Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • preservar o meio ambiente;
  • planejar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vistorias técnicas;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • supervisionar obras;
  • supervisionar equipes;

Atividades

  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • demonstrar criatividade;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • detalhar o projeto;
  • emitir parecer técnico;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • emitir ordem de compra;
  • empregar normas técnicas;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar croqui;
  • elaborar memorial descritivo;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • solicitar projetos complementares;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • cotar insumos e serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • agir com iniciativa;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • coletar amostras;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • programar a execução dos serviços;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • analisar dados coletados;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • requisitar materiais;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • registrar alterações de serviços;
  • identificar fontes de poluição;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • elaborar composições unitárias;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • calcular ensaios;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • analisar contrato de obras;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • elaborar anteprojeto;
  • preparar ensaios;
  • negociar propostas;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • realizar medições;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • discutir o projeto;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar propostas de venda;
  • propor ações preventivas;
  • dominar softwares específicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • revisar os projetos;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar relatórios;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • supervisionar campanha educativa;
  • atuar com liderança;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • emitir relatório final;
  • realizar ensaios;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • controlar parâmetros desejados;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • fiscalizar obras;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar cronograma;
  • treinar equipes;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • identificar as características dos resíduos;
  • analisar origem das solicitações;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • fazer vistoria técnica;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • especificar materiais;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • estudar projetos;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • atuar com ousadia;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • programar os serviços;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • gerenciar logística;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro