Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • planejar o trabalho;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • orçar obras;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar obras;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • revisar os projetos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • fazer vistoria técnica;
  • negociar propostas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • realizar medições;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • coletar amostras;
  • cotar insumos e serviços;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • registrar alterações de serviços;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • elaborar propostas de venda;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • controlar parâmetros desejados;
  • elaborar croqui;
  • elaborar memória de cálculo;
  • estudar projetos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preparar ensaios;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • analisar contrato de obras;
  • verificar condições técnicas do local;
  • supervisionar campanha educativa;
  • analisar dados coletados;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • dominar softwares específicos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • detalhar o projeto;
  • realizar ensaios;
  • fiscalizar obras;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • solicitar projetos complementares;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • identificar fontes de poluição;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • propor ações preventivas;
  • requisitar materiais;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • elaborar memorial descritivo;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • elaborar composições unitárias;
  • treinar equipes;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • especificar materiais;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar cronograma;
  • programar os serviços;
  • identificar as características dos resíduos;
  • programar a execução dos serviços;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • atuar com ousadia;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar anteprojeto;
  • discutir o projeto;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • trabalhar em equipe;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • emitir ordem de compra;
  • analisar origem das solicitações;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • atuar com liderança;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar criatividade;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • emitir relatório final;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • agir com iniciativa;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • empregar normas técnicas;
  • calcular ensaios;
  • atender às necessidades do cliente;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • gerenciar logística;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • aplicar ações corretivas;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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