Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.886,22 e R$ 5.281,61, com a média salarial de R$ 2.707,03 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.707,03 32.484,42 676,76 12,52
1º Quartil 1.886,22 22.634,67 471,56 8,72
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,64
3º Quartil 4.027,98 48.335,77 1.007,00 18,63
Teto Salarial 5.281,61 63.379,31 1.320,40 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.021 - 8.568 3.950,45 2.021,45 3.100,00 7.073,60 8.567,76
Rio de Janeiro - RJ 2.222 - 6.103 3.287,90 2.222,00 2.840,00 5.038,50 6.102,78
Sorocaba - SP 1.805 - 2.371 1.872,39 1.805,33 1.864,00 1.957,17 2.370,58
Porto Alegre - RS 1.971 - 6.080 3.249,20 1.971,00 2.980,50 5.019,40 6.079,65
Belo Horizonte - MG 1.929 - 6.459 3.389,99 1.929,48 3.103,50 5.332,20 6.458,52
Gramado - RS 2.041 - 6.155 3.102,41 2.041,00 2.700,00 5.081,85 6.155,29
Florianópolis - SC 1.939 - 5.877 2.993,05 1.938,50 2.500,00 4.852,00 5.876,89
Manaus - AM 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Salvador - BA 1.443 - 5.005 2.575,76 1.442,75 2.000,00 4.132,25 5.005,11
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 5.231 3.179,90 2.115,10 3.000,00 4.318,75 5.231,00
Brasília - DF 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
São Leopoldo - RS 1.770 - 3.236 2.240,79 1.770,00 2.400,00 2.671,67 3.236,00
Ipojuca - PE 1.876 - 5.122 3.142,14 1.876,00 3.312,00 4.228,67 5.121,89
Belém - PA 1.437 - 3.815 2.194,08 1.437,33 2.122,00 3.149,33 3.814,57
Osasco - SP 2.188 - 2.719 2.231,80 2.187,82 2.245,00 2.245,00 2.719,21
São Luís - MA 1.730 - 2.830 1.917,30 1.730,00 1.800,00 2.336,65 2.830,21
Fortaleza - CE 1.436 - 3.028 1.900,64 1.436,00 1.698,00 2.500,00 3.028,08
Porto Seguro - BA 1.446 - 5.019 2.328,09 1.445,50 2.198,00 4.143,50 5.018,73
Tubarão - SC 1.784 - 2.363 1.899,50 1.783,50 1.951,00 1.951,00 2.363,11
Cairu - BA 2.042 - 3.464 2.350,40 2.042,00 2.263,00 2.860,00 3.464,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.831 - 6.073 2.882,29 1.830,96 2.246,50 5.013,90 6.072,99
Rio de Janeiro 1.793 - 5.586 2.962,76 1.793,16 2.782,00 4.612,11 5.586,33
Minas Gerais 1.675 - 4.670 2.498,46 1.675,43 2.143,00 3.855,87 4.670,35
Rio Grande do Sul 1.753 - 5.556 2.835,22 1.752,77 2.500,00 4.586,74 5.555,60
Santa Catarina 1.858 - 4.344 2.558,19 1.857,50 2.441,00 3.586,50 4.344,08
Bahia 1.525 - 4.419 2.411,11 1.524,87 2.212,00 3.648,13 4.418,73
Paraná 1.723 - 5.335 2.720,90 1.723,20 2.354,00 4.404,23 5.334,54
Pernambuco 1.556 - 4.802 2.598,05 1.555,56 2.296,00 3.964,33 4.801,72
Pará 1.479 - 3.906 2.301,70 1.478,67 2.122,00 3.225,17 3.906,42
Mato Grosso 1.500 - 6.183 2.838,12 1.500,00 2.500,00 5.104,67 6.182,93
Ceará 1.449 - 4.360 2.204,44 1.449,00 1.900,00 3.600,00 4.360,43
Amazonas 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Goiás 1.609 - 5.069 2.496,52 1.608,55 2.118,50 4.184,80 5.068,76
Mato Grosso do Sul 1.854 - 3.676 2.531,94 1.853,75 2.623,00 3.035,25 3.676,39
Distrito Federal 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
Alagoas 1.859 - 5.759 2.798,01 1.859,35 2.300,00 4.754,33 5.758,59
Paraíba 1.430 - 4.019 2.031,28 1.430,00 1.800,00 3.317,86 4.018,69
Maranhão 1.624 - 2.764 1.875,19 1.624,00 1.800,00 2.282,10 2.764,14
Sergipe 1.484 - 2.225 1.599,67 1.484,00 1.500,00 1.837,00 2.225,03
Espírito Santo 1.776 - 4.879 2.888,20 1.776,00 2.850,00 4.028,00 4.878,83


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • demonstrar agilidade;
    • encaminhar clientes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acomodar clientes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • executar trabalho de subordinados;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar guarda de valores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • pesquisar preços de produtos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • participar de programas de treinamento;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • recepcionar clientes;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar bom senso;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • escolher matéria-prima;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar venda de bilhetes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • atender reclamações;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • orientar execução dos serviços;
    • registrar pedido do cliente;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • liderar equipe;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: