Salário para o cargo de Instrutor de treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • dialogar com os outros professores;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • analisar as avaliações;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • conferir a execução da manutenção;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • expressar-se com clareza;
  • comprovar experiência na área específica;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • organizar exposições de produtos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • participar de campanhas educativas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • elaborar os planos de aula;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • dialogar com os alunos;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • revisar material pedagógico;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar liderança;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social