Salário para o cargo de Auxiliar de supervisor escolar
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de supervisor escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de supervisor escolar

Um Auxiliar de supervisor escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de supervisor escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • emitir pareceres;
    • demonstrar criatividade;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • elaborar objetivos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • validar material revisado;
    • elaborar atividades;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular a criatividade;
    • definir mídias;
    • orientar equipe de produção;
    • coordenar reuniões;
    • dominar a língua portuguesa;
    • dimensionar os problemas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • organizar grupos de estudos;
    • definir processos de avaliação;
    • promover trocas de experiências;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • elaborar textos de orientação;
    • promover estudos de caso;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • construir sistema de avaliação;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • atualizar-se continuamente;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • auto avaliar-se;
    • definir escopo;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estudar continuamente;
    • identificar público alvo;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar a demanda por vagas;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular o senso crítico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • administrar conflitos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • dimensionar carga horária;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • interagir com os pais;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • garantir a integridade instrucional;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • traçar metas educacionais;
    • traçar cronograma de execução;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • entrevistar;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • divulgar deliberações;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • expressar-se com clareza;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir abordagem de comunicação;
    • selecionar referencial teórico;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • descrever atividades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar das avaliações externas;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • administrar recursos de trabalho;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a cooperação;
    • trabalhar em equipe;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • assessorar o trabalho docente;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • respeitar a alteridade;
    • formar equipes de trabalho;
    • estimular o senso de justiça;
    • respeitar as diversidades;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular a solidariedade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • analisar resultados das avaliações;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • avaliar a instituição escolar;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • pesquisar práticas educativas;
    • compreender o contexto;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • roteirizar material;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • definir estratégias de ensino;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • acompanhar processo de revisão;
    • validar produto final;
    • respeitar a autoria do educador;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • equalizar informações;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • traçar objetivos educacionais;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • desenvolver a autoestima;
    • socializar informações;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar tempo;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • mapear conteúdo;
    • selecionar bibliografia;
    • mapear competências;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;


    Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista