Salário para o cargo de Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • articular alianças;
  • comunicar-se;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • coordenar as atividades;

Atividades

  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • definir alocação de recursos;
  • interagir com associados e filiados;
  • elaborar plano de ação anual;
  • revigorar a missão;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • analisar projetos;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • aprovar relatórios;
  • demonstrar ética;
  • captar recursos financeiros;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • coordenar equipes;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • ministrar palestras;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • formular estratégias;
  • promover eventos;
  • demonstrar comprometimento;
  • estimar necessidades de recursos;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar liderança;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • identificar colaboradores;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • monitorar políticas públicas;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • demonstrar paciência;
  • estabelecer parcerias;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar desprendimento;
  • organizar eventos;
  • administrar conflitos;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • promover a conscientização do público;
  • demonstrar flexibilidade;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • desenvolver material de divulgação;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • implementar a missão da instituição;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • estabelecer prioridades;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • orientar o público;
  • definir objetivos e metas;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • aprovar verbas;
  • monitorar legislação;
  • recrutar voluntários;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • manter-se atualizado;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • consolidar relatórios;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • organizar equipes;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • identificar demandas;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • apresentar relatório anual;
  • elaborar plano plurianual;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar habilidade política;
  • trabalhar em equipe;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar persistência;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • acompanhar atividades;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar perspicácia;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar criatividade;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • buscar parceiros;
  • avaliar equipes;
  • receber personalidades públicas;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • revisar objetivos e metas;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • formular projetos;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar ousadia;
  • projetar cenários e tendências;
  • formar colaboradores;
  • administrar a infraestrutura;
  • buscar apoios políticos e financeiros;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: