Salário para o cargo de Auxiliar técnico de obras saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Auxiliar técnico de obras saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de obras saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • supervisionar equipes;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar obras;
  • planejar o trabalho;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • orçar obras;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vistorias técnicas;
  • padronizar procedimentos técnicos;

Atividades

  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • aplicar ações corretivas;
  • fazer vistoria técnica;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • programar os serviços;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • solicitar projetos complementares;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • supervisionar campanha educativa;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • revisar os projetos;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • verificar condições técnicas do local;
  • discutir o projeto;
  • cotar insumos e serviços;
  • elaborar croqui;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • fiscalizar obras;
  • gerenciar logística;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • agir com iniciativa;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • emitir parecer técnico;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar relatórios;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • identificar fontes de poluição;
  • requisitar materiais;
  • realizar medições;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • controlar parâmetros desejados;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • registrar alterações de serviços;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • treinar equipes;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • negociar propostas;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • emitir relatório final;
  • atuar com liderança;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • atender às necessidades do cliente;
  • demonstrar criatividade;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • trabalhar em equipe;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • analisar contrato de obras;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • dominar softwares específicos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • preparar ensaios;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • analisar origem das solicitações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • empregar normas técnicas;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • elaborar memorial descritivo;
  • estudar projetos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • elaborar composições unitárias;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar memória de cálculo;
  • especificar materiais;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • atuar com ousadia;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar propostas de venda;
  • elaborar anteprojeto;
  • propor ações preventivas;
  • programar a execução dos serviços;
  • coletar amostras;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar ensaios;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar cronograma;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • analisar dados coletados;
  • calcular ensaios;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;


Setores que mais contratam Auxiliar técnico de obras saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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Salário para o cargo de Educador de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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