Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • comprovar experiência na área específica;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher planilhas de custo;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar controles de estoque;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • revisar material pedagógico;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • orientar os alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • conferir a execução da manutenção;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • participar de campanhas educativas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • expressar-se com clareza;
  • elaborar os planos de aula;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • dialogar com os outros professores;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • agir eticamente na profissão;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • selecionar material pedagógico;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar liderança;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar material didático;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • auto avaliar-se;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • negociar projetos e cursos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • integrar-se em eventos da área;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • analisar as avaliações;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • limpar os equipamentos;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque: