Salário para o cargo de Analista de recursos humanos
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de recursos humanos - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de recursos humanos

Profissionais de recursos humanos devem:

  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • administrar relações de trabalho;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • administrar plano de cargos e salários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir plano de benefícios;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;
  • comunicar-se;
  • executar administração de pessoal;

Atividades

  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • agir com diplomacia;
  • elaborar descrição de cargos;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • processar desligamentos de empregados;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • analisar criticamente;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • agir com dinamismo;
  • planejar quadro de pessoal;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • analisar currículos;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • falar em público;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • persuadir pessoas;
  • negociar com funcionários;
  • elaborar relatórios;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • agir de forma proativa;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • agir com liderança;
  • processar folha de pagamento;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar de negociações sindicais;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • aplicar instrumentos de seleção;
  • analisar estatísticas de informações salariais;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • propor política de benefícios;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • definir instrumentos de seleção;
  • administrar política salarial da empresa;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • definir perfil do cargo;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • demonstrar iniciativa;
  • realizar entrevistas com candidatos;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • pesquisar remuneração;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • coordenar programação de férias dos empregados;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • possuir empatia;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;


Setores que mais contratam Analista de recursos humanos no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Esteticista
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

Esteticista