Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor agrícola
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- demonstrar capacidade de organização;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- registrar controles de estoque;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- comprovar experiência na área específica;
- orientar os alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar as normas técnicas;
- preencher planilhas de custo;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preparar material didático;
- promover intercâmbios institucionais;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- integrar-se em eventos da área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- selecionar material pedagógico;
- criar situações de trabalho em equipe;
- fixar metas educacionais para a escola;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- elaborar os planos de aula;
- identificar novas fontes para atualização;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- executar a manutenção preventiva;
- conferir a execução da manutenção;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar perseverança;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tomar providências em casos de emergência;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- limpar os equipamentos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar de campanhas educativas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- comprovar certificação das competências;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- organizar exposições de produtos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preparar recursos audiovisuais;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- auto avaliar-se;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar tolerância e paciência;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar a legislação na sua área;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os outros professores;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- dialogar com os alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar criatividade;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- adequar material pedagógico;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar liderança;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- demonstrar flexibilidade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo