Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
 - Trabalhadores de atendimento ao público
 
- Caixas, bilheteiros
 
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
 
Cargos relacionados:
- Caixa (supermercado)
 - Agente de passagens aéreas
 - Atendente de pedágio
 - Agente operacional de estação
 - Bilheteiro de teatro
 - Agente de passagens
 - Emissor de passagens no transporte rodoviário
 - Caixa no serviço de alimentação
 - Bilheteiro de circo
 - Fiscal de caixa
 - Atendente comercial em agência postal
 - Agente de reserva de passagens aéreas
 
Principais locais de trabalho
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Caixa de loja
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:
- controlar numerários e valores;
 - receber valores de vendas de produtos e serviços;
 - demonstrar competências pessoais;
 - realizar atividades técnico-administrativas;
 - comunicar-se;
 - prestar informações;
 
Atividades
- registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
 - informar o horário de atendimento ao público;
 - controlar fluxo de caixa;
 - anotar pedidos via telefone;
 - oferecer produtos e serviços aos clientes;
 - informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias;
 - arquivar documentos e cupons fiscais;
 - demonstrar conhecimentos de informática;
 - conferir cheques recebidos;
 - contar numerário;
 - informar a localização de mercadorias e produtos;
 - encaminhar os clientes aos setores competentes;
 - atender as necessidades dos clientes;
 - verificar autenticidade das cédulas recebidas;
 - demonstrar paciência;
 - demonstrar fluência verbal;
 - preencher relatórios administrativos;
 - ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
 - embalar produtos vendidos;
 - sangrar valores do caixa;
 - participar de cursos de treinamento;
 - solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
 - mostrar-se atencioso;
 - demonstrar pontualidade;
 - manter-se atualizado;
 - demonstrar agilidade;
 - abrir o caixa;
 - informar ao cliente o valor a ser pago;
 - realizar pesquisa pré-venda;
 - realizar pesquisa pós-venda;
 - manter sigilo profissional;
 - registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
 - efetuar pedidos de materiais;
 - informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios;
 - disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
 - efetuar troco;
 - efetuar o fechamento do caixa;
 - demonstrar responsabilidade;
 - carimbar documentos e objetos;
 - informar as condições de pagamento;
 - demonstrar assiduidade;
 - preencher borderô;
 - consultar os procedimentos e normas da empresa;
 - controlar estoque de materiais;
 - orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
 - demonstrar honestidade;
 - consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
 - divulgar promoções e eventos;
 - demonstrar eficiência;
 - trabalhar em equipe;
 - relacionar-se com urbanidade;
 - propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
 - emitir cupom fiscal;
 - demonstrar empatia;
 - agir com ética;
 - registrar entrada de produtos com valor de numerário;
 - efetuar sangria conforme limite;
 - orientar clientes via telefone;
 - vender produtos e serviços via telefone;
 - consultar código de defesa do consumidor;
 - registrar entrada de numerário;
 - ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
 
Setores que mais contratam Caixa de loja no mercado de trabalho
- Supermercados
 - Hipermercados
 - Minimercados, mercearias e armazéns
 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Restaurantes e similares
 - Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
 - Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
 - Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
 - Comércio varejista de calçados
 - Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
 - Locação de mão-de-obra temporária
 - Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
 - Padaria e confeitaria com predominância de revenda
 - Comércio varejista de carnes - açougues
 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
 - Casas lotéricas
 - Comércio varejista de materiais de construção em geral