Salário para o cargo de Diretor de departamento médico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento médico

Um Diretor de departamento médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento médico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • propor auditorias;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • prestar assessoria;
    • implementar ações de sensibilização;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar resultados financeiros;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de conferência de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • avaliar programas implementados;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar criatividade;
    • contratar auditorias;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • prestar auditoria;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar ações de educação permanente;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar empatia;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • analisar indicadores de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • delegar funções;
    • demonstrar iniciativa;
    • definir estratégias de avaliação;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • liderar pessoas;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • implementar programas de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • participar em conselhos;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • definir instruções de serviços internos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • aprovar contratações e demissões;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • elaborar relatórios;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • evidenciar acessibilidade;
    • planejar ações de sensibilização;
    • planejar ações de capacitação;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • prestar consultoria;
    • elaborar plano estratégico;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento médico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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