Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de danças de raiz
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
Atividades
- gerenciar a produção artística;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- estudar movimentos na dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- captar recursos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- experimentar novos movimentos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- executar danças dramáticas;
- realizar oficinas de trabalho;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- vivenciar a dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- gerenciar a produção executiva;
- estudar gestos na dança;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- interpretar danças rituais;
- aprimorar a coreografia;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- estudar passos na dança;
- estudar música tradicional e popular;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- trabalhar o tempo ritual;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças tradicionais;
- divulgar o evento;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- interpretar coreografia;
- trabalhar em equipe;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- dançar representando histórias;
- pesquisar figurinos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
Setores que mais contratam Dançarino de danças de raiz no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária