Salário para o cargo de Coreógrafo
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Coreógrafo - Descrição, atividades e funções do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Coreógrafo

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • preparar o corpo para dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • ensaiar coreografia;
  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;

Atividades

  • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
  • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
  • desenvolver sensibilidade artística;
  • adaptar-se a situações imprevistas;
  • selecionar gestos, passos e sequências;
  • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
  • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
  • desenvolver experimentação e improvisos;
  • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
  • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
  • supervisionar equipe de cenografia;
  • experimentar o uso de objetos na dança;
  • supervisionar equipe de iluminação;
  • supervisionar equipe de bailarinos;
  • manter corpo preparado;
  • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
  • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
  • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
  • recriar passos codificados;
  • liderar equipes;
  • supervisionar equipe de multimídia;
  • participar de ensaios gerais;
  • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
  • reelaborar gestos, passos e sequências;
  • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
  • desenvolver capacidade de observação e percepção;
  • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
  • articular as partes da obra coreográfica;
  • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
  • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
  • desenvolver consciência cinesiológica;
  • levantar material sobre o tema;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
  • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
  • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
  • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
  • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
  • improvisar movimentos;
  • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
  • coordenar equipes de criação;
  • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
  • selecionar técnicas corporais;
  • investigar linguagens;
  • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
  • conhecer seus limites psicofísicos;
  • desenvolver ideia ou tema;
  • selecionar elenco;
  • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
  • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
  • registrar gestos, passos e sequências;
  • supervisionar equipe de música;
  • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
  • selecionar equipe artística;
  • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
  • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
  • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
  • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
  • conceber soluções cênicas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • experimentar movimentos, sequências de movimento;
  • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);


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