Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- revisar material pedagógico;
- orientar os alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- conferir a execução da manutenção;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar capacidade de organização;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar experiência na área específica;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- negociar projetos e cursos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- dialogar com os alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher planilhas de custo;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com os outros professores;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- analisar as avaliações;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- participar de campanhas educativas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar recursos audiovisuais;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar liderança;
- organizar exposições de produtos;
- auto avaliar-se;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- comprovar certificação das competências;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar criatividade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- integrar-se em eventos da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- expressar-se com clareza;
- preencher diários de classe ou similares;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- limpar os equipamentos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- identificar novas fontes para atualização;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- tomar providências em casos de emergência;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- adequar material pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar tolerância e paciência;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- demonstrar perseverança;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- elaborar os planos de aula;
- registrar controles de estoque;
- criar situações de trabalho em equipe;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja