Salário para o cargo de Dirigente de clube e associação esportiva
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de clube e associação esportiva - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de clube e associação esportiva

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • articular alianças;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • planejar políticas e estratégias;
  • coordenar as atividades;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a sustentabilidade institucional;

Atividades

  • aprovar relatórios;
  • implementar a missão da instituição;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • identificar demandas;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • consolidar relatórios;
  • estimar necessidades de recursos;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • elaborar plano plurianual;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • coordenar equipes;
  • identificar colaboradores;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • formular estratégias;
  • monitorar políticas públicas;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • promover a conscientização do público;
  • mobilizar recursos;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • organizar o trabalho voluntário;
  • estabelecer parcerias;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar comprometimento;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • analisar projetos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • demonstrar ética;
  • projetar cenários e tendências;
  • demonstrar flexibilidade;
  • receber personalidades públicas;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar ousadia;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • orientar o público;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • promover a sistematização de experiências;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar desprendimento;
  • demonstrar habilidade política;
  • organizar equipes;
  • promover eventos;
  • demonstrar criatividade;
  • formar colaboradores;
  • elaborar plano de ação anual;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • captar recursos financeiros;
  • acompanhar atividades;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • administrar conflitos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • buscar parceiros;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • ministrar palestras;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • recrutar voluntários;
  • desenvolver material de divulgação;
  • apresentar relatório anual;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar perspicácia;
  • revisar objetivos e metas;
  • demonstrar persistência;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • estabelecer prioridades;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • revigorar a missão;
  • formular projetos;
  • definir critérios de avaliação;
  • definir alocação de recursos;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • avaliar equipes;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • manter-se atualizado;
  • interagir com associados e filiados;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • administrar a infraestrutura;
  • aprovar verbas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • organizar eventos;
  • monitorar legislação;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;


Setores que mais contratam Dirigente de clube e associação esportiva no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: