Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de ofícios industriais

Um Instrutor de ofícios industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de ofícios industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • preencher planilhas de custo;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • dialogar com os alunos;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • orientar os alunos;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • participar de campanhas educativas;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • registrar controles de estoque;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • demonstrar liderança;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dialogar com os outros professores;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • agir eticamente na profissão;
    • organizar exposições de produtos;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • elaborar os planos de aula;
    • analisar as avaliações;
    • demonstrar criatividade;
    • revisar material pedagógico;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • preparar material didático;
    • adequar material pedagógico;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • conferir a execução da manutenção;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • selecionar recursos didáticos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • selecionar material pedagógico;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • expressar-se com clareza;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • executar a manutenção preventiva;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • comprovar experiência na área específica;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • negociar projetos e cursos;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • limpar os equipamentos;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • demonstrar perseverança;
    • integrar-se em eventos da área;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • comprovar certificação das competências;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;


    Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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