Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar certificação das competências;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • participar de campanhas educativas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • elaborar os planos de aula;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • comprovar experiência na área específica;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • limpar os equipamentos;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • agir eticamente na profissão;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • preencher planilhas de custo;
  • organizar exposições de produtos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar perseverança;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • analisar as avaliações;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • integrar-se em eventos da área;
  • preparar material didático;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • revisar material pedagógico;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • registrar controles de estoque;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • adequar material pedagógico;
  • dialogar com os alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • selecionar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque: