Salário para o cargo de Dirigente de clube e associação esportiva
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de clube e associação esportiva - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de clube e associação esportiva

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • planejar políticas e estratégias;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • representar a instituição;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;

Atividades

  • monitorar políticas públicas;
  • manter-se atualizado;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar comprometimento;
  • interagir com associados e filiados;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • elaborar plano de ação anual;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • promover a sistematização de experiências;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • promover eventos;
  • identificar demandas;
  • demonstrar liderança;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • receber personalidades públicas;
  • mobilizar recursos;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • identificar colaboradores;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • coordenar equipes;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • estabelecer prioridades;
  • revigorar a missão;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • demonstrar ousadia;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • analisar projetos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • formular projetos;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar o público;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • demonstrar perspicácia;
  • estabelecer parcerias;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • buscar parceiros;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • elaborar plano plurianual;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • definir critérios de avaliação;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar ética;
  • formular estratégias;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar desprendimento;
  • promover a conscientização do público;
  • estimar necessidades de recursos;
  • aprovar relatórios;
  • apresentar relatório anual;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • revisar objetivos e metas;
  • organizar equipes;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • implementar a missão da instituição;
  • administrar a infraestrutura;
  • recrutar voluntários;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar habilidade política;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • definir objetivos e metas;
  • monitorar legislação;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • desenvolver material de divulgação;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • demonstrar persistência;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • ministrar palestras;
  • aprovar verbas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar flexibilidade;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • projetar cenários e tendências;
  • acompanhar atividades;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar paciência;
  • avaliar equipes;
  • organizar eventos;


Setores que mais contratam Dirigente de clube e associação esportiva no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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