Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de hospital
- Concierge
- Recepcionista secretária
- Recepcionista caixa
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista bilíngüe
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- coordenar equipe;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar entusiasmo;
- distribuir malotes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transmitir recados e fax;
- ouvir com atenção;
- demonstrar paciência;
- organizar materiais de trabalho;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- anunciar a chegada do cliente;
- circular informações internas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- acolher o cliente e passageiro;
- identificar o espaço físico da empresa;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- anotar telefonemas e recados;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar empatia;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar pró atividade;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar respeito mútuo;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- agir com bom senso;
- demonstrar interesse;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar autonomia;
- interagir com os outros departamentos;
Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis