Salário para o cargo de Dirigente de clube e associação esportiva
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de clube e associação esportiva - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de clube e associação esportiva

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • representar a instituição;
  • planejar políticas e estratégias;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • coordenar as atividades;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular alianças;

Atividades

  • atender os órgãos de imprensa;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • captar recursos financeiros;
  • promover eventos;
  • promover a sistematização de experiências;
  • formular estratégias;
  • organizar equipes;
  • demonstrar perspicácia;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • consolidar relatórios;
  • elaborar plano plurianual;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar ousadia;
  • definir alocação de recursos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • manter-se atualizado;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar criatividade;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • aprovar verbas;
  • administrar a infraestrutura;
  • monitorar políticas públicas;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • estimar necessidades de recursos;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • desenvolver material de divulgação;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • demonstrar persistência;
  • coordenar equipes;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • buscar parceiros;
  • estabelecer prioridades;
  • ministrar palestras;
  • monitorar legislação;
  • promover a conscientização do público;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • estabelecer parcerias;
  • recrutar voluntários;
  • avaliar equipes;
  • organizar eventos;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar desprendimento;
  • identificar demandas;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • orientar o público;
  • formar colaboradores;
  • formular projetos;
  • mobilizar recursos;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • revigorar a missão;
  • demonstrar habilidade política;
  • analisar projetos;
  • revisar objetivos e metas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • administrar conflitos;
  • aprovar relatórios;
  • identificar colaboradores;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • acompanhar atividades;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • receber personalidades públicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • demonstrar comprometimento;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar paciência;
  • interagir com associados e filiados;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • demonstrar liderança;
  • implementar a missão da instituição;
  • apresentar relatório anual;
  • projetar cenários e tendências;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • elaborar plano de ação anual;
  • buscar apoios políticos e financeiros;


Setores que mais contratam Dirigente de clube e associação esportiva no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: