Salário para o cargo de Gerente de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • comunicar-se;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • gerenciar compras;
  • controlar fornecedores;
  • realizar importações;

Atividades

  • analisar custos incidentes na compra;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • analisar cotações;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • identificar novos produtos;
  • priorizar compras de emergência;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar responsabilidade;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • manter-se atualizado;
  • redigir comunicados e normas;
  • contratar despachante;
  • celebrar contratos;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • controlar contratos;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • monitorar preços de mercado;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • qualificar novos fornecedores;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • demonstrar objetividade;
  • controlar alteração de preços;
  • definir forma de pagamento;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • demonstrar flexibilidade;
  • cotar preços para compras especiais;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • liderar reuniões;
  • contratar serviços de terceiros;
  • verificar linhas de financiamento;
  • calcular preço final da importação;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • definir meio de transporte e rota;
  • negociar preços com fornecedores;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • reportar-se a diretores;
  • identificar novos fornecedores;
  • demonstrar liderança;
  • visitar fornecedores;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • aprovar pedidos de compras;
  • participar de reuniões;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • revelar eficiência;
  • desqualificar fornecedor;
  • demonstrar sensatez;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • equalizar preços ofertados;


Setores que mais contratam Gerente de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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