Salário para o cargo de Excêntrico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Excêntrico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Excêntrico

Um Excêntrico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.900,50 e R$ 15.734,76, com a média salarial de R$ 8.350,93 e o salário mediana em R$ 8.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Excêntrico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.350,93 100.211,18 2.087,73 43,27
1º Quartil 5.900,50 70.806,00 1.475,13 30,57
Salário Mediana 8.400,00 100.800,00 2.100,00 43,52
3º Quartil 12.000,00 144.000,00 3.000,00 62,17
Teto Salarial 15.734,76 188.817,12 3.933,69 81,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 8.143 - 16.663 9.827,59 8.142,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Aquiraz - CE 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.743 - 16.663 9.708,47 7.742,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Ceará 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Excêntrico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • providenciar material impresso para divulgação;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • preparar a entrada do artista;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • fazer alongamento;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • fazer aquecimento;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar truques;
    • fazer concentração;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • confeccionar o aparelho;
    • montar o aparelho;
    • dar entrevistas;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar aparelhos;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • conquistar empatia do público;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • transmitir ética circense;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desmontar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • motivar os alunos;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • definir coreografia;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • selecionar música;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • frequentar cursos de atualização;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • criar guarda roupa;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • respeitar ética profissional;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aprender a profissão ensaiando;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar materiais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • combinar códigos para informar imprevistos;


    Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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