Salário para o cargo de Auxiliar técnico de obras saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Auxiliar técnico de obras saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de obras saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • realizar vistorias técnicas;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • supervisionar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orçar obras;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • realizar demonstração técnica do produto;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • supervisionar campanha educativa;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar relatórios;
  • programar os serviços;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • realizar ensaios;
  • analisar origem das solicitações;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • elaborar cronograma;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • emitir relatório final;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • calcular ensaios;
  • preparar o local de trabalho;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • verificar condições técnicas do local;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • controlar parâmetros desejados;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • elaborar propostas de venda;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar composições unitárias;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • revisar os projetos;
  • aplicar ações corretivas;
  • realizar medições;
  • atuar com ousadia;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • identificar as características dos resíduos;
  • gerenciar logística;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • analisar dados coletados;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • detalhar o projeto;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • registrar alterações de serviços;
  • dominar softwares específicos;
  • propor ações preventivas;
  • programar a execução dos serviços;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • requisitar materiais;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • atender às necessidades do cliente;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • treinar equipes;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar memória de cálculo;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • emitir ordem de compra;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • analisar contrato de obras;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • cotar insumos e serviços;
  • discutir o projeto;
  • atuar com liderança;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • estudar projetos;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • especificar materiais;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • agir com iniciativa;
  • empregar normas técnicas;
  • fazer vistoria técnica;
  • fiscalizar obras;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar anteprojeto;
  • solicitar projetos complementares;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • elaborar croqui;
  • identificar fontes de poluição;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar memorial descritivo;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • negociar propostas;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • preparar ensaios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • coletar amostras;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;


Setores que mais contratam Auxiliar técnico de obras saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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