Salário para o cargo de Gerente de cantina
CBO 1415-10 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de cantina - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de cantina

Um Gerente de cantina trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.528,40 e R$ 4.805,94, com a média salarial de R$ 2.340,54 e o salário mediana em R$ 1.990,67 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de cantina

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.340,54 28.086,42 585,13 10,85
1º Quartil 1.528,40 18.340,76 382,10 7,09
Salário Mediana 1.990,67 23.888,04 497,67 9,23
3º Quartil 3.665,21 43.982,54 916,30 16,99
Teto Salarial 4.805,94 57.671,23 1.201,48 22,28


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.527 - 5.539 2.659,85 1.526,68 2.214,00 4.573,12 5.539,09
Rio de Janeiro - RJ 1.283 - 4.631 2.187,87 1.283,23 1.793,50 3.823,66 4.631,33
Curitiba - PR 1.409 - 4.959 2.504,19 1.408,67 2.219,00 4.094,35 4.959,20
Belo Horizonte - MG 1.223 - 4.108 2.148,40 1.223,25 1.928,37 3.391,59 4.107,99
Campinas - SP 1.611 - 5.243 2.690,23 1.610,93 2.331,22 4.328,89 5.243,29
Brasília - DF 1.227 - 3.966 2.004,52 1.226,53 1.762,44 3.274,46 3.966,13
Porto Alegre - RS 1.295 - 4.022 2.039,37 1.294,61 1.702,56 3.320,83 4.022,29
Fortaleza - CE 1.101 - 8.085 2.722,79 1.100,81 1.544,58 6.674,67 8.084,57
Salvador - BA 1.205 - 4.522 2.131,71 1.205,46 1.683,90 3.733,14 4.521,69
Florianópolis - SC 1.370 - 3.543 1.921,17 1.370,33 1.686,59 2.925,46 3.543,41
Recife - PE 1.277 - 5.193 2.394,32 1.276,66 2.000,00 4.287,16 5.192,73
Barueri - SP 1.678 - 5.358 2.718,87 1.677,55 2.250,00 4.424,00 5.358,49
Manaus - AM 1.363 - 4.332 2.203,88 1.362,57 1.827,00 3.576,91 4.332,46
Goiânia - GO 1.106 - 4.153 1.916,79 1.105,73 1.500,00 3.428,74 4.152,99
Guarulhos - SP 1.554 - 4.838 2.431,89 1.553,53 2.046,00 3.994,29 4.838,01
Ribeirão Preto - SP 1.426 - 4.072 2.210,53 1.425,84 1.927,78 3.362,10 4.072,27
Joinville - SC 1.570 - 4.576 2.596,45 1.570,26 2.610,71 3.778,18 4.576,24
Vitoria - ES 1.229 - 4.285 2.164,56 1.228,68 1.864,97 3.537,39 4.284,60
São Bernardo do Campo - SP 1.630 - 4.420 2.380,57 1.629,90 2.078,50 3.649,42 4.420,29
Jundiaí - SP 1.661 - 4.653 2.490,73 1.661,37 2.109,77 3.841,81 4.653,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.516 - 5.412 2.588,15 1.515,96 2.098,80 4.468,31 5.412,15
Rio de Janeiro 1.290 - 4.422 2.142,46 1.290,12 1.765,72 3.650,87 4.422,04
Minas Gerais 1.225 - 4.200 2.129,31 1.225,24 1.843,28 3.467,41 4.199,83
Paraná 1.370 - 4.616 2.326,70 1.370,05 2.000,00 3.811,40 4.616,49
Rio Grande do Sul 1.295 - 4.012 2.069,75 1.295,42 1.800,00 3.312,07 4.011,68
Santa Catarina 1.412 - 4.028 2.139,59 1.412,01 1.850,00 3.325,26 4.027,65
Bahia 1.204 - 4.187 2.059,41 1.203,60 1.700,00 3.456,51 4.186,63
Distrito Federal 1.227 - 3.966 2.004,52 1.226,53 1.762,44 3.274,46 3.966,13
Goiás 1.136 - 4.175 2.044,22 1.136,26 1.705,65 3.446,98 4.175,09
Ceará 1.100 - 10.244 3.189,24 1.099,92 1.557,00 8.457,87 10.244,42
Pernambuco 1.245 - 4.925 2.299,91 1.245,15 1.966,00 4.065,90 4.924,74
Espírito Santo 1.199 - 3.889 2.000,80 1.198,71 1.757,55 3.210,70 3.888,89
Mato Grosso 1.233 - 4.799 2.387,52 1.232,77 2.111,78 3.961,69 4.798,52
Amazonas 1.357 - 4.315 2.197,92 1.357,10 1.827,00 3.562,42 4.314,90
Pará 1.212 - 4.881 2.369,57 1.212,03 2.000,00 4.029,66 4.880,85
Mato Grosso do Sul 1.173 - 4.700 2.196,47 1.172,80 1.815,50 3.879,97 4.699,54
Paraíba 1.152 - 4.003 1.979,84 1.152,13 1.718,91 3.304,55 4.002,57
Rio Grande do Norte 1.140 - 3.262 1.743,38 1.139,60 1.500,00 2.693,41 3.262,33
Sergipe 1.081 - 3.518 1.765,10 1.081,08 1.500,00 2.904,20 3.517,65
Maranhão 1.330 - 4.970 2.401,96 1.330,49 2.123,86 4.103,55 4.970,34
Alagoas 1.164 - 4.014 1.920,81 1.163,84 1.512,39 3.313,64 4.013,58
Piauí 1.125 - 3.247 1.743,74 1.124,90 1.567,50 2.680,63 3.246,86
Rondônia 1.133 - 3.660 1.791,87 1.132,85 1.464,84 3.022,02 3.660,36
Tocantins 1.087 - 8.086 2.655,35 1.087,41 1.560,00 6.675,79 8.085,91
Roraima 1.097 - 3.472 1.751,55 1.096,67 1.500,00 2.866,67 3.472,19


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de cantina

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • verificar arrumação de salões;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • definir fornecedores;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • supervisionar serviços de governança;
    • alocar recursos;
    • identificar segmentos de turismo;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • assumir responsabilidade;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • atender fiscalizações;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • administrar conflitos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • elaborar orçamento;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • tomar decisões;
    • medir satisfação do cliente;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • elaborar cardápio;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • controlar desperdícios;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • relacionar-se com a mídia;
    • liderar equipes;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • autorizar compras;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • motivar equipes;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • elaborar carta de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • coordenar execução de obras;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • criar planos de incentivo;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • demonstrar dinamismo;
    • propor investimentos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • propor reformas de instalações;
    • atender auditorias;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar documentação;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • atender fornecedores;
    • controlar inventários;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir equipes de trabalho;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • demonstrar fluência verbal;
    • promover reuniões da equipe;
    • viabilizar treinamento;


    Setores que mais contratam Gerente de cantina no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Cantinas - serviços de alimentação privativos
    • Hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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