Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • orçar obras;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • supervisionar obras;

Atividades

  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • atuar com liderança;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar composições unitárias;
  • supervisionar campanha educativa;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • demonstrar criatividade;
  • solicitar projetos complementares;
  • analisar contrato de obras;
  • realizar ensaios;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • verificar condições técnicas do local;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • calcular ensaios;
  • identificar as características dos resíduos;
  • negociar propostas;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar croqui;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • coletar amostras;
  • treinar equipes;
  • requisitar materiais;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • propor ações preventivas;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • programar os serviços;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • dominar softwares específicos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • elaborar anteprojeto;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • emitir ordem de compra;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • preparar ensaios;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • identificar fontes de poluição;
  • controlar parâmetros desejados;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • verificar tipo de vistoria;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • elaborar relatórios;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar memória de cálculo;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • agir com iniciativa;
  • fiscalizar obras;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • estudar projetos;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • submeter o projeto à aprovação;
  • analisar origem das solicitações;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • emitir relatório final;
  • fazer vistoria técnica;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • analisar dados coletados;
  • trabalhar em equipe;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • gerenciar logística;
  • discutir o projeto;
  • programar a execução dos serviços;
  • revisar os projetos;
  • detalhar o projeto;
  • registrar alterações de serviços;
  • cotar insumos e serviços;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • elaborar cronograma;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • atender às necessidades do cliente;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • emitir parecer técnico;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • preparar o local de trabalho;
  • atuar com ousadia;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar propostas de venda;
  • especificar materiais;
  • realizar medições;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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