Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • planejar o trabalho;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar equipes;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;

Atividades

  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • analisar dados coletados;
  • preparar o local de trabalho;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • preparar ensaios;
  • trabalhar em equipe;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • verificar condições técnicas do local;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • calcular ensaios;
  • coletar amostras;
  • fiscalizar obras;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • analisar contrato de obras;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • identificar as características dos resíduos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • gerenciar logística;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • identificar fontes de poluição;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • atuar com liderança;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • registrar alterações de serviços;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • realizar medições;
  • detalhar o projeto;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • fazer vistoria técnica;
  • supervisionar campanha educativa;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar composições unitárias;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • discutir o projeto;
  • programar a execução dos serviços;
  • especificar materiais;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • treinar equipes;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • programar os serviços;
  • requisitar materiais;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • emitir parecer técnico;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • propor ações preventivas;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar relatórios;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • revisar os projetos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • emitir relatório final;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • verificar tipo de vistoria;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • dominar softwares específicos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar croqui;
  • atender às necessidades do cliente;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • estudar projetos;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • elaborar propostas de venda;
  • negociar propostas;
  • demonstrar criatividade;
  • aplicar ações corretivas;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • controlar parâmetros desejados;
  • realizar ensaios;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • elaborar cronograma;
  • elaborar anteprojeto;
  • agir com iniciativa;
  • analisar origem das solicitações;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • cotar insumos e serviços;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • elaborar memorial descritivo;
  • solicitar projetos complementares;
  • elaborar memória de cálculo;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • atuar com ousadia;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • efetuar levantamento topográfico;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque: