Trabalhador na cultura do girassol · CBO 6227-35

Trabalhador na cultura do girassol · CBO 6227-35

CBO 622735 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Cultiva girassol, realizando plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e beneficiamento inicial, para comercialização. opera instrumentos, equipamentos e veículos semimecanizados, mecanizados e automatizados.

O ofício do Trabalhador na cultura do girassol em uma frase CBO 622735

Síntese

O Trabalhador na cultura do girassol (CBO 6227-35) cultiva girassol, realizando plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e beneficiamento inicial, para comercialização. Opera instrumentos, equipamentos e veículos semimecanizados, mecanizados e automatizados. Realiza manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos agrícolas. Constrói pequenas estruturas agrícolas. Pode trabalhar com produção orgânica, em agricultura familiar e em agronegócio de alta produção. Pode trabalhar em sistemas de plantio direto (SPD), de produção integrada e de rotação de culturas. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 6227-35 se traduz na rotina

Seleciona ou auxilia na escolha da área para plantio de girassóis. Pode auxiliar na definição do período de cultivo, que geralmente ocorre na entressafra, como procedimento de rotação de cultura. Mede o espaço para plantio.

Coleta amostras do solo, para exames e análises laboratoriais. Executa correções químicas e biológicas, quando necessárias.

Prepara o solo, nivelando, arando e gradeando. Forma covas, sulcos e canteiros.

Produz sementes tradicionais e pode auxiliar na produção de sementes híbridas para plantio. Coleta amostras de sementes para exames e análises laboratoriais. Classifica e seleciona as sementes.

Faz regulagem fina no implemento de semeadura, devido ao tamanho pequeno da semente. Semeia com veículo e implemento semimecanizado, mecanizado ou automatizado.

Realiza tratos culturais em plantações de girassóis, em todas as fases da produção. Irriga, aduba e nutre o solo e as plantas do girassol, conforme as características edafoclimáticas, o relevo e as características da produção.

Monitora o desenvolvimento da plantação com inspeção no campo em pequenas e médias propriedades e com o uso de imagens de satélite e de drones em plantações extensivas.

Controla e combate o aparecimento de doenças no cultivo - tais como ferrugem, podridões, míldio e manchas -, além de plantas e animais-insetos invasores, como lagarta-do-girassol, besouros e percevejos. Executa manejo integrado de pragas e doenças. Prepara e aplica defensivos agrícolas. Posiciona iscas para controle de insetos.

Monitora o ponto de maturação para organizar a colheita, levando em consideração a cor da planta - coloração castanha – e o teor de umidade dos grãos.

Realiza a colheita do girassol, fazendo a regulagem e operando a colhedora. Ao colher, extrai as sementes de girassol de forma automatizada, deixando a palhada no solo.

Limpa a colheita, com o auxílio de máquinas de beneficiamento. Controla a umidade dos grãos em secadores.

Classifica, pesa, acondiciona a granel ou ensaca a produção para armazenagem. Transporta a produção, fazendo o carregamento de veículos para expedição às indústrias para extração de óleo comestível, produção de farelo e silagem para alimentação animal, produção de biodiesel, ou para outros usos. Pode, também, comercializar grãos para alimentação de pássaros.

Pode, eventualmente, realizar a prensagem para obtenção do óleo.

Pode trabalhar no melhoramento genético das sementes.

Opera máquinas e equipamentos próprios da mecanização agrícola, tais como tratores, plantadoras-semeadoras, colhedoras, máquinas de corte e secadores.

Organiza e faz manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos agrícolas. Lubrifica máquinas e veículos.

Constrói pequenas estruturas agrícolas, como coberturas e barreiras para a plantação.

Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de beneficiamento e de armazenagem.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer escolaridade até quarta série do ensino fundamental. A qualificação para essas ocupações é obtida tacitamente no exercício do trabalho. O desempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 6227-35

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 8 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasBiologiaBotânica e biologia das plantas233
Ecologia e gestão ambientalMeio ambiente333
Ciências exatas e informáticaTecnologia da informação e comunicaçãoInformática222
Internet233
Ciências sociais aplicadasDireitoNormas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho233
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita233
Português instrumental233
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversalTecnologias estratégicasOutros conhecimentos de tecnologias estratégicas - noções de biotecnologia233
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 45 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosCooperativismo e associativismoAssociativismo233
Cooperativismo233
Saúde e segurançaErgonomia222
Saúde ambiental333
Saúde ocupacional333
Segurança no trabalho333
Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquiculturaAutomação em agropecuária e florestalAutomação em agricultura233
Outros conhecimentos de automação em agropecuária e florestal - agricultura de precisão122
Instalações e equipamentosConstruções rurais233
Manutenção de equipamentos233
Manutenção de instalações233
Máquinas e implementos agrícolas233
Mecanização agrícola233
Operação de máquinas e equipamentos agrícolas344
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - máquinas de preparo do solo, plantadoras/ semeadoras, colhedoras, debulhadoras, secadoras, prensadoras444
Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquiculturaNormas regulamentadoras na área agrícola233
Planejamento e organização da agropecuária, florestal e de aquiculturaAgricultura familiar333
Georreferenciamento rural122
Sistemas de integração da produção233
Sistemas de parceria da produção233
Processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquiculturaProcessamento de produtos agrícolas333
Processo de produção agrícolaAgricultura orgânica333
Fitossanidade e proteção de plantas344
Manejo agrícola444
Nutrição vegetal, adubos e corretivos344
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - colheita e pós-colheita do girassol: convencional (manual), semimecanizada e mecanizada444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - cuidados na semeadura e na colheita do girassol444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - doenças e pragas do girassol: tipos, tratamento, defensivos444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - girassol: características da produção e consorciamento de culturas444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - girassol: principais variedades e cultivares, - portes, pequeno ou anão, médio e gigante444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - procedimentos de coleta de amostras de solo e de sementes433
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - processamento e beneficiamento do girassol para comercialização: limpeza, debulha, secagem, prensagem, pesagem, acondicionamento444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - seleção, produção e tratamento de sementes de girassol444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - sistemas de cultivo de girassol, semimecanizado, mecanizado ou automatizado444
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - usos da semente de girassol333
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - utilização de drone para monitoramento de grandes plantações de girassol333
Processos para embalagem e armazenagem de produtosProcessos de armazenagem de produtos344
Processos de embalagem de produtos344
Tecnologia em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquiculturaTecnologia agrícola233
Tendências e inovação em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquiculturaTendências da produção agrícola233
Uso de solo e águaDrenagem233
Irrigação333
Uso sustentável da água333
Uso sustentável do solo333
Serviços da saúde e bem-estarBiossegurançaOutros conhecimentos de biossegurança - biossegurança233

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Expressão oral33
Compreensão escrita33
Expressão escrita33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções33
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Trabalho com númerosCompreensão numérica33
Expressão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 21 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Flexibilidade dinâmica33
Força de tronco33
Força dinâmica33
Vigor (estamina)44
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Destreza dos dedos (ou digital)22
Destreza manual33
Coordenação multimembros33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva22
Localização de som22
Reconhecimento de fala22
Clareza de fala22
Sensibilidade ao brilho22
Percepção de profundidade33
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Visão noturna22
Visão periférica22
Discriminação de cor visual33
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - orientação espacial22
Habilidades práticas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe33
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...33
Troca de informações33
Fornecimento de informações33
Cooperação33
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras33
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas22
Habilidades organizacionaisAnálise de riscos22

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
TipoPosturaPeso
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, com alguma orientação3
Trabalho sob supervisão diretaTrabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham na atividade agrícola, organizados em grupos de trabalhadores, sob supervisão ocasional, em ambiente a céu aberto, durante o dia e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Verbos do dia a dia do CBO 622735

O que se faz na prática
Manifestar agilidade motora
Monitorar desenvolvimento da cultura
Pulverizar lavoura
Coletar amostras de solo
Operar trator agrícola
Manifestar iniciativa
Nivelar solo
Misturar defensivos agrícolas
Capinar área de plantio
Gradear solo
Subsolar área de plantio
Demonstrar resistência física

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Trabalhador na cultura do girassol (CBO 6227-35) pertence à família dos Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .

6 Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
62 Trabalhadores na exploração agropecuária
622 Trabalhadores agrícolas
6227 Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas
622735 Trabalhador na cultura do girassol

Profissões irmãs na família CBO 6227

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Trabalhador na cultura do girassol

CBO 622735

Qual é o CBO do Trabalhador na cultura do girassol?

O código é CBO 6227-35 (ou CBO 622735 sem o hífen), dentro da família 6227 (Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).

O que faz um Trabalhador na cultura do girassol?

Cultiva girassol, realizando plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e beneficiamento inicial, para comercialização. Opera instrumentos, equipamentos e veículos semimecanizados, mecanizados e automatizados. Realiza manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos agrícolas. Constrói pequenas estruturas agrícolas. Pode trabalhar com produção orgânica, em agricultura fa…

Que formação é necessária para o CBO 6227-35?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Cargos próximos ao CBO 6227-35

Mesmo subgrupo · CBO 622