Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Caixas, bilheteiros
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
Cargos relacionados:
- Caixa de loja
- Caixa de bar
- Emissor de passagens
- Bilheteiro de teatro
- Atendente comercial em agência postal
- Atendente comercial (agência postal)
- Bilheteiro de circo
- Emissor de passagens aéreas
- Bilheteiro no serviço de diversões
- Caixa (supermercado)
- Atendente em agência de correios
- Bilheteiro de transportes coletivos
Principais locais de trabalho
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Agente operacional de estação
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:
- comunicar-se;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- controlar numerários e valores;
- receber valores de vendas de produtos e serviços;
- prestar informações;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- verificar autenticidade das cédulas recebidas;
- demonstrar responsabilidade;
- agir com ética;
- informar ao cliente o valor a ser pago;
- participar de cursos de treinamento;
- consultar código de defesa do consumidor;
- solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
- ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
- afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
- solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
- informar o local e horário das paradas;
- relacionar-se com urbanidade;
- informar horários de partida e chegada;
- controlar fluxo de caixa;
- orientar clientes via telefone;
- encaminhar os clientes aos setores competentes;
- trabalhar em equipe;
- informar documentação e normas para embarque;
- sangrar valores do caixa;
- organizar arquivos;
- controlar estoque de materiais;
- registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
- anotar pedidos via telefone;
- manter-se atualizado;
- consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
- demonstrar assiduidade;
- arquivar documentos e cupons fiscais;
- informar itinerários;
- contar numerário;
- realizar pesquisa pós-venda;
- demonstrar pontualidade;
- atender as necessidades dos clientes;
- demonstrar empatia;
- demonstrar fluência verbal;
- abrir o caixa;
- informar preço de passagem;
- disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
- realizar pesquisa pré-venda;
- mostrar-se atencioso;
- demonstrar agilidade;
- efetuar sangria conforme limite;
- efetuar o fechamento do caixa;
- orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
- manter sigilo profissional;
- demonstrar paciência;
- efetuar troco;
- registrar entrada de produtos com valor de numerário;
- propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
- demonstrar honestidade;
- informar o horário de atendimento ao público;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- preencher relatórios administrativos;
- consultar os procedimentos e normas da empresa;
- registrar entrada de numerário;
- demonstrar eficiência;
- efetuar pedidos de materiais;
- ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
Setores que mais contratam Agente operacional de estação no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
- Terminais rodoviários e ferroviários
- Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres
- Agências de viagens
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
- Outras sociedades de participação
- Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
- Navegação de apoio portuário
- Atividades de organizações sindicais
- Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
- Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios