Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vistorias técnicas;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • orçar obras;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • preservar o meio ambiente;

Atividades

  • realizar medições;
  • emitir relatório final;
  • verificar tipo de vistoria;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • revisar os projetos;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • elaborar composições unitárias;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar cronograma;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • preparar ensaios;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar parâmetros desejados;
  • calcular ensaios;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • fiscalizar obras;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • coletar amostras;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • elaborar memorial descritivo;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • identificar fontes de poluição;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • analisar origem das solicitações;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • registrar alterações de serviços;
  • especificar materiais;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • dominar softwares específicos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • requisitar materiais;
  • programar os serviços;
  • elaborar croqui;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • solicitar projetos complementares;
  • discutir o projeto;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • negociar propostas;
  • analisar dados coletados;
  • emitir parecer técnico;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • agir com iniciativa;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • elaborar anteprojeto;
  • verificar condições técnicas do local;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • preparar o local de trabalho;
  • analisar contrato de obras;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • programar a execução dos serviços;
  • aplicar ações corretivas;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • emitir ordem de compra;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • atuar com ousadia;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • treinar equipes;
  • detalhar o projeto;
  • propor ações preventivas;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • fazer vistoria técnica;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • elaborar propostas de venda;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • atuar com liderança;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • gerenciar logística;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • identificar as características dos resíduos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • estudar projetos;
  • elaborar relatórios;
  • realizar ensaios;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • empregar normas técnicas;
  • cotar insumos e serviços;
  • atender às necessidades do cliente;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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