Quanto ganha um Instrutor de treinamento agropecuário
Um Instrutor de treinamento agropecuário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor agrícola
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- simular situações atuais de trabalho;
- preencher planilhas de custo;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- elaborar os planos de aula;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- sistematizar a produção científica da área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- agir eticamente na profissão;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- demonstrar flexibilidade;
- integrar-se em eventos da área;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- orientar os alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar liderança;
- preencher diários de classe ou similares;
- expressar-se com clareza;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com os alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- executar a manutenção preventiva;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- registrar controles de estoque;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- organizar exposições de produtos;
- limpar os equipamentos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- comprovar certificação das competências;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- adequar material pedagógico;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preparar recursos audiovisuais;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar material didático;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- promover intercâmbios institucionais;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- criar situações de trabalho em equipe;
- fixar metas educacionais para a escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- selecionar material pedagógico;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar criatividade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar capacidade de organização;
- comprovar experiência na área específica;
- dialogar com os outros professores;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- tomar providências em casos de emergência;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar material pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- participar de campanhas educativas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- criar situações operacionais de atividades;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar perseverança;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- identificar novas fontes para atualização;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- auto avaliar-se;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br