Quanto ganha um Instrutor de treinamento agropecuário
Um Instrutor de treinamento agropecuário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar a produção científica da área;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- selecionar material pedagógico;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- negociar projetos e cursos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- selecionar recursos didáticos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tomar providências em casos de emergência;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar controles de estoque;
- participar de campanhas educativas;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- organizar exposições de produtos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preencher diários de classe ou similares;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- analisar as avaliações;
- simular situações atuais de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar perseverança;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- identificar novas fontes para atualização;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preparar recursos audiovisuais;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar liderança;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- comprovar experiência na área específica;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- orientar os alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- demonstrar capacidade de organização;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- adequar material pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- sistematizar as normas técnicas;
- promover intercâmbios institucionais;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- preparar material didático;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preencher planilhas de custo;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- comprovar certificação das competências;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar criatividade;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- elaborar os planos de aula;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- expressar-se com clareza;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br