Salário para o cargo de Disc-jockey (rádio)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Disc-jockey (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Disc-jockey (rádio)

Um Disc-jockey (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.558,69 e R$ 4.124,46, com a média salarial de R$ 2.154,99 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Disc-jockey (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.154,99 25.859,86 538,75 11,54
1º Quartil 1.558,69 18.704,27 389,67 8,35
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,64
3º Quartil 3.145,49 37.745,83 786,37 16,84
Teto Salarial 4.124,46 49.493,47 1.031,11 22,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.605 - 6.616 2.839,13 1.604,73 2.154,50 5.462,43 6.616,26
São Paulo - SP 1.721 - 6.266 2.915,47 1.720,86 2.319,00 5.173,47 6.266,26
São Luís - MA 1.545 - 3.853 2.303,00 1.544,78 2.057,00 3.181,39 3.853,39
Belo Horizonte - MG 1.895 - 5.701 3.237,98 1.894,67 3.468,00 4.707,09 5.701,36
Porto Alegre - RS 1.850 - 3.993 2.283,16 1.850,06 2.022,00 3.296,75 3.993,12
Duque de Caxias - RJ 1.658 - 2.493 1.794,75 1.658,43 1.707,10 2.058,21 2.492,97
João Pessoa - PB 1.440 - 5.671 2.418,78 1.439,67 1.510,00 4.681,67 5.670,58
Campo Grande - MS 1.826 - 5.013 3.351,74 1.825,92 3.986,00 4.139,00 5.013,28
Niterói - RJ 1.554 - 4.350 2.789,03 1.554,20 3.501,00 3.591,64 4.350,30
Cascavel - PR 1.723 - 3.201 1.970,42 1.723,00 1.723,71 2.642,82 3.201,06
Brasília - DF 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Feira de Santana - BA 1.476 - 2.155 1.588,56 1.475,62 1.565,00 1.779,44 2.155,32
Fortaleza - CE 1.424 - 4.025 2.159,02 1.423,88 1.772,42 3.323,25 4.025,22
Belém - PA 1.441 - 2.964 1.732,64 1.441,09 1.510,00 2.446,88 2.963,73
Caxias do Sul - RS 1.458 - 2.863 1.900,86 1.457,63 1.957,00 2.364,13 2.863,50
Goiânia - GO 1.827 - 4.753 2.955,48 1.826,63 3.215,00 3.924,00 4.752,87
Florianópolis - SC 1.574 - 3.646 2.037,72 1.574,00 1.721,00 3.010,14 3.645,98
São João de Meriti - RJ 1.624 - 2.869 1.979,72 1.623,56 2.015,00 2.368,43 2.868,71
Ribeirão Preto - SP 1.797 - 5.193 3.036,34 1.796,90 3.274,00 4.287,71 5.193,41
Recife - PE 1.516 - 2.694 1.767,26 1.516,14 1.600,00 2.224,29 2.694,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.526 - 4.472 2.245,06 1.526,44 1.797,00 3.692,32 4.472,25
São Paulo 1.615 - 5.038 2.572,14 1.614,61 2.228,00 4.159,15 5.037,69
Minas Gerais 1.427 - 4.025 2.084,71 1.427,07 1.747,00 3.322,71 4.024,56
Santa Catarina 1.504 - 3.740 2.088,67 1.503,54 1.863,00 3.088,07 3.740,36
Rio Grande do Sul 1.444 - 3.574 2.032,98 1.443,60 1.945,00 2.950,39 3.573,60
Paraná 1.574 - 4.099 2.227,12 1.574,26 1.880,00 3.383,87 4.098,64
Maranhão 1.435 - 3.540 1.962,79 1.435,11 1.680,00 2.923,00 3.540,43
Bahia 1.426 - 3.087 1.812,00 1.426,05 1.565,00 2.548,40 3.086,70
Goiás 1.438 - 3.914 2.020,57 1.438,39 1.575,00 3.231,82 3.914,47
Pará 1.442 - 3.364 1.905,62 1.441,59 1.694,00 2.777,57 3.364,27
Pernambuco 1.460 - 2.966 1.781,24 1.460,50 1.543,18 2.448,86 2.966,14
Ceará 1.412 - 3.196 1.822,23 1.412,00 1.542,00 2.638,68 3.196,05
Mato Grosso do Sul 1.412 - 4.916 2.420,86 1.412,00 2.000,00 4.058,41 4.915,67
Mato Grosso 1.444 - 4.236 2.337,66 1.443,96 2.330,00 3.497,41 4.236,17
Paraíba 1.412 - 4.197 1.968,79 1.412,42 1.510,00 3.465,25 4.197,21
Rondônia 1.414 - 2.485 1.671,99 1.414,38 1.560,00 2.051,56 2.484,91
Espírito Santo 1.470 - 2.936 1.788,66 1.469,60 1.686,00 2.424,27 2.936,34
Rio Grande do Norte 1.448 - 3.135 1.916,49 1.447,82 1.807,00 2.588,64 3.135,43
Sergipe 1.708 - 3.651 2.367,37 1.707,91 2.047,60 3.014,55 3.651,31
Piauí 1.412 - 10.365 3.170,15 1.412,00 1.449,00 8.557,24 10.364,79
Distrito Federal 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Alagoas 1.418 - 2.630 1.754,97 1.417,71 1.794,00 2.171,00 2.629,58
Amazonas 1.419 - 8.710 3.201,35 1.418,50 2.500,00 7.191,19 8.710,18
Tocantins 1.423 - 2.727 1.897,65 1.423,25 2.123,00 2.251,50 2.727,08
Roraima 1.550 - 2.232 1.714,09 1.550,00 1.700,00 1.842,50 2.231,69
Acre 1.412 - 2.516 1.589,22 1.412,00 1.500,00 2.077,50 2.516,33
Amapá 1.489 - 3.975 2.632,25 1.489,00 2.879,00 3.282,00 3.975,26


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Disc-jockey (rádio)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • instruir o entrevistado;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • locutar documentários;
    • animar o programa;
    • redigir a notícia;
    • checar as informações;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar imparcialidade;
    • anunciar programação;
    • levantar informações e dados;
    • descrever o evento;
    • posicionar os participantes do evento;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • rebater o entrevistado;
    • apresentar os participantes do evento;
    • ler o texto no ar;
    • noticiar fatos;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • organizar as informações;
    • apresentar programações diversas;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • seguir o roteiro do evento;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • fazer enquete;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • delimitar o conteúdo;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • passar o texto;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • construir a cena;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar cordialidade;
    • interromper o entrevistado;
    • ler os comerciais no ar;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • envolver o entrevistado;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • chamar os comerciais;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • administrar tempo para o evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • ensaiar a apresentação;
    • anunciar chamadas;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • editar textos;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • editar material gravado;
    • ancorar programas;
    • ajustar a narração ao evento;
    • selecionar material;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • formular perguntas;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • mediar debates;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • anunciar/desanunciar músicas;


    Setores que mais contratam Disc-jockey (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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