Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Encarregado da recepção
- Recepcionista bilíngüe
- Concierge
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de consultório médico
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de crediário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- demonstrar interesse;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- transmitir recados e fax;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- organizar materiais de trabalho;
- agir com bom senso;
- demonstrar senso de organização;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- distribuir malotes;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar paciência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar empatia;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar pró atividade;
- interagir com os outros departamentos;
- anunciar a chegada do cliente;
- circular informações internas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar entusiasmo;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar eficiência;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- ouvir com atenção;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- anotar telefonemas e recados;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- coordenar equipe;
- identificar o espaço físico da empresa;
Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis