Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- selecionar material pedagógico;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- preparar material didático;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- executar a manutenção preventiva;
- analisar as avaliações;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- comprovar certificação das competências;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar criatividade;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar situações operacionais de atividades;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar flexibilidade;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar a produção científica da área;
- preencher diários de classe ou similares;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com os alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar liderança;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- elaborar os planos de aula;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- auto avaliar-se;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar experiência na área específica;
- limpar os equipamentos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- integrar-se em eventos da área;
- identificar novas fontes para atualização;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- selecionar recursos didáticos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar perseverança;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar a legislação na sua área;
- participar de campanhas educativas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar tolerância e paciência;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- preparar recursos audiovisuais;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- orientar os alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- revisar material pedagógico;
- preencher planilhas de custo;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- expressar-se com clareza;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- fixar metas educacionais para a escola;
- simular situações atuais de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar capacidade de organização;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- tomar providências em casos de emergência;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo