Salário para o cargo de Auxiliar técnico de obras saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Auxiliar técnico de obras saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de obras saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar trabalhos em laboratório;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vistorias técnicas;
  • orçar obras;
  • planejar o trabalho;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar obras;

Atividades

  • efetuar levantamento topográfico;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • elaborar propostas de venda;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • analisar origem das solicitações;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • discutir o projeto;
  • aplicar ações corretivas;
  • emitir ordem de compra;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar memorial descritivo;
  • revisar os projetos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • propor ações preventivas;
  • programar a execução dos serviços;
  • elaborar relatórios;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • atuar com liderança;
  • identificar fontes de poluição;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • empregar normas técnicas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • analisar contrato de obras;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • identificar as características dos resíduos;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • treinar equipes;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • preparar ensaios;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • elaborar anteprojeto;
  • elaborar croqui;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • calcular ensaios;
  • coletar amostras;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • estudar projetos;
  • emitir relatório final;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • dominar softwares específicos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar composições unitárias;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • fiscalizar obras;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • realizar medições;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • especificar materiais;
  • atuar com ousadia;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • solicitar projetos complementares;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • negociar propostas;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • fazer vistoria técnica;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • agir com iniciativa;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • controlar parâmetros desejados;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • cotar insumos e serviços;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • emitir parecer técnico;
  • requisitar materiais;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • verificar tipo de vistoria;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • analisar dados coletados;
  • detalhar o projeto;
  • atender às necessidades do cliente;
  • trabalhar em equipe;
  • programar os serviços;
  • gerenciar logística;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar cronograma;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • realizar ensaios;
  • verificar condições técnicas do local;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;


Setores que mais contratam Auxiliar técnico de obras saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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