Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Auxiliar de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- realizar a manutenção do acervo;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- tratar informação e documentos;
- participar do processo de disseminação da informação;
Atividades
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- preparar documentos para encadernação;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- controlar o fluxo do usuário;
- elaborar mural;
- localizar material no acervo;
- coletar dados estatísticos;
- magnetizar documentos do acervo;
- atualizar-se;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- realizar campanhas de doação;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- expedir malotes e correios;
- etiquetar documentos;
- aplicar sanções ao usuário;
- cobrar devolução de empréstimos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- inventariar o acervo;
- elaborar relatórios estatísticos;
- auxiliar na organização de exposições;
- reservar material bibliográfico;
- reproduzir documentos;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- proceder com ética;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- demonstrar iniciativa;
- controlar os estoques de material de consumo;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- guardar os documentos;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- participar do remanejamento do acervo;
- selecionar documentos para a encadernação;
- carimbar documentos;
- higienizar material;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- qualificar-se;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar na realização de saraus culturais;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- emprestar material do acervo;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- conferir documentos encadernados;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Consultoria em tecnologia da informação
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de livros
- Educação infantil - creche
- Transporte rodoviário de carga
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo