Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- tomar providências em casos de emergência;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- selecionar recursos didáticos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- comprovar certificação das competências;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preparar material didático;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- conferir a execução da manutenção;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar as normas técnicas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- expressar-se com clareza;
- simular situações atuais de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- promover intercâmbios institucionais;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preparar recursos audiovisuais;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- limpar os equipamentos;
- adequar material pedagógico;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- participar de campanhas educativas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- revisar material pedagógico;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- integrar-se em eventos da área;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preencher diários de classe ou similares;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- analisar as avaliações;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- orientar os alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- auto avaliar-se;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- organizar exposições de produtos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar liderança;
- demonstrar tolerância e paciência;
- identificar novas fontes para atualização;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de organização;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- comprovar experiência na área específica;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os outros professores;
- selecionar material pedagógico;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar perseverança;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- criar situações operacionais de atividades;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo