Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Auxiliar de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- tratar informação e documentos;
- participar do processo de disseminação da informação;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- realizar a manutenção do acervo;
Atividades
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- aplicar sanções ao usuário;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na organização de exposições;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- conferir documentos encadernados;
- emprestar material do acervo;
- atualizar-se;
- demonstrar iniciativa;
- controlar o fluxo do usuário;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- participar do remanejamento do acervo;
- guardar os documentos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- magnetizar documentos do acervo;
- higienizar material;
- operar equipamentos audiovisuais;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- coletar dados estatísticos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- elaborar mural;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- selecionar documentos para a encadernação;
- expedir malotes e correios;
- etiquetar documentos;
- reservar material bibliográfico;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- qualificar-se;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- realizar campanhas de doação;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- elaborar relatórios estatísticos;
- carimbar documentos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- reproduzir documentos;
- localizar material no acervo;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- participar na realização de saraus culturais;
- trabalhar em equipe;
- cobrar devolução de empréstimos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- preparar documentos para encadernação;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- inventariar o acervo;
- proceder com ética;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
Setores que mais contratam Auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Consultoria em tecnologia da informação
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Comércio varejista de livros
- Educação infantil - creche
- Transporte rodoviário de carga
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo