Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Coreógrafo
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
- preparar o corpo para dança;
- pesquisar movimentos, gestos e dança;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar apresentação pública de dança;
- ensaiar coreografia;
- ensinar dança;
- conceber projeto cênico em dança;
- concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
Atividades
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
- desenvolver sensibilidade artística;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- selecionar gestos, passos e sequências;
- definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
- desenvolver experimentação e improvisos;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
- supervisionar equipe de cenografia;
- experimentar o uso de objetos na dança;
- supervisionar equipe de iluminação;
- supervisionar equipe de bailarinos;
- manter corpo preparado;
- construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- escolher música, texto, imagens, objetos etc;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- recriar passos codificados;
- liderar equipes;
- supervisionar equipe de multimídia;
- participar de ensaios gerais;
- transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- reelaborar gestos, passos e sequências;
- gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- articular as partes da obra coreográfica;
- configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- levantar material sobre o tema;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar equipe de adereços e figurinos;
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
- expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- improvisar movimentos;
- configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
- coordenar equipes de criação;
- ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
- selecionar técnicas corporais;
- investigar linguagens;
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- conhecer seus limites psicofísicos;
- desenvolver ideia ou tema;
- selecionar elenco;
- estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- registrar gestos, passos e sequências;
- supervisionar equipe de música;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- selecionar equipe artística;
- considerar o espaço e o público na concepção cênica;
- expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
- criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
- explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- conceber soluções cênicas;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- experimentar movimentos, sequências de movimento;
- selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);