Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Excêntrico
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- providenciar material impresso para divulgação;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- errar truques para valorização do trabalho;
- fazer alongamento;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar truques;
- criar guarda roupa;
- selecionar música;
- criar maquiagem;
- misturar os números criando outros;
- conquistar empatia do público;
- desenvolver disciplina;
- dar entrevistas;
- desmontar o aparelho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar aparelhos;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- transmitir ética circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- divulgar o espetáculo ou número;
- definir coreografia;
- trabalhar em equipe;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- motivar os alunos;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- confeccionar o aparelho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- estabelecer comunicação com o público;
- aprender a profissão ensaiando;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- definir equipamentos de segurança;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar tecnologias;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- pesquisar movimentos corporais;
- fazer concentração;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- preparar a entrada do artista;
- fazer aquecimento;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar relações de trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar materiais;
- montar o aparelho;
- frequentar cursos de atualização;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar ética profissional;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária