Salário para o cargo de Gerente de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • desenvolver novos fornecedores;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar importações;
  • comunicar-se;
  • gerenciar compras;
  • controlar fornecedores;

Atividades

  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • aprovar pedidos de compras;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • demonstrar sensatez;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • identificar novos fornecedores;
  • equalizar preços ofertados;
  • visitar fornecedores;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • demonstrar criatividade;
  • revelar eficiência;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • cotar preços para compras especiais;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • elaborar relatórios;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • qualificar novos fornecedores;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • calcular preço final da importação;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • monitorar preços de mercado;
  • priorizar compras de emergência;
  • contratar serviços de terceiros;
  • demonstrar liderança;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • celebrar contratos;
  • verificar linhas de financiamento;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • analisar cotações;
  • liderar reuniões;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • reportar-se a diretores;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • controlar alteração de preços;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • controlar contratos;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar objetividade;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • desqualificar fornecedor;
  • demonstrar responsabilidade;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • participar de reuniões;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • identificar novos produtos;
  • definir forma de pagamento;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • negociar preços com fornecedores;
  • definir meio de transporte e rota;
  • contratar despachante;


Setores que mais contratam Gerente de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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