Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- integrar-se em eventos da área;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- identificar novas fontes para atualização;
- registrar controles de estoque;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar flexibilidade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- negociar projetos e cursos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- executar a manutenção preventiva;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar liderança;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- selecionar material pedagógico;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preencher planilhas de custo;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- criar situações operacionais de atividades;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- expressar-se com clareza;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- comprovar experiência na área específica;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- elaborar os planos de aula;
- organizar exposições de produtos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- comprovar certificação das competências;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- promover intercâmbios institucionais;
- fixar metas educacionais para a escola;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- agir eticamente na profissão;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- selecionar recursos didáticos;
- orientar os alunos;
- analisar as avaliações;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- auto avaliar-se;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- conferir a execução da manutenção;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- sistematizar a produção científica da área;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- limpar os equipamentos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar as normas técnicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de campanhas educativas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preparar material didático;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preencher diários de classe ou similares;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com os outros professores;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- adequar material pedagógico;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- revisar material pedagógico;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo