Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar criatividade;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • limpar os equipamentos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar liderança;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • executar a manutenção preventiva;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • analisar as avaliações;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • dialogar com os outros professores;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • participar de campanhas educativas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • agir eticamente na profissão;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • elaborar os planos de aula;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • registrar controles de estoque;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • revisar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • organizar exposições de produtos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • expressar-se com clareza;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • auto avaliar-se;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • preencher planilhas de custo;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • selecionar recursos didáticos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preparar material didático;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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