Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • realizar vistorias técnicas;
  • supervisionar obras;
  • preservar o meio ambiente;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • planejar o trabalho;
  • padronizar procedimentos técnicos;

Atividades

  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • detalhar o projeto;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • solicitar projetos complementares;
  • controlar parâmetros desejados;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • coletar amostras;
  • demonstrar criatividade;
  • empregar normas técnicas;
  • analisar origem das solicitações;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • treinar equipes;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • elaborar anteprojeto;
  • preparar o local de trabalho;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar croqui;
  • programar os serviços;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • fazer vistoria técnica;
  • elaborar relatórios;
  • identificar as características dos resíduos;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • preparar ensaios;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • elaborar cronograma;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • especificar materiais;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • agir com iniciativa;
  • supervisionar campanha educativa;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • atender às necessidades do cliente;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • realizar medições;
  • verificar condições técnicas do local;
  • gerenciar logística;
  • revisar os projetos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • programar a execução dos serviços;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • dominar softwares específicos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • analisar dados coletados;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • analisar contrato de obras;
  • trabalhar em equipe;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • propor ações preventivas;
  • discutir o projeto;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • emitir parecer técnico;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • estudar projetos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • aplicar ações corretivas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar memorial descritivo;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • calcular ensaios;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • emitir ordem de compra;
  • registrar alterações de serviços;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar composições unitárias;
  • identificar fontes de poluição;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • negociar propostas;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • realizar ensaios;
  • atuar com liderança;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • elaborar propostas de venda;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • verificar tipo de vistoria;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • emitir relatório final;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • atuar com ousadia;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fiscalizar obras;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • requisitar materiais;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • cotar insumos e serviços;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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