Salário para o cargo de Fotógrafo social
CBO 2618-15 > Fotógrafos profissionais

Fotógrafo social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Quanto ganha um Fotógrafo social

Um Fotógrafo social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.499,15 e R$ 2.809,59, com a média salarial de R$ 1.751,87 e o salário mediana em R$ 1.687,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fotógrafo social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.751,87 21.022,43 437,97 8,11
1º Quartil 1.499,15 17.989,82 374,79 6,94
Salário Mediana 1.687,00 20.244,00 421,75 7,81
3º Quartil 2.142,71 25.712,57 535,68 9,92
Teto Salarial 2.809,59 33.715,10 702,40 13,01


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Fotógrafos profissionais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Quente - GO 1.412 - 1.818 1.458,16 1.412,00 1.482,00 1.500,67 1.817,65
Florianópolis - SC 1.743 - 2.173 1.776,75 1.742,71 1.785,00 1.794,29 2.173,29
Canela - RS 1.592 - 2.059 1.647,19 1.592,00 1.679,00 1.700,33 2.059,49
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.412 - 1.928 1.453,46 1.412,00 1.412,00 1.591,67 1.927,87
Gramado - RS 1.710 - 2.147 1.725,00 1.710,00 1.710,00 1.772,50 2.146,91
Foz do Iguaçu - PR 1.762 - 2.359 1.861,77 1.762,00 1.903,00 1.947,60 2.358,99
Balneário Camboriú - SC 1.785 - 2.422 1.841,58 1.785,00 1.785,00 2.000,00 2.422,46
Canoas - RS 1.761 - 2.291 1.834,56 1.761,00 1.843,00 1.891,25 2.290,74
Olinda - PE 1.515 - 1.909 1.551,60 1.515,00 1.576,00 1.576,00 1.908,90
Capitão Leônidas Marques - PR 1.412 - 2.120 1.571,75 1.412,00 1.500,00 1.750,00 2.119,65
Caldas Novas - GO 1.412 - 1.721 1.413,29 1.412,00 1.412,00 1.421,00 1.721,16
Rondonópolis - MT 1.412 - 1.831 1.440,57 1.412,00 1.412,00 1.512,00 1.831,38
Campos do Jordao - SP 1.511 - 1.959 1.546,33 1.511,00 1.511,00 1.617,00 1.958,56
São Paulo - SP 1.700 - 8.120 2.747,50 1.700,00 1.944,50 6.704,00 8.120,09
Limeira - SP 2.300 - 3.028 2.368,33 2.300,00 2.305,00 2.500,00 3.028,08
São Sebastiao do Paraiso - MG 1.514 - 1.835 1.514,40 1.514,00 1.514,00 1.515,00 1.835,01
Linhares - ES 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Novo Hamburgo - RS 1.639 - 2.086 1.705,40 1.639,00 1.722,00 1.722,00 2.085,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 1.610 - 2.423 1.757,59 1.609,51 1.710,00 2.000,64 2.423,23
Santa Catarina 1.752 - 2.434 1.830,22 1.751,77 1.785,00 2.009,54 2.434,01
Goiás 1.412 - 2.033 1.492,80 1.412,00 1.421,00 1.678,83 2.033,45
Pernambuco 1.412 - 1.993 1.488,90 1.412,00 1.412,00 1.645,60 1.993,20
São Paulo 1.566 - 4.159 2.269,16 1.566,00 2.000,00 3.433,88 4.159,21
Paraná 1.546 - 2.533 1.823,65 1.546,29 1.762,51 2.091,57 2.533,37
Minas Gerais 1.412 - 2.461 1.586,44 1.412,00 1.490,00 2.031,50 2.460,61
Mato Grosso 1.412 - 3.391 1.816,33 1.412,00 1.462,00 2.800,00 3.391,44
Espírito Santo 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fotógrafos profissionais

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.


Funções e atividades do Fotógrafo social

Fotógrafos profissionais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos específicos;
  • criar a imagem fotográfica;
  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • finalizar o produto;
  • documentar a imagem;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • planejar o trabalho fotográfico;

  • Atividades

    • avaliar resultados;
    • eleger o tema;
    • publicar livros e catálogos;
    • seguir projeto profissional traçado;
    • conceituar o trabalho fotográfico;
    • editar imagem;
    • enquadrar a imagem;
    • experimentar produtos e técnicas fotográficas;
    • desenvolver perspicácia;
    • estudar fontes e referências fotográficas;
    • orçar o trabalho fotográfico;
    • calibrar os equipamentos;
    • interpretar desejos e aspirações do cliente;
    • demonstrar pontualidade;
    • contextualizar a imagem fotográfica;
    • legendar imagem;
    • formar novos quadros;
    • superar limitações econômicas;
    • operar equipamentos de iluminação;
    • compreensão de outros idiomas;
    • pesquisar tendências, estilo, materiais;
    • elencar modelos;
    • decidir o momento do ato fotográfico;
    • operar câmera fotográfica e acessórios;
    • revelar filmes;
    • providenciar manutenção de equipamentos e instalações;
    • providenciar credenciamento;
    • apresentar o produto fotográfico final ao destinatário;
    • ministrar cursos de formação profissional;
    • estimar custos;
    • lidar com imprevistos;
    • negociar preços;
    • conceber cenas para fotografar;
    • interpretar o objeto a ser fotografado;
    • estudar condições geográficas e climáticas;
    • monitorar equipamentos de medição;
    • operar programas de tratamento de imagens;
    • trocar informações com equipe;
    • restaurar imagens fotográficas;
    • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
    • dominar linguagem fotográfica;
    • providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem;
    • modular a luz;
    • calcular a relação custo/benefício no trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho;
    • montar exposições;
    • catalogar documentos fotográficos;
    • dominar técnicas de sua especialização;
    • dominar o idioma;
    • preparar material autopromocional;
    • divulgar seu trabalho na web;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • dirigir a produção de imagem;
    • definir o suporte material da imagem fotográfica;
    • elaborar procedimentos para relação com o cliente;
    • proferir palestras;
    • estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem;
    • manter-se atualizado;
    • produzir documentação referente à imagem;
    • precisar perspectivas e pontos de vista;
    • organizar encontros e congressos;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos;
    • entrevistar clientes;
    • testar equipamentos e acessórios;
    • discutir a pauta/briefing;
    • gerenciar o tempo;
    • arquivar os documentos fotográficos;
    • delegar funções;
    • tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;
    • testar novos materiais de acabamento;
    • vistoriar infraestrutura do local;
    • criar ambiente que expresse a emoção desejada;
    • digitalizar imagem;
    • assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos;
    • ensinar o cliente a entender a imagem;
    • ampliar fotos;
    • documentar a autoria da imagem fotográfica;
    • estudar culturas e costumes locais/regionais;
    • participar de associações profissionais;
    • controlar estoque de material fotográfico;
    • interagir com o fotografado;
    • procurar espaços ou locações para fotografar;
    • assumir riscos calculados;
    • apresentar portfólio;
    • escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias;
    • cultivar persistência;
    • remunerar equipe de trabalho;
    • desenvolver capacidade de síntese;
    • compor a imagem;
    • escalonar tarefas;
    • levantar informações sobre o tema;


    Setores que mais contratam Fotógrafo social no mercado de trabalho

    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Laboratórios fotográficos
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Comércio varejista de artigos de joalheria
    • Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional