Salário para o cargo de Auxiliar técnico de obras saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Auxiliar técnico de obras saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de obras saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • supervisionar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orçar obras;
  • planejar o trabalho;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;

Atividades

  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • dominar softwares específicos;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • analisar contrato de obras;
  • estudar projetos;
  • requisitar materiais;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • especificar materiais;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar anteprojeto;
  • elaborar relatórios;
  • programar a execução dos serviços;
  • atender às necessidades do cliente;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • solicitar projetos complementares;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • preparar ensaios;
  • controlar parâmetros desejados;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • propor ações preventivas;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • calcular ensaios;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • programar os serviços;
  • elaborar croqui;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • realizar ensaios;
  • preparar o local de trabalho;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • fiscalizar obras;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • emitir parecer técnico;
  • revisar os projetos;
  • coletar amostras;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • cotar insumos e serviços;
  • emitir ordem de compra;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar memorial descritivo;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • gerenciar logística;
  • analisar origem das solicitações;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar cronograma;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • negociar propostas;
  • realizar medições;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • analisar dados coletados;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar propostas de venda;
  • identificar fontes de poluição;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • agir com iniciativa;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • aplicar ações corretivas;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • treinar equipes;
  • emitir relatório final;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • atuar com liderança;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • discutir o projeto;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • submeter o projeto à aprovação;
  • verificar tipo de vistoria;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • detalhar o projeto;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • fazer vistoria técnica;
  • identificar as características dos resíduos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • elaborar composições unitárias;
  • verificar condições técnicas do local;
  • registrar alterações de serviços;
  • atuar com ousadia;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;


Setores que mais contratam Auxiliar técnico de obras saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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