Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- sistematizar as normas técnicas;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar de campanhas educativas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- preparar recursos audiovisuais;
- registrar controles de estoque;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- integrar-se em eventos da área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- revisar material pedagógico;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- organizar exposições de produtos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demonstrar perseverança;
- orientar os alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar liderança;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de avaliação;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- dialogar com os outros professores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de organização;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- analisar as avaliações;
- demonstrar tolerância e paciência;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- expressar-se com clareza;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- comprovar experiência na área específica;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- adequar material pedagógico;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- conferir a execução da manutenção;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar flexibilidade;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- preencher planilhas de custo;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar providências em casos de emergência;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar criatividade;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- elaborar os planos de aula;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar a produção científica da área;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja