Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- participar de atividades administrativas;
- comunicar-se;
- orientar alunos;
- produzir material de trabalho;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- atualizar-se na Área;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- analisar pesquisas educacionais;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- atribuir notas e conceitos;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- realizar revisão da literatura na área;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- estudar a produção científica da área;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar postura ética;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- organizar coletâneas;
- coordenar reuniões;
- redigir relatórios de pesquisa;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- elaborar programas e cronogramas;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- produzir transparências;
- coordenar projetos pedagógicos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- avaliar material didático;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- auto avaliar-se;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- avaliar trabalhos científicos;
- sistematizar conteúdos;
- dialogar com os alunos;
- colaborar em comissões de avaliação;
- produzir instrumentos de avaliação;
- avaliar projetos de pesquisa;
- organizar publicações;
- proferir palestras;
- orientar alunos de iniciação científica;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- desenvolver atividades interativas;
- estudar outros idiomas;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- planejar estágios;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- exercer cargos de representação;
- elaborar pareceres;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- coordenar pesquisas;
- coordenar estágios;
- realizar eventos;
- discutir resultados de avaliação;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- participar de associações de classe;
- atuar em debates;
- compromissar-se social e politicamente;
- produzir vídeos;
- coordenar cursos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- participar de atividades culturais;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar cursos;
- mapear campos para estágio;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- preencher relatórios de atividades;
- avaliar currículos de alunos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- planejar pesquisas;
- coordenar equipes de trabalho;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- coordenar convênios;
- elaborar projetos de extensão;
- divulgar resultados de pesquisas;
- prever fontes de financiamento;
- redigir publicações científicas;
- atuar em comissões editoriais;
- planejar eventos e seminários;
- produzir cartazes;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- avaliar projetos de extensão;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- participar de associações científicas;
- dominar a língua portuguesa;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- atuar em projetos de extensão;
- dialogar com as entidades representativas;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- trabalhar em equipe;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- participar de congressos e eventos científicos;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- gerenciar convênios;
- coordenar grupos de pesquisa;
- planejar projetos de extensão;
- orientar monitores;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- produzir artigos para divulgação;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- planejar aulas;
- produzir hipertextos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- constituir grupos de pesquisa;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- estudar a legislação educacional;
- coordenar projetos de extensão;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- participar de reuniões;
- avaliar políticas educacionais;
- dialogar com os professores da instituição;
- demonstrar postura crítica;
- exercer cargos de direção;
- gerenciar projetos;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- participar de colegiados;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- desenvolver propostas de avaliação;
- participar de comissões;
- coordenar eventos;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas