Salário para o cargo de Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • planejar políticas e estratégias;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • trabalhar em equipe;
  • formular projetos;
  • aprovar verbas;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • elaborar plano de ação anual;
  • elaborar plano plurianual;
  • acompanhar atividades;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • identificar colaboradores;
  • administrar conflitos;
  • administrar a infraestrutura;
  • promover a sistematização de experiências;
  • receber personalidades públicas;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar desprendimento;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • monitorar políticas públicas;
  • mobilizar recursos;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • coordenar equipes;
  • recrutar voluntários;
  • avaliar equipes;
  • projetar cenários e tendências;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • estabelecer parcerias;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar paciência;
  • formular estratégias;
  • aprovar relatórios;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • manter-se atualizado;
  • estabelecer prioridades;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • organizar eventos;
  • consolidar relatórios;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar ética;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar comprometimento;
  • desenvolver material de divulgação;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • demonstrar habilidade política;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • revisar objetivos e metas;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • identificar demandas;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • definir critérios de avaliação;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • analisar projetos;
  • definir objetivos e metas;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • captar recursos financeiros;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • promover a conscientização do público;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • promover eventos;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • revigorar a missão;
  • buscar parceiros;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • demonstrar perspicácia;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • organizar equipes;
  • apresentar relatório anual;
  • monitorar legislação;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • orientar o público;
  • ministrar palestras;
  • implementar a missão da instituição;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: