Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar obras;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;

Atividades

  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • cotar insumos e serviços;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • fixar parâmetros técnicos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • emitir ordem de compra;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • preparar ensaios;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • atuar com liderança;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • demonstrar criatividade;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • aplicar ações corretivas;
  • analisar contrato de obras;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • fiscalizar obras;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • controlar parâmetros desejados;
  • revisar os projetos;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • fazer vistoria técnica;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • analisar dados coletados;
  • emitir relatório final;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • estudar projetos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • realizar ensaios;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • realizar medições;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • programar os serviços;
  • solicitar projetos complementares;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar cronograma;
  • coletar amostras;
  • propor ações preventivas;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • treinar equipes;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar composições unitárias;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • dominar softwares específicos;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar relatórios;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • identificar fontes de poluição;
  • supervisionar campanha educativa;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar memória de cálculo;
  • requisitar materiais;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • gerenciar logística;
  • especificar materiais;
  • elaborar propostas de venda;
  • programar a execução dos serviços;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • verificar condições técnicas do local;
  • atender às necessidades do cliente;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • analisar origem das solicitações;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • discutir o projeto;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • calcular ensaios;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • negociar propostas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • atuar com ousadia;
  • elaborar croqui;
  • registrar alterações de serviços;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar anteprojeto;
  • detalhar o projeto;
  • agir com iniciativa;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • trabalhar em equipe;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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