Salário para o cargo de Antiquário comércio varejista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário comércio varejista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário comércio varejista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • realizar reuniões com a equipe;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • representar a empresa;
  • gerir investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • orientar clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar desempenho;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • exercer liderança;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • qualificar fornecedores;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • instruir subordinados;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • medir resultados de treinamento;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir custos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se oralmente;
  • entrevistar candidatos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • expressar-se gestualmente;
  • examinar currículos;
  • gerir estoques;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir compras;
  • recepcionar mercadorias;
  • captar recursos;
  • contratar serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • demonstrar motivação;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • designar equipe para projeto;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • manter apresentação pessoal;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • fazer orçamentos;
  • delegar atribuições;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar remanejamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • buscar atualização profissional;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar compras e locações;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • argumentar com convicção (persuasão);


Setores que mais contratam Antiquário comércio varejista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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