Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • adequar material pedagógico;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • revisar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • selecionar recursos didáticos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar certificação das competências;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher planilhas de custo;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • comprovar experiência na área específica;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • agir eticamente na profissão;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • orientar os alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • auto avaliar-se;
  • negociar projetos e cursos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar liderança;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • organizar exposições de produtos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • dialogar com os alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar material didático;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • expressar-se com clareza;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • analisar as avaliações;
  • dialogar com os outros professores;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • limpar os equipamentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • elaborar os planos de aula;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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