Salário para o cargo de Atendente de seguro saúde
CBO 4221-15 > Recepcionistas

Atendente de seguro saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de seguro saúde

Um Atendente de seguro saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.665,42 e R$ 2.945,83, com a média salarial de R$ 1.900,42 e o salário mediana em R$ 1.913,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de seguro saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.900,42 22.804,99 475,10 9,97
1º Quartil 1.665,42 19.985,06 416,36 8,74
Salário Mediana 1.913,00 22.956,00 478,25 10,03
3º Quartil 2.246,61 26.959,38 561,65 11,78
Teto Salarial 2.945,83 35.349,94 736,46 15,45


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.685 - 2.840 1.972,90 1.684,91 1.913,00 2.344,41 2.839,62
Rio de Janeiro - RJ 1.536 - 2.792 1.838,90 1.535,83 1.800,00 2.305,44 2.792,42
Volta Redonda - RJ 1.642 - 2.925 1.913,23 1.642,37 1.782,00 2.414,83 2.924,92
Bauru - SP 1.503 - 2.462 1.733,39 1.502,85 1.639,00 2.033,01 2.462,44
Recife - PE 1.562 - 2.156 1.624,68 1.562,12 1.566,05 1.780,01 2.156,00
Varginha - MG 1.421 - 1.944 1.492,00 1.421,00 1.471,00 1.605,00 1.944,02
Santos - SP 1.473 - 2.379 1.693,37 1.472,92 1.780,00 1.964,31 2.379,23
Barueri - SP 1.759 - 5.222 2.802,74 1.758,75 3.100,00 4.311,50 5.222,22
Sorocaba - SP 1.623 - 2.374 1.805,73 1.623,00 1.837,00 1.959,93 2.373,92
Niterói - RJ 1.545 - 2.340 1.685,41 1.544,60 1.578,72 1.931,80 2.339,85
Uberlândia - MG 1.569 - 3.111 1.986,25 1.569,00 2.063,50 2.568,67 3.111,25
Belo Horizonte - MG 1.602 - 2.734 1.854,36 1.602,00 1.807,50 2.257,01 2.733,76
João Pessoa - PB 1.655 - 2.245 1.749,00 1.655,20 1.745,00 1.853,20 2.244,65
Angra dos Reis - RJ 1.671 - 2.451 1.806,40 1.670,60 1.754,00 2.023,81 2.451,29
São Gonçalo - RJ 1.535 - 2.136 1.609,56 1.534,50 1.578,00 1.763,50 2.136,00
Tatuí - SP 1.663 - 2.554 1.931,11 1.663,25 1.991,00 2.109,00 2.554,48
Goiânia - GO 1.477 - 2.422 1.801,21 1.476,50 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Maceió - AL 1.572 - 2.114 1.677,35 1.571,67 1.646,00 1.745,07 2.113,69
Jau - SP 1.821 - 2.726 2.022,33 1.820,67 1.976,00 2.251,00 2.726,48
Osasco - SP 1.447 - 2.370 1.640,68 1.447,00 1.584,50 1.957,00 2.370,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.629 - 2.889 1.957,01 1.629,09 1.913,00 2.384,88 2.888,64
Rio de Janeiro 1.524 - 2.681 1.801,26 1.524,33 1.782,00 2.213,72 2.681,32
Minas Gerais 1.419 - 2.621 1.679,58 1.419,22 1.600,00 2.163,54 2.620,55
Pernambuco 1.558 - 2.156 1.622,82 1.557,59 1.566,05 1.780,01 2.156,00
Paraná 1.625 - 2.965 1.986,52 1.624,81 1.855,00 2.447,82 2.964,88
Santa Catarina 1.570 - 2.309 1.757,85 1.569,88 1.740,00 1.906,50 2.309,21
Goiás 1.414 - 2.422 1.675,54 1.414,17 1.513,57 2.000,00 2.422,46
Paraíba 1.617 - 2.223 1.736,56 1.616,83 1.745,00 1.835,17 2.222,81
Bahia 1.412 - 2.519 1.614,88 1.412,00 1.449,50 2.079,50 2.518,75
Rio Grande do Sul 1.548 - 2.384 1.764,75 1.547,60 1.769,14 1.968,00 2.383,70
Espírito Santo 1.622 - 2.525 1.875,41 1.622,40 1.975,00 2.085,00 2.525,41
Alagoas 1.572 - 2.114 1.677,35 1.571,67 1.646,00 1.745,07 2.113,69
Mato Grosso do Sul 1.570 - 1.954 1.580,00 1.570,00 1.570,00 1.613,33 1.954,12
Distrito Federal 1.619 - 2.878 2.079,00 1.619,33 2.376,00 2.376,00 2.877,88
Ceará 1.412 - 2.068 1.586,73 1.412,00 1.692,00 1.707,50 2.068,18
Piauí 2.511 - 4.153 3.124,93 2.510,50 3.249,00 3.429,00 4.153,31
Mato Grosso 1.412 - 2.565 1.709,86 1.412,00 1.664,00 2.118,00 2.565,39
Tocantins 1.412 - 2.180 1.489,60 1.412,00 1.412,00 1.800,00 2.180,21
Rondônia 1.412 - 2.013 1.562,00 1.412,00 1.662,00 1.662,00 2.013,06


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de seguro saúde

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • anotar telefonemas e recados;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • fornecer serviço de cofre;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • circular informações internas;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • planejar o dia seguinte;
    • verificar cadastro e reserva;
    • organizar materiais de trabalho;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • bloquear apartamento;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar autonomia;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • verificar o pedido de internação;
    • registrar acompanhantes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • atualizar conta;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • encerrar a conta no sistema;
    • agir com bom senso;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • efetuar acertos em contas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • receber pagamentos;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • interagir com os outros departamentos;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • organizar malotes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar eficiência;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar paciência;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • ouvir com atenção;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • distribuir malotes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • fechar contas masters;
    • internar o paciente;
    • conferir documentos com identificação;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar pró atividade;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar respeito mútuo;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar entusiasmo;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar iniciativa;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • emitir extrato de contas;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • coordenar equipe;
    • realizar câmbio de moedas;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar interesse;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • acionar serviço de higienização;


    Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho

    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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