Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de banco
- Concierge
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista secretária
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista
- Recepcionista caixa
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar empatia;
- organizar materiais de trabalho;
- distribuir malotes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar entusiasmo;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- anunciar a chegada do cliente;
- atender o cliente com informações precisas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- agir com bom senso;
- demonstrar senso de organização;
- circular informações internas;
- ouvir com atenção;
- demonstrar paciência;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- coordenar equipe;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar iniciativa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar interesse;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar pró atividade;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- anotar telefonemas e recados;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- interagir com os outros departamentos;
Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis