Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) · CBO 6430-05

Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) · CBO 6430-05

CBO 643005 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) (CBO 6430-05) realiza operação de sistemas de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento), fazendo o umedecimento do local do solo onde ficam as raízes das plantas – com água aplicada de forma controlada e uniforme, em pequena intensidade e com alta frequência – e executando a fertirrigação localizada dos cultivos. Prepara-se para instalação do sistema, lendo e interpretando projeto de irrigação. Efetua a instalação do sistema de irrigação localizada, implantando sistema de captação ou bombeamento, medidor de vazão, cabeçal de controle, medidores de pressão, válvulas e registros, tubulações, e emissores. Verifica funcionamento dos equipamentos e faz reparos no sistema de irrigação localizada. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Como é a rotina do CBO 6430-05

CBO 643005

Prepara-se para instalação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento), lendo e interpretando projeto, que apresenta a escolha e o dimensionamento do sistema a ser implantado, a relação custo-benefício do sistema escolhido, e as condições locais - tais como análise de água e de solo, condições edafoclimáticas e necessidades dos cultivos - onde ocorrerá a implantação do sistema. Examina a relação dos materiais a serem utilizados no sistema, especificados no projeto.

Realiza a implantação do sistema de irrigação localizada. Instala sistema de captação ou bombeamento, responsável pela sucção e pelo recalque da água utilizada na irrigação, medidor de vazão, para monitorar a vazão de água de todo o sistema, cabeçal de controle - composto por válvula de retenção, manômetros, filtros (disco, tela e/ou areia), injetores de produtos, tanque de mistura e registros -, para processo de filtragem da água e injeção de produtos no sistema (fertirrigação), tubulações da linha de recalque e de distribuição, medidor de pressão (manômetro), para manutenção e aferição de todo sistema de irrigação, válvulas e registros, para controlar o fluxo e a distribuição de água em vários pontos do sistema.

No sistema de irrigação por gotejamento, instala tubos gotejadores - perfurados com orifícios de diâmetros reduzidos - ou pequenas estruturas denominadas gotejadores, conectadas em tubulações flexíveis. No sistema de irrigação por microaspersão, instala pequenos aspersores, conectados à tubulação por meio de um microtubo.

Aciona e opera os sistemas de irrigação localizada por gotejamento e por microaspersão. Controla a irrigação dos cultivos, em pontos localizados, conforme normas, horários e procedimentos preestabelecidos. Mede umidade de solo e nível de evaporação da água. Aplica substâncias de adubação e de fertilizantes, dosando e diluindo quantidades dos produtos químicos ou biológicos na água e regulando aplicadores.

Controla nível de chuvas, intensidade de ventos, aumento e diminuição bruscas de temperatura e demais eventos meteorológicos, informando aos supervisores sobre as ocorrências para receber instruções sobre continuidade de funcionamento ou desligamento de microaspersores e gotejadores.

No sistema de irrigação localizada por gotejamento, monitora a aplicação de água na superfície do solo. Verifica o funcionamento dos gotejadores instalados junto às plantas, conferindo a aplicação da lâmina de água necessária à cultura e examinando o umedecimento do solo na zona das raízes.

Quando necessário, pode direcionar mais de um gotejador para cada planta. Pode monitorar sistema de irrigação localizada por gotejamento subsuperficial, em que a rede é enterrada, para alcançar maior economia de água, evitando perda ocasionada por evaporação da água na superfície do solo.

No sistema de irrigação localizada por microaspersão, normalmente monitora a irrigação de culturas com espaçamento mais largo. Observa as condições do vento na hora de irrigar, para que não ocorra problema na uniformidade da aplicação de água.

Examina os problemas de funcionamento encontrados – tais como emissores entupidos e mangueiras rasgadas e deterioradas – para realizar limpeza, desentupimento e troca de componentes dos sistemas. Faz a limpeza química das tubulações. Executa soldagem de tubulações, para corrigir defeitos e manter as condições operacionais das instalações. Limpa, lubrifica e faz reparos em equipamentos. Pode solicitar apoio de serviços de manutenção corretiva para solucionar os problemas mais complexos.

Realiza limpeza e higienização de reservatórios de água. Controla a qualidade da água de irrigação.

Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plenas condições de funcionamento.

Faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes. Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6430-05 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 6430-05

Os principais empregadores concentram-se em: Cultivo de Uva, Cultivo de Café, Usinas de Álcool, Cultivo de Manga, Revendedoras de Máquinas Agrícolas, Cultivo de Hortaliças.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de até a quarta série do ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de menos de um ano, no local de trabalho.

Saberes que sustentam o CBO 6430-05

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Biologia Outros conhecimentos de biologia - bioinseticidas, bioerbicidas e biofertilizantes 3 3 3
Outros conhecimentos de biologia - características morfofisiológicas das principais culturas e suas necessidades de irrigação 3 3 3
Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Ciências exatas e informática Ciências da terra e do ambiente Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - noções de meteorologia para sistemas de irrigação 2 2 2
Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 3 2 3
Física Eletricidade 2 2 2
Mecânica 2 2 2
Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 2 2
Outros conhecimentos de matemática e estatística - cálculo de produtos e insumos de irrigação, adubação e fertirrigação 4 3 4
Química Outros conhecimentos de química - produtos químicos aplicados na adubação e na fertirrigação 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 2 2 2
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 3 3
Português instrumental 3 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 41 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Logística Outros conhecimentos de logística - logística da produção e transporte de componentes, instrumentos, materiais e insumos de irrigação 3 3 3
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - controle de qualidade em irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 3
Saúde e segurança Primeiros socorros 3 3 4
Saúde ambiental 3 3 3
Saúde ocupacional 3 3 4
Segurança no trabalho 3 3 4
Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Automação em agropecuária e florestal Automação em agricultura 2 2 2
Instalações e equipamentos Mecanização agrícola 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - adaptações em sistemas de irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - características de sistemas de irrigação: semimecanizados, automatizados, fixos, móveis ou semimóveis 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - instalação de sistemas de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) 4 3 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - manutenção de máquinas e componentes de irrigação: abastecimento, lubrificação, desentupimentos, consertos de vazamentos, substituição de componentes 4 4 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - máquinas e componentes de sistemas de irrigação localizada: bombas, motores, rotores, motobombas, mangotes, mangueiras, válvulas, registros, manômetros, canos, tubulações, microaspersores, sprays, tubos gotejadores, filtros, rolamentos, engrenagens e pivôs de irrigação 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - sistemas de sinalização e iluminação de áreas de cultivo 2 2 2
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - sistemas e componentes de irrigação localizada por microaspersão e gotejamento: mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e elétricos 4 4 3
Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Outros conhecimentos de normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (especificar....) - normas da irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 3
Processo de produção agrícola Fitossanidade e proteção de plantas 3 3 4
Manejo agrícola 2 3 3
Nutrição vegetal, adubos e corretivos 4 4 4
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - características e métodos de irrigação e adubação das principais culturas: frutas, flores, olerícolas e outras 4 4 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - identificação de doenças dos cultivos: podridões, manchas e outras 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - identificação de plantas daninhas e pragas dos cultivos – fungos, insetos e outras 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - intercalação de culturas e pastejo agropecuário 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - manejo de adubos, fertilizantes e defensivos nas culturas irrigadas 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - preparo do solo e da área para instalação de sistemas de irrigação 4 4 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - sistemas de fileiras, campos, quadras, ruas e estradas em agricultura 3 3 3
Processo de produção em pecuária Pastagem e forragicultura 2 2 2
Uso de solo e água Drenagem 3 3 2
Irrigação 3 4 4
Uso sustentável da água 3 3 3
Uso sustentável do solo 3 3 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - acionamento, operação e controle de sistemas de irrigação localizada: microaspersão e gotejamento 4 4 4
Outros conhecimentos de uso de solo e água - procedimentos e técnicas de irrigação, adubação e fertirrigação por microaspersão e gotejamento 4 4 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas de irrigação integrados à agropecuária 2 2 2
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas de microaspersão subterrânea - gotejamento subterrâneo, mesas de subirrigação e levantamento do lençol freático 2 2 2
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas e procedimentos de irrigação em safra e entressafra 3 3 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - testes de umidade, densidade e morfologia do solo para sistemas de irrigação 3 3 3
Processos de produção industrial Metalmecânica - mecânica Elementos de máquinas 2 2 2
Hidráulica 2 3 3
Pneumática 2 2 2
Metalmecânica - metalurgia Soldagem 2 2 2

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 3
Expressão escrita 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 3 3
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 2 2
Trabalho com números Transcrição de dados 2 2
Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 22 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força dinâmica 3 3
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Taxa de controle 3 3
Tempo de reação (ou de resposta) 3 3
Resposta de orientação 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 3 3
Visão noturna 2 2
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 3 3
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 2 2
Troca de informações 2 2
Cooperação 3 3
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 2 2
Análise de riscos 2 2

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura. Atuam em equipe, sob supervisão. As atividades são realizadas a céu aberto, em rodízio de turno, expostos à luz solar, exceto o trabalhador na operação de sistemas convencionais de irrigação por aspersão, que trabalha somente durante o dia.

Verbos do dia a dia do CBO 643005

O que se faz na prática
Soldar cano
Verificar nível de óleo de motor
Apertar gaxeta
Abastecer motores de irrigação com combustível
Limpar filtros e válvulas
Trocar óleo - motor e redutor de pivô
Acrescentar aspersores em plantações
Remendar tubo
Lubrificar rolamentos
Lavar equipamentos de ferti-irrigação
Coletar amostra de solo para análise
Tomar decisões em situações de emergência

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) (CBO 6430-05) pertence à família dos Trabalhadores da irrigação e drenagem, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .

6 Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
64 Trabalhadores da mecanização agropecuária e florestal
643 Trabalhadores da irrigação e drenagem
6430 Trabalhadores da irrigação e drenagem
643005 Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)

Profissões irmãs na família CBO 6430

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)

CBO 643005

Qual é o CBO do Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)?

O código é CBO 6430-05 (ou CBO 643005 sem o hífen), dentro da família 6430 (Trabalhadores da irrigação e drenagem), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).

O que faz um Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)?

Realiza operação de sistemas de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento), fazendo o umedecimento do local do solo onde ficam as raízes das plantas – com água aplicada de forma controlada e uniforme, em pequena intensidade e com alta frequência – e executando a fertirrigação localizada dos cultivos. Prepara-se para instalação do sistema, lendo e interpretando projeto de irrigação. Efetua…

Que formação é necessária para o CBO 6430-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Cultivo de Uva, Cultivo de Café, Usinas de Álcool, Cultivo de Manga.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 6430-05

Mesmo subgrupo · CBO 643