Salário para o cargo de Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • articular alianças;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;

Atividades

  • estabelecer prioridades;
  • formular estratégias;
  • estabelecer parcerias;
  • identificar colaboradores;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • monitorar legislação;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • buscar parceiros;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • identificar demandas;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • interagir com associados e filiados;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • receber personalidades públicas;
  • formular projetos;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar comprometimento;
  • projetar cenários e tendências;
  • definir alocação de recursos;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • recrutar voluntários;
  • monitorar políticas públicas;
  • manter-se atualizado;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • acompanhar atividades;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • apresentar relatório anual;
  • demonstrar perspicácia;
  • administrar conflitos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar paciência;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar desprendimento;
  • orientar o público;
  • aprovar verbas;
  • administrar a infraestrutura;
  • implementar a missão da instituição;
  • desenvolver material de divulgação;
  • elaborar plano de ação anual;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • elaborar plano plurianual;
  • trabalhar em equipe;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar ética;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • promover eventos;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • organizar eventos;
  • avaliar equipes;
  • analisar projetos;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ministrar palestras;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar persistência;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • mobilizar recursos;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • definir objetivos e metas;
  • aprovar relatórios;
  • coordenar equipes;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • revigorar a missão;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • representar a instituição junto à mídia;
  • formar colaboradores;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar habilidade política;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • demonstrar criatividade;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • promover a conscientização do público;
  • estimar necessidades de recursos;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • revisar objetivos e metas;
  • organizar equipes;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • promover a sistematização de experiências;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: