Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central) · CBO 6430-10

Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central) · CBO 6430-10

CBO 643010 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central) (CBO 6430-10) realiza operação de sistema de irrigação via pivô central, constituído por uma linha lateral móvel de aspersão que irriga uma área circular em torno de um ponto fixo. Prepara-se para instalação do sistema, lendo e interpretando projeto de irrigação. Efetua a instalação do sistema de irrigação via pivô central. Pode instalar sistema de irrigação via pivô linear, que se desloca em sentido longitudinal em área retangular. Pode instalar o pivô central em base rebocável, para irrigar várias áreas – círculos – com o mesmo equipamento. Realiza revisão do sistema antes do início de cada safra, verifica funcionamento dos equipamentos e faz reparos no sistema de irrigação. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Como é a rotina do CBO 6430-10

CBO 643010

Prepara-se para instalação de sistema de irrigação via pivô central, lendo e interpretando projeto, que apresenta a escolha e o dimensionamento do sistema a ser implantado, a relação custo-benefício do sistema escolhido, e as condições locais - tais como características topográficas, clima, volume de água disponível, fonte hídrica, análise de água e de solo, sistema de energia disponível, e necessidades dos cultivos - onde ocorrerá a implantação do sistema. Examina a relação dos materiais a serem utilizados no sistema, especificados no projeto.

Realiza a implantação do sistema de irrigação via pivô central, constituído por uma linha lateral móvel, com vários aspersores, que irriga uma área circular em torno de um ponto fixo (centro do pivô). Instala torres – que sustentam a lateral acima da superfície do solo - dotadas de rodas com sistema de propulsão própria por motorredutor, com motores elétricos e redutores de roda. Monta, no espaço entre as torres, a tubulação com as mangueiras de saída para os aspersores. Implanta emissores do tipo fixo, rotativo ou LEPA-Aplicação precisa de água com baixo consumo de energia (Low Energy Precision Application). Faz o suprimento de água, para o centro do pivô, por meio de uma adutora enterrada. Implanta sistema de bombeamento de água.

Pode instalar sistema de irrigação via pivô linear, variação do pivô central, que apresenta a mesma estrutura de sustentação com torres e o mesmo mecanismo de deslocamento, mas que se desloca em sentido longitudinal em uma área retangular.

Pode instalar o pivô central em base rebocável, em que a torre central é montada sobre duas ou quatro rodas articuladas, para irrigar várias áreas – círculos – com o mesmo equipamento.

Instala, no centro do pivô, o painel de controle para a operação da máquina, que expõe dados da pressão de operação, da velocidade de deslocamento, da voltagem, da direção do giro e da lâmina de irrigação aplicada.

Aciona e opera o sistema de irrigação, controlando o processo de aspersão, a velocidade e a vazão de água. Faz o ajuste do volume de água que se deseja aplicar no cultivo – de cana-de-açúcar, soja, milho ou outro - com aquele que realmente está sendo aplicado pelo equipamento em funcionamento. Faz a regulagem da altura do emissor em relação ao solo, conforme o cultivo.

Analisa a uniformidade de distribuição da água. Mede umidade de solo e nível de evaporação da água.

Pode fazer a aplicação de produtos químicos ou biológicos – tais como adubos, fertilizantes, redutores de crescimento, entre outros – em áreas de cultivo, dosando e diluindo quantidades das substâncias na água e regulando aplicadores.

Controla nível de chuvas, intensidade de ventos e demais eventos meteorológicos, informando aos supervisores sobre as ocorrências para receber instruções sobre continuidade de funcionamento ou desligamento de sistema de irrigação.

Realiza revisão do sistema de irrigação antes do início de cada safra, com o reaperto de parafusos das rodas e a verificação da parte elétrica, do conjunto de tração e dos aspersores.

Examina os problemas de funcionamento de equipamentos de irrigação, para encontrar possíveis soluções. Executa soldagem de tubulações, para corrigir defeitos e manter as condições operacionais das instalações. Faz troca de componentes do sistema. Efetua lubrificação do pivoflex. Realiza limpeza e desentupimento de aspersores. Limpa, lubrifica e faz reparos em equipamentos. Pode solicitar apoio de serviços de manutenção corretiva para solucionar os problemas mais complexos.

Mantém ferramentas e instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de funcionamento.

Faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes. Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6430-10 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 6430-10

Os principais empregadores concentram-se em: Cultivo de Soja, Manutenção de Máquinas (Uso Geral), Pecuária de Corte, Cultivo de Café, Cultivo de Cereais, Horticultura.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de até a quarta série do ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de menos de um ano, no local de trabalho.

