Salário para o cargo de Instrutor de treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com os alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • conferir a execução da manutenção;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • orientar os alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar criatividade;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • integrar-se em eventos da área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • expressar-se com clareza;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • comprovar experiência na área específica;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar perseverança;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • agir eticamente na profissão;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • negociar projetos e cursos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • elaborar os planos de aula;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • registrar controles de estoque;
  • auto avaliar-se;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • revisar material pedagógico;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • dialogar com os outros professores;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • preencher planilhas de custo;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • analisar as avaliações;
  • organizar exposições de produtos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar liderança;
  • preencher diários de classe ou similares;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: