Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de campanhas educativas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- negociar projetos e cursos;
- simular situações atuais de trabalho;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- tomar providências em casos de emergência;
- demonstrar flexibilidade;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- revisar material pedagógico;
- promover intercâmbios institucionais;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- analisar as avaliações;
- identificar novas fontes para atualização;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- selecionar material pedagógico;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- comprovar experiência na área específica;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- preparar material didático;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- expressar-se com clareza;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- preencher planilhas de custo;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar liderança;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar tolerância e paciência;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- registrar controles de estoque;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- auto avaliar-se;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- dialogar com os outros professores;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- limpar os equipamentos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- organizar exposições de produtos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de organização;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- adequar material pedagógico;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações de trabalho em equipe;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- orientar os alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- criar situações operacionais de atividades;
- preparar recursos audiovisuais;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- comprovar certificação das competências;
- conferir a execução da manutenção;
- elaborar os planos de aula;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo