Salário para o cargo de Coordenador escolar
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador escolar

Um Coordenador escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • identificar público alvo;
    • definir abordagem de comunicação;
    • selecionar referencial teórico;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • estimular o senso de justiça;
    • respeitar a alteridade;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • auto avaliar-se;
    • estimular a criatividade;
    • formar equipes de trabalho;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • elaborar objetivos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • dominar a língua portuguesa;
    • roteirizar material;
    • expressar-se com clareza;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • respeitar as diversidades;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • traçar metas educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • formar-se continuamente;
    • mapear competências;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • construir sistema de avaliação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • compreender o contexto;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • divulgar deliberações;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • promover trocas de experiências;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • administrar tempo;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • analisar o desempenho das classes;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • definir mídias;
    • realizar controle de qualidade;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • validar produto final;
    • orientar equipe de produção;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • planejar ações de operacionalização;
    • respeitar a autoria do educador;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • validar material revisado;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • administrar a demanda por vagas;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • observar o desempenho das classes;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular a solidariedade;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar conflitos;
    • avaliar os planos diretores;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • administrar recursos de trabalho;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • estimular o senso crítico;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • desenvolver a autoestima;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • pesquisar práticas educativas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • interagir com os pais;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • traçar objetivos educacionais;
    • equalizar informações;
    • entrevistar;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • socializar informações;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • atualizar-se continuamente;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • definir estratégias de ensino;
    • estimular a cooperação;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • definir escopo;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • garantir a integridade instrucional;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • participar das avaliações externas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • construir instrumentos de avaliação;
    • dimensionar os problemas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • traçar cronograma de execução;
    • mapear conteúdo;
    • descrever atividades;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular o respeito mútuo;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • organizar grupos de estudos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • coordenar reuniões;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • elaborar atividades;
    • estudar continuamente;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • analisar resultados das avaliações;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular valores estéticos;
    • organizar encontro de educandos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • dimensionar carga horária;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;


    Setores que mais contratam Coordenador escolar no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: