Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vistorias técnicas;
  • planejar o trabalho;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • supervisionar equipes;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar obras;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • padronizar procedimentos técnicos;

Atividades

  • coletar amostras;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • emitir ordem de compra;
  • supervisionar campanha educativa;
  • discutir o projeto;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • elaborar memória de cálculo;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • solicitar projetos complementares;
  • atuar com ousadia;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • trabalhar em equipe;
  • fazer vistoria técnica;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • identificar fontes de poluição;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • agir com iniciativa;
  • propor ações preventivas;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar propostas de venda;
  • requisitar materiais;
  • verificar condições técnicas do local;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar croqui;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • fiscalizar obras;
  • analisar contrato de obras;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • registrar alterações de serviços;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • calcular ensaios;
  • negociar propostas;
  • elaborar cronograma;
  • realizar medições;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • dominar softwares específicos;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • preparar o local de trabalho;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • analisar origem das solicitações;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • verificar tipo de vistoria;
  • estudar projetos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • identificar as características dos resíduos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • programar os serviços;
  • emitir relatório final;
  • analisar dados coletados;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • treinar equipes;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • elaborar memorial descritivo;
  • gerenciar logística;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • aplicar ações corretivas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atuar com liderança;
  • preparar ensaios;
  • controlar parâmetros desejados;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • especificar materiais;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • realizar ensaios;
  • elaborar anteprojeto;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar composições unitárias;
  • revisar os projetos;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • cotar insumos e serviços;
  • programar a execução dos serviços;
  • emitir parecer técnico;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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