Salário para o cargo de Analista de recursos humanos
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de recursos humanos - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de recursos humanos

Profissionais de recursos humanos devem:

  • administrar plano de cargos e salários;
  • executar administração de pessoal;
  • gerir plano de benefícios;
  • administrar relações de trabalho;
  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;

Atividades

  • aplicar instrumentos de seleção;
  • coordenar programação de férias dos empregados;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • demonstrar iniciativa;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • definir perfil do cargo;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • propor política de benefícios;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • agir com dinamismo;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • possuir empatia;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • negociar com funcionários;
  • elaborar relatórios;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • trabalhar em equipe;
  • falar em público;
  • processar folha de pagamento;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • agir com liderança;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • elaborar descrição de cargos;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • analisar currículos;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • agir de forma proativa;
  • analisar estatísticas de informações salariais;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • demonstrar flexibilidade;
  • pesquisar remuneração;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • participar de negociações sindicais;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • processar desligamentos de empregados;
  • definir instrumentos de seleção;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • administrar política salarial da empresa;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • planejar quadro de pessoal;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • agir com diplomacia;
  • analisar criticamente;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • persuadir pessoas;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • realizar entrevistas com candidatos;


Setores que mais contratam Analista de recursos humanos no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




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