Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamentos industriais
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- demonstrar perseverança;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar liderança;
- preparar recursos audiovisuais;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- dialogar com os outros professores;
- adequar material pedagógico;
- integrar-se em eventos da área;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- analisar as avaliações;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- comprovar certificação das competências;
- auto avaliar-se;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- organizar exposições de produtos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar a produção científica da área;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- limpar os equipamentos;
- expressar-se com clareza;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar flexibilidade;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- conferir a execução da manutenção;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- negociar projetos e cursos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações de trabalho em equipe;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- estabelecer referenciais de avaliação;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preencher planilhas de custo;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- elaborar os planos de aula;
- registrar controles de estoque;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- revisar material pedagógico;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- comprovar experiência na área específica;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar criatividade;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- orientar os alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- identificar novas fontes para atualização;
- promover intercâmbios institucionais;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as normas técnicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja