Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Excêntrico
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- inventar números;
Atividades
- providenciar material impresso para divulgação;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- divulgar o espetáculo ou número;
- pesquisar aparelhos;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar tecnologias;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- sincronizar luz e som com a representação;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- desmontar o aparelho;
- misturar os números criando outros;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- definir coreografia;
- dar entrevistas;
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar relações de trabalho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar movimentos corporais;
- criar guarda roupa;
- pesquisar materiais;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- definir equipamentos de segurança;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- criar maquiagem;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- fazer alongamento;
- errar truques para valorização do trabalho;
- respeitar ética profissional;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- aprender a profissão ensaiando;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- demonstrar determinação para aprender;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- perceber as habilidades dos alunos;
- estabelecer comunicação com o público;
- trabalhar em equipe;
- motivar os alunos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- desenvolver disciplina;
- transmitir ética circense;
- conquistar empatia do público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- confeccionar o aparelho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- preparar a entrada do artista;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- fazer aquecimento;
- selecionar música;
- fazer concentração;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- montar o aparelho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
Setores que mais contratam Excêntrico no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária