Salário para o cargo de Coordenador de ensino
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de ensino

Um Coordenador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • verificar o cumprimento das metas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • demonstrar versatilidade;
    • selecionar referencial teórico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • construir sistema de avaliação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • definir processos de avaliação;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • auto avaliar-se;
    • participar das avaliações externas;
    • administrar recursos de trabalho;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • identificar público alvo;
    • estimular a cooperação;
    • estimular o senso de justiça;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • entrevistar;
    • estudar continuamente;
    • compreender o contexto;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • equalizar informações;
    • planejar ações de operacionalização;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • organizar grupos de estudos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • promover trocas de experiências;
    • validar produto final;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • respeitar as diversidades;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • definir mídias;
    • socializar informações;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • acompanhar processo de revisão;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • realizar controle de qualidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • mapear conteúdo;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • formar equipes de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • definir estratégias de ensino;
    • acompanhar equipe de produção;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • observar o desempenho das classes;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • organizar encontro de educandos;
    • atualizar-se continuamente;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar tempo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • selecionar bibliografia;
    • definir abordagem de comunicação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar os problemas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • elaborar atividades;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular valores estéticos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • respeitar a autoria do educador;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • criar espaços de participação/interação;
    • definir escopo;
    • mapear competências;
    • elaborar textos de orientação;
    • emitir pareceres;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • promover estudos de caso;
    • elaborar objetivos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • formar-se continuamente;
    • desenvolver a autoestima;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • analisar o desempenho das classes;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • validar material revisado;
    • descrever atividades;
    • avaliar os planos diretores;
    • traçar metas educacionais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • orientar equipe de produção;
    • traçar objetivos educacionais;
    • roteirizar material;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • interagir com os pais;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estimular a criatividade;
    • dimensionar carga horária;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • pesquisar práticas educativas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • coordenar reuniões;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar a instituição escolar;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • divulgar deliberações;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • respeitar a alteridade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • estimular o senso crítico;
    • assessorar as escolas/instituições;


    Setores que mais contratam Coordenador de ensino no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens