Salário para o cargo de Auxiliar de supervisor escolar
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de supervisor escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de supervisor escolar

Um Auxiliar de supervisor escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de supervisor escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • analisar resultados das avaliações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • mapear competências;
    • traçar objetivos educacionais;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • estimular a cooperação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • auto avaliar-se;
    • estimular a solidariedade;
    • interagir com os pais;
    • elaborar objetivos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • elaborar textos de orientação;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • promover trocas de experiências;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • formar-se continuamente;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • orientar equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar encontro de educandos;
    • traçar metas educacionais;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • construir sistema de avaliação;
    • avaliar os planos diretores;
    • selecionar bibliografia;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • definir escopo;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • observar o desempenho das classes;
    • assessorar o trabalho docente;
    • respeitar as diversidades;
    • roteirizar material;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • estimular o senso crítico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir abordagem de comunicação;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • selecionar referencial teórico;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • divulgar deliberações;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a criatividade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • administrar tempo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • dominar a língua portuguesa;
    • respeitar a autoria do educador;
    • atualizar-se continuamente;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • definir mídias;
    • estimular valores estéticos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • organizar grupos de estudos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • dimensionar os problemas;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • definir estratégias de ensino;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • garantir a integridade instrucional;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • demonstrar versatilidade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • identificar público alvo;
    • realizar controle de qualidade;
    • desenvolver a autoestima;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • promover estudos de caso;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • validar material revisado;
    • pesquisar práticas educativas;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • descrever atividades;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • dimensionar carga horária;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • definir processos de avaliação;
    • coordenar reuniões;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • traçar cronograma de execução;
    • administrar conflitos;
    • participar das avaliações externas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • entrevistar;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • compreender o contexto;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • equalizar informações;
    • planejar ações de operacionalização;
    • acompanhar equipe de produção;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • socializar informações;
    • validar produto final;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estudar continuamente;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • respeitar a alteridade;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • mapear conteúdo;
    • elaborar atividades;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular o respeito mútuo;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • emitir pareceres;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • analisar o desempenho das classes;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;


    Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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