Salário para o cargo de Auxiliar técnico de obras saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Auxiliar técnico de obras saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de obras saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar trabalhos em laboratório;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • planejar o trabalho;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vistorias técnicas;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes;
  • supervisionar obras;
  • orçar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;

Atividades

  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • programar os serviços;
  • controlar parâmetros desejados;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • aplicar ações corretivas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar relatórios;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • fiscalizar obras;
  • registrar alterações de serviços;
  • coletar amostras;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • discutir o projeto;
  • detalhar o projeto;
  • estudar projetos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • realizar ensaios;
  • treinar equipes;
  • emitir relatório final;
  • especificar materiais;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • analisar contrato de obras;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • relatar anomalias aos superiores;
  • dominar softwares específicos;
  • requisitar materiais;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • calcular ensaios;
  • gerenciar logística;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • programar a execução dos serviços;
  • realizar medições;
  • solicitar projetos complementares;
  • elaborar memorial descritivo;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • fazer vistoria técnica;
  • demonstrar criatividade;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • cotar insumos e serviços;
  • analisar origem das solicitações;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • elaborar cronograma;
  • preparar o local de trabalho;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • revisar os projetos;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • agir com iniciativa;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • emitir ordem de compra;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • preparar ensaios;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar anteprojeto;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar composições unitárias;
  • identificar fontes de poluição;
  • empregar normas técnicas;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • negociar propostas;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • identificar as características dos resíduos;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • propor ações preventivas;
  • elaborar propostas de venda;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • verificar tipo de vistoria;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • verificar condições técnicas do local;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • supervisionar campanha educativa;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • emitir parecer técnico;
  • analisar dados coletados;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • atuar com ousadia;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar croqui;
  • atuar com liderança;


Setores que mais contratam Auxiliar técnico de obras saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque: