Salário para o cargo de Consertador de pneus
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Consertador de pneus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Consertador de pneus

Um Consertador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.606,60 e R$ 3.325,45, com a média salarial de R$ 1.972,64 e o salário mediana em R$ 1.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consertador de pneus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,64 23.671,72 493,16 9,02
1º Quartil 1.606,60 19.279,19 401,65 7,35
Salário Mediana 1.840,00 22.080,00 460,00 8,42
3º Quartil 2.536,13 30.433,58 634,03 11,60
Teto Salarial 3.325,45 39.905,42 831,36 15,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.599 - 3.483 2.112,24 1.598,78 2.000,00 2.875,23 3.482,56
Goiânia - GO 1.464 - 2.624 1.742,32 1.463,64 1.653,00 2.166,26 2.623,84
Rio de Janeiro - RJ 1.447 - 3.219 1.878,03 1.447,15 1.621,00 2.657,87 3.219,29
Belo Horizonte - MG 1.450 - 3.090 1.860,55 1.450,31 1.635,00 2.551,07 3.089,93
São Carlos - SC 1.910 - 2.463 1.956,61 1.910,00 1.910,00 2.033,28 2.462,76
Rondonópolis - MT 1.487 - 3.256 1.937,09 1.487,13 1.782,50 2.687,84 3.255,59
Campo Grande - MS 1.416 - 2.999 1.800,05 1.415,72 1.637,00 2.476,17 2.999,22
Curitiba - PR 1.662 - 3.002 1.975,63 1.662,15 1.833,00 2.478,55 3.002,10
Brasília - DF 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Joinville - SC 1.744 - 3.298 2.163,32 1.744,35 2.000,00 2.722,78 3.297,91
Guarulhos - SP 1.817 - 3.370 2.211,42 1.816,97 2.050,00 2.781,91 3.369,53
Manaus - AM 1.450 - 3.078 1.843,87 1.450,22 1.700,00 2.540,87 3.077,58
Ribeirão Preto - SP 1.707 - 3.353 2.137,98 1.706,66 2.049,00 2.768,09 3.352,79
Rio Verde - GO 1.435 - 3.449 2.065,45 1.434,50 2.000,00 2.847,25 3.448,67
Três Lagoas - MS 1.628 - 3.145 2.026,44 1.628,11 1.918,00 2.596,40 3.144,83
Uberlândia - MG 1.514 - 3.129 1.914,06 1.514,33 1.800,00 2.583,21 3.128,87
Cascavel - PR 1.547 - 2.845 1.850,48 1.547,37 1.800,00 2.349,04 2.845,23
Ponta Grossa - PR 1.688 - 2.680 1.909,72 1.688,34 1.823,23 2.212,46 2.679,80
São Bernardo do Campo - SP 1.656 - 3.336 2.161,70 1.656,05 2.100,00 2.754,04 3.335,77
Piracicaba - SP 1.756 - 3.704 2.269,77 1.755,63 2.063,00 3.058,28 3.704,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.665 - 3.446 2.152,95 1.664,51 2.049,00 2.844,93 3.445,86
Minas Gerais 1.431 - 3.180 1.881,63 1.431,23 1.700,00 2.625,65 3.180,26
Paraná 1.608 - 2.997 1.956,35 1.607,56 1.825,00 2.474,20 2.996,82
Santa Catarina 1.660 - 3.221 2.043,27 1.660,37 1.910,00 2.659,54 3.221,31
Rio Grande do Sul 1.579 - 2.785 1.859,63 1.578,99 1.770,00 2.299,04 2.784,66
Goiás 1.441 - 3.315 1.948,92 1.441,14 1.800,00 2.737,13 3.315,30
Mato Grosso 1.466 - 4.059 2.239,80 1.466,12 2.000,00 3.351,41 4.059,32
Rio de Janeiro 1.452 - 3.042 1.831,54 1.451,73 1.645,00 2.511,67 3.042,21
Mato Grosso do Sul 1.475 - 3.338 1.977,53 1.474,70 1.801,00 2.755,81 3.337,92
Bahia 1.415 - 2.963 1.787,67 1.414,58 1.600,00 2.446,13 2.962,82
Pará 1.442 - 3.244 1.912,57 1.442,37 1.750,00 2.678,16 3.243,86
Espírito Santo 1.428 - 2.802 1.729,45 1.427,59 1.525,00 2.313,27 2.801,90
Pernambuco 1.414 - 2.442 1.638,50 1.414,46 1.561,00 2.015,93 2.441,76
Ceará 1.425 - 2.935 1.763,56 1.425,40 1.560,00 2.423,03 2.934,84
Rondônia 1.473 - 2.958 1.795,25 1.472,91 1.600,00 2.442,22 2.958,09
Maranhão 1.443 - 3.104 1.902,15 1.442,55 1.800,00 2.562,50 3.103,78
Distrito Federal 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Amazonas 1.453 - 3.091 1.856,82 1.453,25 1.700,00 2.551,62 3.090,60
Tocantins 1.426 - 2.785 1.708,03 1.426,14 1.500,00 2.299,23 2.784,89
Alagoas 1.412 - 2.715 1.701,68 1.412,00 1.553,00 2.241,83 2.715,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.522 1.605,35 1.412,00 1.431,00 2.082,16 2.521,97
Paraíba 1.414 - 2.505 1.646,51 1.414,39 1.510,00 2.067,93 2.504,74
Piauí 1.413 - 2.798 1.718,83 1.413,43 1.500,00 2.310,17 2.798,15
Sergipe 1.412 - 2.029 1.521,46 1.412,00 1.512,00 1.674,89 2.028,68
Acre 1.412 - 2.276 1.522,38 1.412,00 1.412,00 1.879,00 2.275,90
Amapá 1.412 - 2.610 1.695,08 1.412,00 1.500,00 2.154,67 2.609,80
Roraima 1.412 - 2.007 1.463,53 1.412,00 1.412,00 1.656,75 2.006,71


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consertador de pneus

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • lavar peças;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • lavar chassi;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ressulcar pneus;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • trocar pneus;
  • realizar alinhamento;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • reparar câmara de ar;

  • Atividades

    • fixar rodas com parafusos;
    • medir alinhamento do chassi;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • receber peças desmontadas;
    • esgotar água do compressor;
    • limpar lado externo do pneu;
    • realizar rodízio de pneus;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • sinalizar pista;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • demonstrar paciência;
    • escarear local do remendo;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • verificar óleo do compressor;
    • descontaminar local do conserto;
    • verificar condições do pneu;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • fixar manchão no pneu;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • retirar friso;
    • examinar pneu;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • apertar porcas em sentido x;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • afrouxar porcas;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • retirar núcleo de válvula;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • demonstrar responsabilidade;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • verificar freios;
    • consultar ficha do pneu;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • demonstrar senso de humor;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • retirar cônicos e porcas;
    • fixar válvula na câmara;
    • localizar furo;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • verificar ovalação da roda;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • trabalhar com segurança;
    • verificar vazamentos;
    • inspecionar pneu;
    • participar em reuniões da cipa;
    • centralizar rodas raiadas;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • colocar câmara no pneu;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • fixar borracha de ligação;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • passar cola no local do furo;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • demonstrar eficiência;
    • levantar informações sobre o local;
    • retirar pneu da roda;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • vulcanizar pneu;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • separar pneus por medidas;
    • calibrar pneu;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • secar câmara de ar;
    • retirar objeto perfurante;
    • preparar produto (desengraxante);
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • trocar água de caixa d'água;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • demonstrar pontualidade;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • marcar pneu;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • limpar parte interna do pneu;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • demonstrar senso de observação;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • erguer veículos;
    • escovar roda e friso da roda;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • limpar ferramentas;
    • controlar as peças;
    • assentar friso na roda;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • descolar talões do pneu;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • demonstrar educação;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • manter calibragem dos pneus;
    • retirar agulha do refil;
    • remover resíduos;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • trabalhar em equipe;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;


    Setores que mais contratam Consertador de pneus no mercado de trabalho

    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Fabricação de álcool




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: