Salário para o cargo de Antiquário comércio varejista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário comércio varejista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário comércio varejista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • exercitar a autonomia;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • expressar-se oralmente;
  • delegar atribuições;
  • contratar serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • demonstrar motivação;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estimular a motivação das equipes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • representar a empresa;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • cobrar resultados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • qualificar fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir custos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • orientar clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • remanejar leiaute;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar remanejamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • fazer orçamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir investimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • buscar atualização profissional;
  • elaborar plano de investimentos;
  • elaborar normas e instruções;
  • manter apresentação pessoal;
  • examinar currículos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir compras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir estoques;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • designar equipe para projeto;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • instruir subordinados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • captar recursos;


Setores que mais contratam Antiquário comércio varejista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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