Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Auxiliar de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- tratar informação e documentos;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- realizar a manutenção do acervo;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- participar do processo de disseminação da informação;
Atividades
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- coletar dados estatísticos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- inventariar o acervo;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- preparar documentos para encadernação;
- selecionar documentos para a encadernação;
- controlar o fluxo do usuário;
- proceder com ética;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- elaborar relatórios estatísticos;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- demonstrar iniciativa;
- etiquetar documentos;
- conferir documentos encadernados;
- controlar os estoques de material de consumo;
- magnetizar documentos do acervo;
- aplicar sanções ao usuário;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- trabalhar em equipe;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar na organização de exposições;
- operar equipamentos audiovisuais;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- higienizar material;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- expedir malotes e correios;
- guardar os documentos;
- carimbar documentos;
- realizar campanhas de doação;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- localizar material no acervo;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- participar na realização de saraus culturais;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- reservar material bibliográfico;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- emprestar material do acervo;
- cobrar devolução de empréstimos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar do remanejamento do acervo;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- elaborar mural;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- reproduzir documentos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- atualizar-se;
- qualificar-se;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
Setores que mais contratam Auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Consultoria em tecnologia da informação
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de livros
- Educação infantil - creche
- Transporte rodoviário de carga
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo