Salário para o cargo de Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • comunicar-se;
  • planejar políticas e estratégias;
  • coordenar as atividades;
  • articular alianças;

Atividades

  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • demonstrar perspicácia;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar flexibilidade;
  • interagir com associados e filiados;
  • ministrar palestras;
  • monitorar legislação;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar persistência;
  • trabalhar em equipe;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • revigorar a missão;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • atender os órgãos de imprensa;
  • apresentar relatório anual;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • revisar objetivos e metas;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • desenvolver material de divulgação;
  • formular projetos;
  • administrar a infraestrutura;
  • coordenar equipes;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • buscar parceiros;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • orientar o público;
  • projetar cenários e tendências;
  • demonstrar paciência;
  • captar recursos financeiros;
  • recrutar voluntários;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • identificar colaboradores;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • promover eventos;
  • definir objetivos e metas;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • monitorar políticas públicas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • organizar equipes;
  • promover a sistematização de experiências;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • consolidar relatórios;
  • elaborar plano plurianual;
  • aprovar relatórios;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • definir critérios de avaliação;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar comprometimento;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • identificar demandas;
  • demonstrar desprendimento;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • promover a conscientização do público;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • formular estratégias;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar criatividade;
  • acompanhar atividades;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • estabelecer prioridades;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • manter-se atualizado;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • demonstrar ousadia;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar liderança;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • analisar projetos;
  • administrar conflitos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • estabelecer parcerias;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • organizar eventos;
  • avaliar equipes;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar ética;
  • elaborar plano de ação anual;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • definir alocação de recursos;
  • implementar a missão da instituição;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • receber personalidades públicas;
  • demonstrar capacidade empreendedora;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de proteção ao meio ambiente no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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