Salário para o cargo de Antiquário comércio varejista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário comércio varejista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário comércio varejista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerir compras;
  • fazer orçamentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • designar equipe para projeto;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • contratar serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se gestualmente;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover funcionários;
  • orientar clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercitar a autonomia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • exercer liderança;
  • delegar atribuições;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar motivação;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • representar a empresa;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • cobrar resultados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • gerir custos;
  • captar recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • analisar tendências do mercado;
  • examinar currículos;
  • gerir investimentos;
  • avaliar desempenho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar compras e locações;
  • entrevistar candidatos;
  • buscar atualização profissional;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • agir com dinamismo;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir perfil do consumidor final;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir estoques;
  • recepcionar mercadorias;
  • cooperar na definição de projetos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;


Setores que mais contratam Antiquário comércio varejista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Diretor de leasing
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de leasing