Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vistorias técnicas;
  • supervisionar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • orçar obras;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • planejar o trabalho;
  • realizar trabalhos em laboratório;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar croqui;
  • programar os serviços;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • especificar materiais;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • elaborar memorial descritivo;
  • coletar amostras;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • treinar equipes;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • realizar ensaios;
  • aplicar ações corretivas;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • emitir relatório final;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • agir com iniciativa;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • emitir parecer técnico;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • controlar parâmetros desejados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • emitir ordem de compra;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • analisar origem das solicitações;
  • analisar dados coletados;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • identificar fontes de poluição;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • gerenciar logística;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • empregar normas técnicas;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • trabalhar em equipe;
  • propor ações preventivas;
  • dominar softwares específicos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • elaborar relatórios;
  • negociar propostas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • elaborar anteprojeto;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • preparar o local de trabalho;
  • requisitar materiais;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • verificar condições técnicas do local;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • discutir o projeto;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • registrar alterações de serviços;
  • atuar com ousadia;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • revisar os projetos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • fazer vistoria técnica;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar cronograma;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • solicitar projetos complementares;
  • cotar insumos e serviços;
  • atender às necessidades do cliente;
  • detalhar o projeto;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • calcular ensaios;
  • elaborar composições unitárias;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • realizar medições;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • estudar projetos;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • fiscalizar obras;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • analisar contrato de obras;
  • atuar com liderança;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • elaborar propostas de venda;
  • identificar as características dos resíduos;
  • programar a execução dos serviços;
  • preparar ensaios;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • identificar procedimentos técnicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue