Salário para o cargo de Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • promover a sustentabilidade institucional;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • comunicar-se;
  • planejar políticas e estratégias;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • implementar a missão da instituição;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • estimar necessidades de recursos;
  • trabalhar em equipe;
  • aprovar verbas;
  • avaliar equipes;
  • formular estratégias;
  • demonstrar liderança;
  • monitorar políticas públicas;
  • demonstrar ousadia;
  • identificar demandas;
  • estabelecer prioridades;
  • buscar parceiros;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • coordenar equipes;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • aprovar relatórios;
  • acompanhar atividades;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • manter-se atualizado;
  • definir alocação de recursos;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • identificar colaboradores;
  • projetar cenários e tendências;
  • estabelecer parcerias;
  • desenvolver material de divulgação;
  • promover a sistematização de experiências;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • ministrar palestras;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • revigorar a missão;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • apresentar relatório anual;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • demonstrar perspicácia;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • organizar equipes;
  • demonstrar desprendimento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • revisar objetivos e metas;
  • promover eventos;
  • organizar eventos;
  • recrutar voluntários;
  • interagir com associados e filiados;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • administrar a infraestrutura;
  • formular projetos;
  • demonstrar ética;
  • analisar projetos;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • elaborar plano plurianual;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • demonstrar criatividade;
  • orientar o público;
  • demonstrar comprometimento;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • elaborar plano de ação anual;
  • promover a conscientização do público;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • consolidar relatórios;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • mobilizar recursos;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • monitorar legislação;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • demonstrar persistência;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • demonstrar paciência;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • definir objetivos e metas;
  • captar recursos financeiros;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • receber personalidades públicas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • formar colaboradores;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • detectar lideranças na comunidade;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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