Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
 - Profissionais do ensino
 
- Professores e instrutores do ensino profissional
 
- Instrutores de ensino profissional
 
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
 - Instrutor de aprendizagem comercial
 - Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
 - Instrutor de informática
 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
 - Instrutor agrícola
 - Instrutor de treinamentos industriais
 - Instrutor de aprendizagem em informática
 - Instrutor de ofícios industriais
 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
 - Instrutor de treinamento comercial
 
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
 - avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
 - garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
 - elaborar material pedagógico;
 - prestar serviços À comunidade;
 - fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
 - planejar metas e estratégias de ações educacionais;
 - demonstrar competências pessoais;
 - desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
 - comunicar-se;
 - sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
 
Atividades
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
 - demonstrar capacidade de organização;
 - especificar equipamentos para manutenção e reposição;
 - prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
 - preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
 - mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
 - comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
 - identificar características e interesses pessoais dos alunos;
 - preparar recursos audiovisuais;
 - utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
 - conferir a execução da manutenção;
 - criar relacionamentos de confiabilidade;
 - sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
 - organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
 - preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
 - demonstrar tolerância e paciência;
 - preencher diários de classe ou similares;
 - avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
 - prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
 - limpar os equipamentos;
 - garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
 - identificar novas fontes para atualização;
 - registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
 - criar situações interativas com o mercado de trabalho;
 - elaborar os planos de aula;
 - preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
 - integrar-se em eventos da área;
 - sistematizar a produção científica da área;
 - preencher planilhas de custo;
 - ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
 - efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
 - desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
 - demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
 - executar a manutenção preventiva;
 - preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
 - sistematizar as mudanças tecnológicas;
 - tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
 - desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
 - participar de campanhas educativas;
 - agir eticamente na profissão;
 - dialogar com membros e instituições da comunidade;
 - demonstrar capacidade de aprendizagem;
 - confeccionar apostilas para apoio às aulas;
 - comprovar experiência na área específica;
 - participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
 - analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
 - realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
 - consultar manual do equipamento para manutenção;
 - sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
 - auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
 - encaminhar alunos para atendimentos específicos;
 - orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
 - sistematizar a legislação na sua área;
 - verificar o estado dos equipamentos de segurança;
 - dialogar com os outros professores;
 - estabelecer referenciais de avaliação;
 - preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
 - comprovar qualificação profissional na área de atuação;
 - dialogar com os alunos;
 - programar calendário de atividades para estágios de alunos;
 - dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
 - registrar as tarefas executadas pelos alunos;
 - tomar providências em casos de emergência;
 - dialogar com os meios de comunicação de massa;
 - fixar critérios de avaliação dos alunos;
 - avaliar competências adquiridas anteriormente;
 - divulgar ideias através de projetos de ensino;
 - comprovar certificação das competências;
 - demonstrar criatividade;
 - demonstrar liderança;
 - solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
 - sistematizar os termos técnicos da área;
 - demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
 - organizar exposições de produtos;
 - processar materiais para a utilização em ensino;
 - utilizar referenciais de avaliação normatizados;
 - desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
 - demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
 - promover a exposição e venda de produtos do curso;
 - registrar controles de estoque;
 - avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
 - criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
 - testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
 - criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
 - sistematizar as normas técnicas;
 - dialogar com outros setores ou unidades da escola;
 - participar de atividades de elaboração do plano de curso;
 - demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
 - participar da captação de recursos financeiros e físicos;
 - demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
 - adequar material pedagógico;
 - criar situações de trabalho em equipe;
 - demonstrar capacidade de avaliação;
 - coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
 - corrigir trabalhos, provas, exercícios;
 - auto avaliar-se;
 - participar de ações institucionais com objetivo social;
 - negociar projetos e cursos;
 - orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
 - preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
 - revisar material pedagógico;
 - tomar parte na organização do currículo escolar;
 - promover intercâmbios institucionais;
 - prestar assessoria técnica à comunidade;
 - coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
 - avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
 - controlar o estoque de peças de reposição;
 - cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
 - auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
 - expressar-se com clareza;
 - preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
 - demonstrar flexibilidade;
 - expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
 - confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
 - demonstrar perseverança;
 - orientar os alunos;
 - executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
 - analisar as avaliações;
 - manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
 - investigar diferentes recursos didáticos;
 
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
 - Fabricação de açúcar em bruto
 - Formação de condutores
 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
 - Outras atividades de ensino
 - Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
 - Cultivo de cana-de-açúcar
 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
 - Ensino de esportes
 - Fabricação de álcool
 - Cultivo de soja