Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Auxiliar de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- tratar informação e documentos;
Atividades
- reservar material bibliográfico;
- localizar material no acervo;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- inventariar o acervo;
- reproduzir documentos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- coletar dados estatísticos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- emprestar material do acervo;
- controlar o fluxo do usuário;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- atualizar-se;
- expedir malotes e correios;
- qualificar-se;
- operar equipamentos audiovisuais;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- elaborar mural;
- participar do remanejamento do acervo;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- preparar documentos para encadernação;
- magnetizar documentos do acervo;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- trabalhar em equipe;
- guardar os documentos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar na organização de exposições;
- elaborar relatórios estatísticos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- etiquetar documentos;
- conferir documentos encadernados;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- higienizar material;
- realizar campanhas de doação;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- carimbar documentos;
- proceder com ética;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar na realização de saraus culturais;
- aplicar sanções ao usuário;
Setores que mais contratam Auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Consultoria em tecnologia da informação
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de livros
- Educação infantil - creche
- Transporte rodoviário de carga
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo