O Trabalhador no cultivo de flores e folhagens de corte (CBO 6224-05) cultiva flores e folhagens de corte, executando a preparação do solo, o plantio, o manejo, a colheita, a pós-colheita e o beneficiamento inicial para comercialização da produção. Atua em cultivo a céu aberto, cultivo sob telado e cultivo em estufas convencionais, semiautomatizadas ou automatizadas. Opera máquinas e equipamentos convencionais, bem como sistemas produtivos automatizados. Constrói e repara pequenas instalações. Realiza manutenção de baixa complexidade em veículos, equipamentos e máquinas. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Floricultor no cultivo de flores e folhagens de corte · Trabalhador na floricultura (flores e folhagens de corte)
Auxilia no desenvolvimento de novos cultivos de flores e folhagens de corte, visando à produção de espécies mais resistentes e diferenciadas em formatos e em cores. Colabora na realização de controles edafoclimático e fitossanitário.
Atua com sistemas de cultivo a céu aberto, cultivo sob mantas, lonas e telas, e cultivo em estufas convencionais, semiautomatizadas ou automatizadas.
Participa na definição do local do plantio de flores e folhagens de corte. Auxilia na seleção de sistemas e de tipos de cultivo e cultivares. Seleciona instrumental e materiais.
Coleta amostras do solo, para realização de análise laboratorial. Espalha corretivos no solo, de acordo com os resultados da análise.
Prepara o solo, arando, subsolando, nivelando, abrindo canteiros e covas, esterilizando e sulcando.
Prepara a área a ser plantada, manejando solo e substratos. Seleciona, produz e aplica insumos específicos, como adubos, soluções nutritivas e fertilizantes. Pode instalar quebra-ventos.
Coleta amostras de sementes e mudas para análise laboratorial. Seleciona sementes e mudas para o plantio, com base nos resultados da análise.
Realiza o plantio de sementes, mudas, bulbos e rizomas. Aplica técnicas de estaquia de caule e de enxertia.
Controla temperatura e umidade do solo. Controla temperatura, ventilação, luminosidade e umidade do ambiente.
Monitora o desenvolvimento e o crescimento das plantas, substituindo as danificadas ou mortas.
Irriga a plantação de maneira convencional ou com o uso de bombas, redes de tubulação, aspersores e sistemas automatizados em geral.
Controla e combate o aparecimento de doenças e pragas em cultivos. Pode pulverizar defensivos agrícolas em flores e plantas.
Poda e desbrota plantas. Fixa hastes ou redes de sustentação em plantas. Reveste botões de rosa com redes de proteção individual.
Verifica o ponto de colheita de plantas. Realiza o corte e a colheita.
Hidrata e adiciona soluções para conservação de flores e folhagens.
Processa o beneficiamento inicial de flores e folhagens - de modo convencional ou automatizado -, lavando, limpando, classificando e separando de acordo com qualidade e variedade. Pesa flores. Conta flores e folhagens. Acondiciona flores e folhagens em bandejas, caixas e embalagens, geralmente de plástico, de papelão ou de madeira. Identifica o produto embalado.
Conserva plantas em câmara fria e em temperatura ambiente, conforme as características e as necessidades das espécies.
Acondiciona flores e folhagens em veículos de transporte - incluindo os climatizados -, encaminhando-as para comercialização.
Opera máquinas, equipamentos e instrumentos, utiliza sistemas produtivos manuais ou automatizados, e opera sistemas de irrigação e logísticos. Pode trabalhar com equipamentos mecânicos e/ou elétricos, tais como guilhotina, serra elétrica, desfolhador de hastes e confeccionador de maços.
Constrói pequenas instalações agrícolas, como viveiros, coberturas, barreiras e áreas de cultivo protegido em geral.
Realiza reparos e manutenção de baixa complexidade em instalações, veículos, equipamentos e máquinas agrícolas.
Zela pela limpeza, higienização e organização das áreas de beneficiamento e de armazenagem.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Atua de acordo com programa de sustentabilidade ambiental, lavando, armazenando e encaminhando embalagens vazias de defensivos agrícolas e insumos para reciclagem.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6224-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Cultivo de Flores, Floriculturas, Atacado de Sementes e Flores, Serviços Agrícolas, Horticultura, Cultivo de Milho.
Aprendem tacitamente a profissão no próprio local de trabalho, com os produtores familiares que mantêm e repassam competências especializadas na área entre várias gerações de uma mesma família. O acesso à aprendizagem independe do nível de escolaridade.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Biologia | Botânica e biologia das plantas | 3 | 3 | 3 |
| Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 3 | |
| Ciências exatas e informática | Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 3 | 3 |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 2 | 3 | 3 |
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 4 | 4 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Tecnologias estratégicas | Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - cultivares diferenciadas, multicoloridas, fluorescentes, com formatos e cores esteticamente atraentes | 3 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Cooperativismo e associativismo | Associativismo | 2 | 3 | 3 |
| Cooperativismo | 2 | 3 | 3 | ||
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 4 | |
| Saúde ambiental | 3 | 3 | 4 | ||
| Saúde ocupacional | 3 | 3 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 4 | ||
| Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Automação em agropecuária e florestal | Automação em agricultura | 3 | 3 | 4 |
| Instalações e equipamentos | Construções rurais | 2 | 3 | 3 | |
| Manutenção de equipamentos | 2 | 2 | 3 | ||
| Manutenção de instalações | 2 | 2 | 3 | ||
| Máquinas e implementos agrícolas | 2 | 3 | 3 | ||
| Operação de máquinas e equipamentos agrícolas | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - estruturas e materiais tecnológicos para cultivo protegido | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - instrumentos de trabalho para cultivo convencional | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - máquinas e instrumentos mecanizados para cultivo de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - técnicas e sistemas otimizados de captação e uso da água | 4 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - tipos de estufas para cultivo protegido | 4 | 4 | 4 | ||
| Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Normas regulamentadoras na área agrícola | 3 | 3 | 4 | |
| Planejamento e organização da agropecuária, florestal e de aquicultura | Agricultura familiar | 2 | 3 | 3 | |
| Processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura | Processamento de produtos agrícolas | 3 | 3 | 3 | |
| Processo de produção agrícola | Agricultura orgânica | 2 | 3 | 3 | |
| Fitossanidade e proteção de plantas | 3 | 4 | 4 | ||
| Hidroponia | 3 | 3 | 3 | ||
| Nutrição vegetal, adubos e corretivos | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - controle edafoclimático e fitossanitário em sistemas de cultivo de flores e folhagens de corte | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - manejo de substratos, sementes, mudas, bulbos, rizomas e estacas de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - procedimentos de coleta de amostras de sementes e de solo | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - técnicas de plantio, transplantio e propagação de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - técnicas de poda, desbrota e colheita de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - técnicas de pós-colheita de plantas flores e folhagens de corte: aplicação de soluções para hidratação e conservação de envólucros protetores | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - tipos, características e formas de cultivo de espécies variadas de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 5 | ||
| Processos para embalagem e armazenagem de produtos | Casa de embalagem (packing house) | 2 | 3 | 3 | |
| Processos de armazenagem de produtos | 3 | 3 | 3 | ||
| Processos de embalagem de produtos | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de processos para embalagem e armazenagem de produtos - beneficiamento inicial de flores e folhagens de corte | 4 | 4 | 4 | ||
| Tecnologia em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Tecnologia agrícola | 2 | 3 | 3 | |
| Uso de solo e água | Drenagem | 2 | 2 | 2 | |
| Uso sustentável da água | 3 | 3 | 3 | ||
| Uso sustentável do solo | 3 | 3 | 3 | ||
| Viveiricultura | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de uso de solo e água - irrigação e fertirrigação convencionais, semi-automatizadas e automatizadas no cultivo de flores e folhagens de corte | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de uso de solo e água - tipos e sistemas de cultivo de flores e folhagens de corte: a céu aberto e em ambientes protegidos | 4 | 4 | 5 | ||
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança | 3 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 2 | 2 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 2 | 2 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Expressão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 4 | 4 |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 3 | 3 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 3 | 3 |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 3 | 3 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 3 | 3 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Sensibilidade ao brilho | 2 | 2 | |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 3 | 3 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - orientação espacial | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 3 |
Trabalham tanto na condição de assalariado como por conta própria, geralmente em produção familiar. São homens e mulheres das mais variadas faixas etárias, incluindo várias gerações de uma mesma família, que se dedicam ao plantio de flores e plantas ornamentais. Na divisão de trabalho, freqüentemente as mulheres se dedicam mais à colheita das flores, que exige habilidade manual e delicadeza. Trabalham em equipe e, em algumas atividades, em posições desconfortáveis por longos períodos, sujeitos a materiais tóxicos, ao sol, e à poeira.
O Trabalhador no cultivo de flores e folhagens de corte (CBO 6224-05) pertence à família dos Trabalhadores agrícolas no cultivo de flores e plantas ornamentais, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .
O código é CBO 6224-05 (ou CBO 622405 sem o hífen), dentro da família 6224 (Trabalhadores agrícolas no cultivo de flores e plantas ornamentais), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).
Cultiva flores e folhagens de corte, executando a preparação do solo, o plantio, o manejo, a colheita, a pós-colheita e o beneficiamento inicial para comercialização da produção. Atua em cultivo a céu aberto, cultivo sob telado e cultivo em estufas convencionais, semiautomatizadas ou automatizadas. Opera máquinas e equipamentos convencionais, bem como sistemas produtivos automatizados. Constrói e…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Cultivo de Flores, Floriculturas, Atacado de Sementes e Flores, Serviços Agrícolas.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.