Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Auxiliar de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- participar do processo de disseminação da informação;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar a manutenção do acervo;
- tratar informação e documentos;
- realizar atividades técnico-administrativas;
Atividades
- demonstrar iniciativa;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- controlar o fluxo do usuário;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- reproduzir documentos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- etiquetar documentos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- expedir malotes e correios;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- conferir documentos encadernados;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- emprestar material do acervo;
- magnetizar documentos do acervo;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- realizar campanhas de doação;
- elaborar mural;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- atualizar-se;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- qualificar-se;
- auxiliar na organização de exposições;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- proceder com ética;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- inventariar o acervo;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- guardar os documentos;
- preparar documentos para encadernação;
- carimbar documentos;
- higienizar material;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- localizar material no acervo;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- reservar material bibliográfico;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- trabalhar em equipe;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- cobrar devolução de empréstimos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- selecionar documentos para a encadernação;
- elaborar relatórios estatísticos;
- participar na realização de saraus culturais;
- aplicar sanções ao usuário;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- coletar dados estatísticos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar do remanejamento do acervo;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
Setores que mais contratam Auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Consultoria em tecnologia da informação
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de livros
- Educação infantil - creche
- Transporte rodoviário de carga
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo