Salário para o cargo de Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • supervisionar equipes;
  • supervisionar obras;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • planejar o trabalho;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;

Atividades

  • analisar contrato de obras;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • emitir ordem de compra;
  • demonstrar criatividade;
  • atender às necessidades do cliente;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • agir com iniciativa;
  • emitir relatório final;
  • emitir parecer técnico;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • identificar as características dos resíduos;
  • aplicar ações corretivas;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • negociar propostas;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • analisar dados coletados;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • aprovar roteiro de coleta;
  • realizar ensaios;
  • atuar com liderança;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • estudar projetos;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • dominar softwares específicos;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar propostas de venda;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • realizar medições;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • calcular ensaios;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • preparar ensaios;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar composições unitárias;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • elaborar cronograma;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • atuar com ousadia;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • empregar normas técnicas;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • treinar equipes;
  • elaborar anteprojeto;
  • programar os serviços;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • gerenciar logística;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fiscalizar obras;
  • elaborar croqui;
  • solicitar projetos complementares;
  • cotar insumos e serviços;
  • registrar alterações de serviços;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar memorial descritivo;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • elaborar relatórios;
  • coletar amostras;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • fazer vistoria técnica;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • discutir o projeto;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • revisar os projetos;
  • programar a execução dos serviços;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • controlar parâmetros desejados;
  • verificar tipo de vistoria;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • especificar materiais;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • verificar condições técnicas do local;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • analisar origem das solicitações;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • identificar fontes de poluição;
  • elaborar memória de cálculo;
  • requisitar materiais;
  • supervisionar campanha educativa;
  • propor ações preventivas;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);


Setores que mais contratam Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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