Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Coordenador pedagógico
- Coordenador auxiliar de curso
- Pedagogo
- Orientador vocacional e profissional
- Coordenador de ensino
- Professor de orientação educacional
- Orientador educacional
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Supervisor educacional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
- demonstrar competências pessoais;
- viabilizar o trabalho coletivo;
- promover a formação contínua dos profissionais;
- implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
- comunicar-se;
- avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
Atividades
- elaborar textos de orientação;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- promover trocas de experiências;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- estimular o senso de justiça;
- expressar-se com clareza;
- avaliar a instituição escolar;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- divulgar resultados de avaliação;
- produzir material de apoio pedagógico;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- elaborar relatórios;
- formar-se continuamente;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- dominar a língua portuguesa;
- construir instrumentos de avaliação;
- assessorar o trabalho docente;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- criar mecanismos de participação/interação;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- criar espaços de participação/interação;
- estimular o senso crítico;
- respeitar a alteridade;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- estudar continuamente;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- selecionar referencial teórico;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- acompanhar a produção dos alunos;
- interagir com os pais;
- administrar a demanda por vagas;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- contextualizar historicamente a escola;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- administrar conflitos;
- formar equipes de trabalho;
- socializar informações;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- observar conselhos de classe e de escola;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- demonstrar capacidade de observação;
- divulgar deliberações;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- administrar recursos de trabalho;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- equalizar informações;
- avaliar os planos diretores;
- visitar rotineiramente as escolas;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- pesquisar práticas educativas;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- demonstrar versatilidade;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- respeitar as diversidades;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- construir sistema de avaliação;
- emitir pareceres;
- observar o desempenho das classes;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- fornecer subsídios teóricos;
- auto avaliar-se;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- analisar o desempenho das classes;
- assessorar as escolas/instituições;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- respeitar a autoria do educador;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- verificar o cumprimento das metas;
- estimular valores estéticos;
- organizar grupos de estudos;
- atualizar-se continuamente;
- estimular a cooperação;
- criar clima favorável de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- estimular a criatividade;
- administrar tempo;
- demonstrar flexibilidade;
- respeitar a autonomia do educador;
- entrevistar;
- compreender o contexto;
- estimular a solidariedade;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- orientar atividades interdisciplinares;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- estimular o respeito mútuo;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- selecionar bibliografia;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- trabalhar em equipe;
- participar das avaliações externas;
- dimensionar os problemas;
- publicar experiências pedagógicas;
- demonstrar proatividade;
- coordenar reuniões;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- desenvolver a autoestima;
Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino médio
- Ensino de idiomas
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Treinamento em informática
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades associativas
- Comércio varejista de livros