Salário para o cargo de Consertador de pneus
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Consertador de pneus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Consertador de pneus

Um Consertador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.223,12 e R$ 2.863,68, com a média salarial de R$ 1.586,80 e o salário mediana em R$ 1.411,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consertador de pneus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.586,80 19.041,64 396,70 7,27
1º Quartil 1.223,12 14.677,43 305,78 5,60
Salário Mediana 1.411,00 16.932,00 352,75 6,47
3º Quartil 2.183,96 26.207,55 545,99 10,01
Teto Salarial 2.863,68 34.364,13 715,92 13,12


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 2.784 1.691,55 1.288,23 1.566,36 2.298,69 2.784,25
Rio de Janeiro - RJ 1.185 - 2.716 1.542,19 1.185,36 1.331,00 2.242,07 2.715,67
Goiânia - GO 1.092 - 2.293 1.416,12 1.091,60 1.358,50 1.893,27 2.293,19
Curitiba - PR 1.327 - 2.273 1.533,82 1.327,23 1.450,00 1.876,99 2.273,47
Belo Horizonte - MG 1.125 - 2.192 1.391,02 1.124,70 1.291,00 1.809,49 2.191,71
Uberlândia - MG 1.101 - 1.941 1.276,33 1.100,80 1.174,88 1.602,10 1.940,51
Contagem - MG 1.093 - 2.405 1.429,90 1.092,83 1.274,06 1.985,55 2.404,96
Brasília - DF 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Guarulhos - SP 1.445 - 2.706 1.779,28 1.444,81 1.676,22 2.234,29 2.706,24
São Bernardo do Campo - SP 1.384 - 2.881 1.777,59 1.384,26 1.600,00 2.378,55 2.880,97
Campo Grande - MS 1.120 - 2.427 1.430,38 1.120,03 1.276,00 2.003,85 2.427,12
Rondonópolis - MT 1.157 - 2.461 1.525,16 1.157,40 1.461,40 2.032,11 2.461,35
Fortaleza - CE 1.112 - 2.190 1.386,96 1.111,66 1.300,00 1.808,46 2.190,46
Itajaí - SC 1.288 - 2.419 1.544,53 1.288,32 1.400,00 1.997,19 2.419,06
Manaus - AM 1.090 - 2.302 1.373,85 1.090,26 1.183,51 1.900,46 2.301,90
Maringá - PR 1.458 - 2.611 1.725,01 1.458,10 1.600,00 2.155,81 2.611,18
Sete Lagoas - MG 1.152 - 1.905 1.327,44 1.152,23 1.296,13 1.573,19 1.905,50
Porto Alegre - RS 1.244 - 2.238 1.478,24 1.243,75 1.388,53 1.847,84 2.238,16
Serra - ES 1.130 - 2.334 1.464,02 1.129,75 1.396,13 1.927,14 2.334,21
São Luís - MA 1.111 - 2.154 1.380,36 1.111,42 1.251,70 1.778,57 2.154,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 4.353 2.026,73 1.315,10 1.600,00 3.593,66 4.352,75
Minas Gerais 1.080 - 2.223 1.363,69 1.080,14 1.229,22 1.835,11 2.222,74
Paraná 1.227 - 2.290 1.511,35 1.226,85 1.448,96 1.890,25 2.289,53
Rio Grande do Sul 1.229 - 3.030 1.623,03 1.229,03 1.365,00 2.501,32 3.029,67
Santa Catarina 1.270 - 2.386 1.527,47 1.269,92 1.400,80 1.969,63 2.385,68
Goiás 1.073 - 2.361 1.435,64 1.072,87 1.372,80 1.949,30 2.361,05
Mato Grosso 1.086 - 2.627 1.544,98 1.085,73 1.436,24 2.169,18 2.627,38
Rio de Janeiro 1.191 - 2.801 1.570,48 1.190,86 1.341,93 2.312,60 2.801,09
Mato Grosso do Sul 1.139 - 2.479 1.509,75 1.138,70 1.405,30 2.046,96 2.479,34
Pará 1.079 - 2.233 1.388,31 1.078,56 1.300,00 1.843,99 2.233,50
Bahia 1.048 - 2.190 1.332,10 1.047,98 1.200,00 1.807,78 2.189,64
Espírito Santo 1.087 - 2.115 1.334,11 1.086,66 1.200,00 1.746,40 2.115,30
Pernambuco 1.072 - 1.914 1.261,84 1.071,99 1.189,00 1.579,82 1.913,53
Ceará 1.052 - 2.135 1.304,18 1.051,77 1.168,00 1.762,52 2.134,82
Maranhão 1.085 - 2.163 1.369,64 1.085,28 1.251,70 1.785,54 2.162,71
Rondônia 1.092 - 2.137 1.308,87 1.092,38 1.178,00 1.764,28 2.136,95
Alagoas 1.070 - 1.814 1.274,46 1.070,35 1.282,53 1.497,93 1.814,34
Tocantins 1.076 - 1.948 1.284,05 1.076,18 1.217,00 1.608,03 1.947,70
Distrito Federal 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Paraíba 1.047 - 1.797 1.189,66 1.047,05 1.110,00 1.483,47 1.796,82
Amazonas 1.090 - 2.318 1.387,45 1.089,90 1.258,63 1.913,52 2.317,71
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.709 1.186,67 1.045,16 1.148,88 1.410,62 1.708,58
Piauí 1.049 - 1.899 1.245,72 1.048,71 1.108,92 1.568,24 1.899,50
Sergipe 1.077 - 1.690 1.212,82 1.076,75 1.189,42 1.395,13 1.689,82
Acre 1.109 - 1.682 1.192,07 1.108,90 1.128,60 1.388,74 1.682,09
Amapá 1.052 - 2.443 1.434,91 1.051,97 1.364,63 2.017,21 2.443,30
Roraima 1.054 - 2.149 1.325,70 1.054,33 1.210,00 1.773,97 2.148,68


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consertador de pneus

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • consertar pneus a frio e a quente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar câmara de ar;
  • lavar chassi;
  • prestar socorro a veículos;
  • trocar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • lavar peças;
  • realizar alinhamento;
  • ressulcar pneus;

  • Atividades

    • retirar cônicos e porcas;
    • erguer veículos;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • limpar lado externo do pneu;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • demonstrar eficiência;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • verificar ovalação da roda;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • participar em reuniões da cipa;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • esgotar água do compressor;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • assentar friso na roda;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • colocar câmara no pneu;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • limpar ferramentas;
    • remover resíduos;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • levantar informações sobre o local;
    • retirar agulha do refil;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • receber peças desmontadas;
    • trocar água de caixa d'água;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • sinalizar pista;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • localizar furo;
    • consultar ficha do pneu;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • retirar friso;
    • passar cola no local do furo;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • descontaminar local do conserto;
    • demonstrar pontualidade;
    • fixar válvula na câmara;
    • trabalhar com segurança;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • fixar rodas com parafusos;
    • limpar parte interna do pneu;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • apertar porcas em sentido x;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • demonstrar paciência;
    • medir alinhamento do chassi;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • preparar produto (desengraxante);
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • escarear local do remendo;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • demonstrar educação;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • retirar pneu da roda;
    • verificar vazamentos;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • demonstrar responsabilidade;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • verificar condições do pneu;
    • afrouxar porcas;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • verificar óleo do compressor;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • fixar manchão no pneu;
    • examinar pneu;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • separar pneus por medidas;
    • demonstrar senso de humor;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • centralizar rodas raiadas;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • marcar pneu;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • realizar rodízio de pneus;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • retirar objeto perfurante;
    • retirar núcleo de válvula;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • fixar borracha de ligação;
    • demonstrar senso de observação;
    • escovar roda e friso da roda;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • posicionar cavalete de segurança;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • calibrar pneu;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • secar câmara de ar;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • verificar freios;
    • manter calibragem dos pneus;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • vulcanizar pneu;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • controlar as peças;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • descolar talões do pneu;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • inspecionar pneu;


    Setores que mais contratam Consertador de pneus no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Fabricação de álcool
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor