Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
Atividades
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar liderança;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- expressar-se com clareza;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar criatividade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- criar situações de trabalho em equipe;
- negociar projetos e cursos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar perseverança;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar a legislação na sua área;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher diários de classe ou similares;
- identificar novas fontes para atualização;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- dialogar com os outros professores;
- participar de campanhas educativas;
- agir eticamente na profissão;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- integrar-se em eventos da área;
- comprovar certificação das competências;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- auto avaliar-se;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- adequar material pedagógico;
- promover intercâmbios institucionais;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- elaborar os planos de aula;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- orientar os alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar capacidade de organização;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar recursos audiovisuais;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar experiência na área específica;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- analisar as avaliações;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja