 1.100 - 3.442 1.746,01 1.100,00 1.584,23 2.842,11 3.442,44
Manaus - AM 1.045 - 3.622 1.927,33 1.045,00 1.642,94 2.990,66 3.622,37
Santos - SP 1.614 - 2.337 1.804,12 1.614,12 1.850,00 1.929,74 2.337,36
Salvador - BA 1.329 - 18.943 5.213,38 1.328,63 1.882,98 15.639,41 18.942,92
Recife - PE 1.090 - 4.249 1.883,15 1.090,13 1.527,72 3.508,36 4.249,43
Maringá - PR 1.281 - 7.267 3.347,28 1.281,00 4.000,00 6.000,00 7.267,38
Curitiba - PR 1.652 - 4.586 2.542,94 1.651,60 2.395,69 3.786,24 4.586,01
Campinas - SP 1.837 - 8.917 3.381,94 1.836,52 2.331,85 7.361,92 8.916,98
Belo Horizonte - MG 1.569 - 21.802 6.207,12 1.568,77 3.894,14 18.000,00 21.802,14
Porto Alegre - RS 1.747 - 21.024 6.421,77 1.747,10 3.205,50 17.357,43 21.023,84
Luís Eduardo Magalhaes - BA 1.306 - 5.138 2.785,75 1.306,25 3.064,50 4.242,00 5.138,04
Guarapuava - PR 1.200 - 11.247 4.644,20 1.200,00 1.811,00 9.286,00 11.247,48
São Luís - MA 1.045 - 2.804 1.543,32 1.045,00 1.429,00 2.315,03 2.804,03
Porto Velho - RO 1.132 - 4.191 2.030,00 1.131,50 2.090,00 3.460,00 4.190,86
Cuiabá - MT 1.202 - 2.617 1.636,73 1.202,26 1.500,00 2.160,50 2.616,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.353 - 12.877 4.400,39 1.352,59 2.500,00 10.631,67 12.877,40
Goiás 1.045 - 3.743 1.637,92 1.045,00 1.097,25 3.090,28 3.743,04
Paraná 1.289 - 7.537 2.958,24 1.289,01 2.200,00 6.222,75 7.537,18
Rio Grande do Sul 1.053 - 10.671 3.598,06 1.052,50 2.417,58 8.809,66 10.670,53
Santa Catarina 1.357 - 6.960 2.713,86 1.356,86 1.820,00 5.746,59 6.960,44
Rio de Janeiro 1.171 - 12.990 3.593,08 1.170,90 1.644,50 10.724,31 12.989,60
Minas Gerais 1.092 - 10.772 3.549,95 1.091,95 2.088,63 8.893,36 10.771,90
Distrito Federal 2.199 - 6.606 3.605,11 2.199,10 3.218,72 5.453,66 6.605,64
Bahia 1.240 - 59.472 12.255,08 1.240,24 1.965,24 49.100,48 59.471,97
Pará 1.051 - 3.468 1.644,62 1.051,32 1.249,00 2.863,02 3.467,78
Pernambuco 1.085 - 4.121 1.729,00 1.085,42 1.225,20 3.402,58 4.121,30
Amazonas 1.045 - 3.622 1.927,33 1.045,00 1.642,94 2.990,66 3.622,37
Mato Grosso 1.080 - 3.771 1.897,00 1.080,00 1.750,00 3.113,43 3.771,08
Mato Grosso do Sul 1.100 - 10.599 3.011,81 1.100,00 1.562,00 8.750,82 10.599,25
Ceará 1.073 - 2.659 1.521,66 1.072,50 1.188,65 2.195,04 2.658,69
Maranhão 1.045 - 4.719 1.924,99 1.045,00 1.429,00 3.895,83 4.718,75
Rondônia 1.116 - 4.582 2.253,19 1.115,75 2.090,00 3.782,94 4.582,00
Piauí 1.431 - 4.070 2.077,26 1.431,09 1.722,87 3.360,10 4.069,85
Espírito Santo 1.790 - 6.618 3.796,70 1.790,21 3.853,09 5.463,67 6.617,75
Paraíba 1.200 - 3.626 2.114,18 1.200,00 2.143,56 2.994,00 3.626,42


Principais locais de trabalho

Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados os profissionais podem desenvolver suas atividades como consagrados ou leigos, de forma profissional ou voluntária, em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros, aldeias indígenas, casas de culto etc. Também estão presentes em universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e associações religiosas, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas. Uma parte de suas práticas tem caráter subjetivo e pessoal e é desenvolvida individualmente, como a oração e as atividades meditativas e contemplativas , outra parte se dá em grupo, como a realização de celebrações, cultos etc. Nos últimos anos, em várias tradições, tem havido um movimento na direção da profissionalização dessas ocupações, para que possam se dedicar exclusivamente às tarefas religiosas em suas comunidades. Nesses casos, os profissionais são por elas mantidos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados

Nesta família ocupacional a formação depende da tradição religiosa e da ocupação. Naquelas tradições de transmissão oral, como as afro- brasileiras e indígenas, as ocupações não requerem nível especial de escolaridade formal. Já nas tradições baseadas em textos escritos, é desejável que Ministros(as) de culto e Missionários(as) tenham o superior completo. No caso dos(as) Teólogos(as), é esperado que tenham formação superior em Teologia não é incomum entre eles, porém, a presença de títulos de pós-graduação ou cursos equivalentes. Ascender a níveis superiores de estudo pode facilitar também a progressão das outras duas ocupações na carreira eclesiástica. Qualquer que seja a tradição religiosa, contudo, tanto ou mais que a formação, contam a fé e o chamamento individual para o serviço do divino.


Funções e atividades do Kyôshi (mestre)

Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados devem:

  • realizar ação social junto À comunidade;
  • praticar vida contemplativa e meditativa;
  • formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar pessoas;
  • dirigir e administrar comunidades;
  • realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos;
  • preservar a tradição;
  • pesquisar a doutrina religiosa;
  • transmitir ensinamentos religiosos;

  • Atividades

    • fazer direção espiritual;
    • transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição;
    • reintegrar socialmente pessoas;
    • consultar bibliotecas, videotecas etc;
    • zelar pela correta transmissão da tradição oral e escrita;
    • promover retiros espirituais;
    • realizar circuncisão;
    • professar a fé;
    • participar de atividades inter-religiosas;
    • organizar eventos culturais, esportivos e de lazer;
    • cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão;
    • ensinar o respeito à vida, à ecologia, à cosmologia;
    • transmitir ensinamentos esotéricos de acordo com os graus de iniciação;
    • abrir centros de estudo, prática, templos e igrejas;
    • realizar ipomri (culto à placenta);
    • preservar a natureza segundo a tradição;
    • criar conselhos administrativos;
    • iniciar neófitos na tradição religiosa;
    • avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem;
    • orientar sobre a lei islâmica (charia);
    • participar de diálogos inter e transdisciplinares;
    • realizar ações contra discriminação e exclusão;
    • celebrar arrependimentos;
    • celebrar eucaristia e serviços memoriais;
    • dirigir creches, asilos, escolas etc;
    • realizar bênçãos, consagrações e orações;
    • orientar a formação religiosa;
    • realizar rituais de cura (budistas, afro-brasileiros, evangélicos, indígenas - anonguerá);
    • apoiar comunidade com assistência médica e jurídica;
    • ensinar idioma original da tradição religiosa;
    • responder juridicamente pela entidade;
    • praticar concentração (plena atenção);
    • atuar em centros de pesquisa;
    • realizar trabalhos itinerantes;
    • ministrar crisma, confirmação e confissão;
    • sistematizar informações das tradições orais e escritas;
    • fazer visitas religiosas em diferentes locais;
    • estar aberto ao diálogo inter-religioso;
    • requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes;
    • ministrar unção dos enfermos;
    • pesquisar na tradição e nos textos sagrados;
    • divulgar resultados da pesquisa;
    • participar de assembleias, conselhos, sínodos, concílios;
    • respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais;
    • colaborar na manutenção de publicações, impressos, audiovisuais, digitais, etc;
    • participar de congressos, seminários especializados;
    • credenciar líderes religiosos;
    • assistir ao povo de rua;
    • realizar atividades religiosas e sociais fora do país ou do contexto cultural e religioso;
    • receber a revelação;
    • realizar oferendas e sacrifícios (animais);
    • proclamar os princípios bíblicos;
    • dar aulas;
    • preparar e ordenar monges budistas;
    • colaborar na manutenção de asilos, creches e outras atividades sociais;
    • dirigir assembleias, conselhos, sínodos, concílios;
    • buscar equilíbrio de vida;
    • realizar orações para cura;
    • prestar assessoria sobre questões éticas e religiosas;
    • adequar o ´ethos´ religioso às condições locais;
    • evocar ou despertar a memória ancestral;
    • orientar espiritualmente a comunidade;
    • resgatar valores cosmológicos indígenas através de encontros de líderes espirituais (ywyrajá);
    • promover a paz e a justiça;
    • dirigir centros de formação religiosa;
    • orientar religiosamente a comunidade;
    • aplicar oráculo sagrado;
    • atuar dentro ou fora dos templos (zona urbana ou rural);
    • consultar ancestrais, divindades e entidades para orientar pessoas;
    • ensinar ilahis (música mística sufi);
    • participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos;
    • coletar e distribuir ´sada kat´ (doação voluntária ou obrigatória);
    • zelar pelo espaço e objetos sagrados;
    • recrutar missionários;
    • elaborar material de ensino e difusão audiovisual, digital etc;
    • divulgar tradição;
    • celebrar casamentos;
    • preservar os rituais, cânticos e danças sagrados;
    • transmitir oralmente ensinamentos religiosos de acordo com degraus hierárquicos (respeitando segredo);
    • realizar estudos especializados sobre a doutrina religiosa;
    • ministrar penitências;
    • trabalhar e orar (leigos religiosos);
    • dar orientação pastoral;
    • exercer capelanias;
    • buscar recursos financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc);
    • conduzir a cerimônia do zikr;
    • meditar;
    • ensinar os sutras budistas;
    • realizar ritos, celebrações e festas;
    • realizar viagens a lugares sagrados das tradições;
    • manter com recursos próprios creches, asilos e outras atividades sociais;
    • proferir palestras;
    • fortalecer a fé através de atos, devoções e orações;
    • ordenar ministros religiosos;
    • disponibilizar espaços da comunidade religiosa;
    • dirigir estabelecimentos de ensino;
    • apoiar movimentos populares;
    • assessorar a comunidade religiosa e seus líderes;
    • sistematizar informações relativas aos textos sagrados;
    • fazer análise e interpretação da tradição e textos religiosos;
    • formar missionários;
    • traduzir literatura especializada;
    • criar entidades de apoio;
    • consultar ancestrais, entidades e/ou divindades espirituais para dirigir comunidades;
    • exercer espírito crítico sobre a tradução de textos sagrados;
    • transmitir o fundamento do axé;
    • organizar as pastorais;
    • opinar sobre assuntos polêmicos;
    • manter com recursos próprios publicações impressas, áudio visual etc;
    • aplicar leis canônica e eclesiástica;
    • fazer ou formar discípulos;
    • participar de diálogos inter-religiosos;
    • viver coerentemente com os ensinamentos;
    • atuar como missionário dentro ou fora do país;
    • manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas;
    • assistir aos dependentes de drogas químicas;
    • orar;
    • realizar investidura de líderes religiosos;
    • adequar leis religiosas ao ambiente sociocultural;
    • atuar em universidades (docência e pesquisa);
    • fazer aconselhamento espiritual e social;
    • buscar significado da tradição e textos sagrados para o contexto atual;
    • fazer aconselhamento pessoal e familiar;
    • jogar búzios para orientar pessoas;
    • ministrar batismos e cerimoniais de nascimento;
    • acolher pessoas vítimas das diversas formas de violência e de catástrofes ambientais;
    • estabelecer hierarquia da casa;
    • determinar cargos hierárquicos via oráculo;
    • elaborar estatutos e regimentos internos;
    • traduzir textos religiosos a partir dos originais;
    • estudar os valores humanos e princípios religiosos;
    • organizar campanhas assistenciais;
    • contemplar;
    • publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins;
    • ministrar ordenações;
    • traduzir e textualizar as tradições orais;
    • organizar fundo de ´zakat´para coleta e distribuição;
    • ensinar o alcorão;
    • fazer sermões, homilías e receitar o ifá;
    • receber palavras de inspiração;
    • registrar a memória religiosa;
    • zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição;
    • organizar a vida litúrgica;
    • estudar a doutrina religiosa;
    • fazer interpretações de sonhos;
    • ensinar o ifá (oráculo);
    • realizar práticas devocionais;
    • organizar a catequese;
    • consultar oráculo sagrado;


    Setores que mais contratam Kyôshi (mestre) no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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