Saberes que sustentam o CBO 6430-10

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 16 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Biologia Outros conhecimentos de biologia - bioinseticidas, bioerbicidas e biofertilizantes 3 3 3
Outros conhecimentos de biologia - características morfofisiológicas das principais culturas e suas necessidades de irrigação 3 3 3
Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Ciências exatas e informática Ciências da terra e do ambiente Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - noções de meteorologia para sistemas de irrigação 2 2 2
Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 3 2 3
Física Eletricidade 2 2 2
Mecânica 2 2 2
Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 2 2
Outros conhecimentos de matemática e estatística - cálculo de produtos e insumos de irrigação, adubação e fertirrigação 4 3 3
Química Outros conhecimentos de química - produtos químicos aplicados na adubação e na fertirrigação 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 2 2 2
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 3 3
Português instrumental 3 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 42 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Logística Outros conhecimentos de logística - logística da produção e transporte de componentes, instrumentos, materiais e insumos de irrigação 3 3 3
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - controle de qualidade em irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 2
Saúde e segurança Primeiros socorros 3 3 4
Saúde ambiental 3 3 3
Saúde ocupacional 3 3 4
Segurança no trabalho 3 3 4
Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Automação em agropecuária e florestal Automação em agricultura 2 2 2
Instalações e equipamentos Mecanização agrícola 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - adaptações em sistemas de irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - características de sistemas de irrigação: semimecanizados, automatizados, fixos, móveis ou semimóveis 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - instalação de sistemas de irrigação via pivô central 4 3 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - manutenção de máquinas e componentes de irrigação: abastecimento, lubrificação, desentupimentos, consertos de vazamentos, substituição de componentes 4 4 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - máquinas e componentes de sistemas de irrigação por aspersão – pivô central – torre ou pivô, bombas, motores, rotores, motobombas, mangotes, válvulas, registros, manômetros, canos, tubulações, aspersores, filtros, rolamentos, engrenagens 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - sistemas de sinalização e iluminação de áreas de cultivo 2 2 2
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - sistemas e componentes de irrigação por aspersão – pivô central: mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e elétricos 4 4 3
Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Outros conhecimentos de normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (especificar....) - normas da irrigação, adubação e fertirrigação 3 3 3
Processo de produção agrícola Fitossanidade e proteção de plantas 3 3 3
Manejo agrícola 2 3 3
Nutrição vegetal, adubos e corretivos 4 4 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - características e métodos de irrigação e adubação das principais culturas: grãos, frutas, olerícolas e outras 4 4 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - identificação de doenças dos cultivos: podridões, manchas e outras 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - identificação de plantas daninhas e pragas dos cultivos – fungos, insetos e outras 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - intercalação de culturas e pastejo agropecuário 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - manejo de adubos, fertilizantes e defensivos nas culturas irrigadas 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - preparo do solo e da área para instalação de sistemas de irrigação 4 4 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - sistemas de fileiras, campos, quadras, ruas e estradas em agricultura 3 3 3
Processo de produção em pecuária Pastagem e forragicultura 2 2 2
Uso de solo e água Drenagem 3 3 2
Irrigação 4 4 3
Uso sustentável da água 3 3 3
Uso sustentável do solo 3 3 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - acionamento, operação e controle de sistemas de aspersão – pivô central 4 4 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - procedimentos e técnicas de irrigação, adubação e fertirrigação por aspersão – pivô central 4 4 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas de aspersão – pivô central – ligados a estação de bombeamento de rios, poços, barragens e reservatórios 2 2 2
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas de captação de água de chuvas para aplicação em irrigação de lavouras 2 2 2
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas de irrigação integrados à agropecuária 2 2 2
Outros conhecimentos de uso de solo e água - sistemas e procedimentos de irrigação em safra e entressafra 3 3 3
Outros conhecimentos de uso de solo e água - testes de umidade, densidade e morfologia do solo para sistemas de irrigação 3 4 3
Processos de produção industrial Metalmecânica - mecânica Elementos de máquinas 2 2 2
Hidráulica 2 3 3
Pneumática 2 2 2
Metalmecânica - metalurgia Soldagem 2 2 2

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 3
Expressão escrita 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 3 3
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 2 2
Trabalho com números Transcrição de dados 2 2
Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 22 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força dinâmica 3 3
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Taxa de controle 3 3
Tempo de reação (ou de resposta) 3 3
Resposta de orientação 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 3 3
Visão noturna 2 2
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 3 3
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 2 2
Troca de informações 2 2
Cooperação 3 3
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 2 2
Análise de riscos 2 2

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura. Atuam em equipe, sob supervisão. As atividades são realizadas a céu aberto, em rodízio de turno, expostos à luz solar, exceto o trabalhador na operação de sistemas convencionais de irrigação por aspersão, que trabalha somente durante o dia.

Verbos do dia a dia do CBO 643010

O que se faz na prática
Verificar nível de óleo de motor
Dar prova de resistência física
Lavar equipamentos de ferti-irrigação
Abrir e fechar comportas de irrigação
Trocar redutor e castanhas de pivô central
Coletar amostra de solo para análise
Verificar vazamentos
Selecionar produtos de adubação
Coletar amostra de folhas para análise
Controlar velocidade de pivô
Desentupir aspersor
Limpar rotor de bomba

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central) (CBO 6430-10) pertence à família dos Trabalhadores da irrigação e drenagem, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .

6 Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
64 Trabalhadores da mecanização agropecuária e florestal
643 Trabalhadores da irrigação e drenagem
6430 Trabalhadores da irrigação e drenagem
643010 Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central)

Profissões irmãs na família CBO 6430

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central)

CBO 643010

Qual é o CBO do Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central)?

O código é CBO 6430-10 (ou CBO 643010 sem o hífen), dentro da família 6430 (Trabalhadores da irrigação e drenagem), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).

O que faz um Trabalhador na operação de sistema de irrigação por aspersão (pivô central)?

Realiza operação de sistema de irrigação via pivô central, constituído por uma linha lateral móvel de aspersão que irriga uma área circular em torno de um ponto fixo. Prepara-se para instalação do sistema, lendo e interpretando projeto de irrigação. Efetua a instalação do sistema de irrigação via pivô central. Pode instalar sistema de irrigação via pivô linear, que se desloca em sentido longitudin…

Que formação é necessária para o CBO 6430-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Cultivo de Soja, Manutenção de Máquinas (Uso Geral), Pecuária de Corte, Cultivo de Café.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 6430-10

Mesmo subgrupo · CBO 643