Salário para o cargo de Antiquário comércio varejista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário comércio varejista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário comércio varejista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • propor compra de novos itens;
  • delegar atribuições;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • medir resultados de treinamento;
  • providenciar integração de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • representar a empresa;
  • orientar clientes;
  • analisar tendências do mercado;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • contratar serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • examinar currículos;
  • qualificar fornecedores;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • participar de reuniões;
  • administrar remanejamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir compras;
  • promover programas prevencionistas;
  • expressar-se gestualmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • expressar-se oralmente;
  • manter apresentação pessoal;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir custos;
  • planejar compras e locações;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • agir com dinamismo;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • demonstrar motivação;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir estoques;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar plano de investimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir estratégias de terceirização;
  • buscar atualização profissional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir perfil do consumidor final;
  • captar recursos;
  • instruir subordinados;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • formular incentivos de produtividade;
  • transferir numerário para o banco;
  • exercer liderança;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir investimentos;
  • estimular a motivação das equipes;


Setores que mais contratam Antiquário comércio varejista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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